Gestão imobiliária: como deve ser um sistema de imobiliária eficaz?

 

Para que imobiliárias e incorporadoras consigam assegurar seu espaço no mercado imobiliário, assim como na preferência dos consumidores, é essencial que a empresa invista e tenha uma gestão imobiliária eficiente. Com a alta concorrência e os consumidores que, apesar do baixo poder de compra, têm como uma das prioridades investir em imóveis, o cenário desse mercado é de disputa contínua por atenção e pela preferência do consumidor.

Manter uma imobiliária funcionando corretamente pode ser uma tarefa difícil. As instabilidades do mercado atual e o aumento da concorrência exigem que as empresas busquem por um diferencial para se manterem à frente e conquistar mais clientes. Investir em uma boa gestão imobiliária pode ser a saída para se livrar das dificuldades.

Conforme a empresa desse segmento cresce e o número de clientes vai aumentando gradativamente, a mesma se vê obrigada a investir em ações estratégicas para otimizar a gestão imobiliária. Mas você sabe do que se trata esse tipo de gestão? Quer saber mais sobre o assunto e entender como ele funciona?

A Nova Época fez esse post para explicar o que de fato é a gestão imobiliária, como executá-la de maneira correta, pelos aspectos financeiro, patrimonial e de pessoas, de forma a ajudar sua empresa e quais as vantagens de investir e adotar esse tipo de gestão. Não se esqueça de conferir nosso site e em caso de dúvidas sobre qualquer questão desse mercado fale com um dos nossos associados!

O que é gestão imobiliária?

Com a concorrência aumentando, alguns fatores podem ser responsáveis por definir se determinada empresa irá se destacar das demais do mercado ou não. Um dos principais fatores é o planejamento, ou seja, como a empresa organiza seu funcionamento, o atendimento ao cliente e o controle de despesas e receitas.

Portanto, a gestão imobiliária trata de um conjunto de procedimentos preestabelecidos, que são ferramentas, boas práticas e técnicas consagradas, que visam o crescimento permanente e sustentável de uma imobiliária ou incorporadora, possibilitando que seu negócio chame a atenção de novos interessados e mantenha bons clientes. Para alcançar esse objetivo, estratégias de manutenção da saúde financeira e organização dos processos devem ser tomadas.

A gestão imobiliária se difere da administração imposta a outras áreas da economia, visto que este setor é mais sensível às pequenas mudanças que ocorrem no cenário macroeconômico. Usar essa técnica é uma maneira inteligente de gerenciar os interesses, as informações, os processos, os relacionamentos e as oportunidades no mercado imobiliário.

O objetivo da gestão imobiliária é que, mesmo com os significativos impactos que os eventos econômicos possam causar, a gestão imobiliária eficiente seja capaz de minimizar qualquer consequência através de processos de gestão bem estruturados.

Quais as vantagens de adotar a gestão imobiliária?

1.Melhora no atendimento final

Atualmente, a qualidade da prestação de serviços já não é mais vista nem tratada como um diferencial. Com o acesso à internet cada vez mais acessível e a popularização das redes sociais, essa característica se tornou uma obrigação para todas as empresas.

Por conta disso, as empresas buscam cada vez mais novas formas de conquistar e manter seus clientes. Nesse caso, uma gestão imobiliária eficiente é capaz de identificar falhas no atendimento, ajudando a melhorar essa rotina e oferecendo serviço personalizado para seus clientes.

2. Aumento da cartela de serviços e produtos

Para conseguir identificar possíveis oportunidades no mercado que ainda não estão sendo exploradas pela sua empresa, ter uma gestão imobiliária eficiente é essencial. A identificação de novos nichos onde atuar no mercado e possibilidades de negócio mantém sua imobiliária na frente em relação aos seus concorrentes e isso é visto como um diferencial.

3. Grande redução de custos

Outra vantagem da gestão imobiliária eficaz é que ela ajuda a reconhecer falhas em processos da imobiliária. É através dela que é possível verificar quais os pontos de gestão que devem ser melhorados. Isso ajuda a reduzir consideravelmente os custos operacionais de um negócio, por exemplo, realizar agendamentos para visitas e imóveis com um processo de confirmação com o cliente pode minimizar deslocamentos desnecessários e poupar tempo do vendedor.

4. Aumento de lucros

Todas as vantagens citadas acima têm como consequência o mesmo ponto: o aumento de lucratividade da empresa. Recursos financeiros poupados com redução de custos e outras ações podem ser reinvestidos no negócio, gerando o crescimento e o desenvolvimento rápido da empresa de forma natural e simples. Isso facilita o planejamento em longo prazo e a manutenção financeira da empresa.

Como deve ser um sistema de gestão imobiliária eficaz?

1.Gestão inteligente

A primeira coisa que um sistema de gestão imobiliário eficaz precisa é melhorar a gestão do negócio cada dia mais, afinal, apenas desse modo tudo pode se manter organizado e otimizado da melhor forma. Isso inclui diversos aspectos da imobiliária, como a organização de arquivos, pastas e dados e uma gestão financeira inteligente.

Não manter um acompanhamento coerente das finanças da sua empresa pode tornar inviável manter a saúde do capital. Um sistema de imobiliária que se preze precisa apresentar uma gestão inteligente de dados e finanças, pois uma empresa que depende de planilhas para manter os dados atualizados e organizados pode acabar sendo deixada na mão, já que nem sempre as planilhas darão conta de tudo.

2. Sistemas de integração

As mídias sociais estão tomando cada vez mais espaço na vida das pessoas, porém nem todo empreendedor e corretor está conseguindo aproveitar essa oportunidade da melhor forma possível. Isso ocasiona a perda de alguns clientes que se encaixam bem na persona da empresa. Divulgar todos os imóveis que a empresa disponibiliza é uma das ferramentas que um sistema de imobiliária eficaz precisa disponibilizar para seus clientes.

O sistema de integração com as redes sociais e com os portais imobiliários ajuda a criar as melhores descrições e publicações sobre seus imóveis e, após isso, te ajuda a espalhar a informação em diversos portais ao mesmo tempo. Com isso, não é preciso perder tempo fazendo a descrição do mesmo imóvel para cada portal imobiliário e pode se concentrar em elaborar descrições melhores. O mesmo vale para as mídias sociais.

3. Processos automatizados

Com a correria do dia a dia, é importante ter acesso a um sistema que garanta a automatização de processos, afinal, o mercado imobiliário está envolvido com inúmeros processos burocráticos. Por isso, encontrar auxílio nesse quesito é essencial. Além de tomar muito tempo, um pequeno deslize na hora de elaborar o contrato pode ser o suficiente para gerar dores de cabeça posteriormente.

A automação na geração de contratos é muito interessante e pode poupar bastante tempo para a empresa. Além disso, ajuda também a promover uma segurança a mais na hora da construção de um novo contrato.

4. Site e blog imobiliários

Investir em um sistema que gera bons contratos em segundos e em uma gestão tecnológica não cale de nada se sua empresa não é vista pelas pessoas. A visibilidade virtual da sua empresa é muito importante, pois cada dia mais as pessoas estão mais familiarizadas com o universo digital, usando dele para buscar sobre os mais diversos assuntos.

Por essas razões é preciso investir em um sistema imobiliário que disponibilize para sua empresa o serviço de criação de blog e site. Com isso, sua empresa será capaz de atrair seu público alvo e sua persona e, consequentemente, ter mais chances de ganhar futuros clientes.

5. Organização de arquivos e documentos

O excesso de documentos pode tornar tudo mais burocrático e, consequentemente, um pouco mais confuso, pois, quando menos percebemos, um ou outro documento pode se perder em meio à tantos. Diante de toda desorganização, é recomendado que se adote um sistema de imobiliária que crie uma esquematização para toda estas informações.

Um sistema inteligente pode te ajudar a categorizar todos os seus documentos e arquivos de forma muito mais organizada e otimizada. Desse modo, a empresa não perderá tempo com procuras desnecessárias e tudo fluirá de forma mais leve e fácil, dando tempo aos profissionais para se concentrarem em outras responsabilidades.

6. Plataforma de CRM imobiliário

Muitos profissionais ainda pecam ao afunilar seus clientes. Eles acabam se esquecendo da importância de acompanhar todos os clientes da melhor forma e investem na geração e captação de leads. Com isso, eles deixam de vender para os que estão muito interessados em realizar a compra apenas por não prestar atenção na forma como atende esses clientes.

Por isso, um sistema de imobiliária de qualidade precisa suprir essa necessidade oferecendo um CRM imobiliário. É a partir do CRM imobiliário que o profissional tem a possibilidade de acompanhar seu cliente durante todo o processo de afunilamento de vendas. Além disso, também é a partir dele que é possível acompanhar o comportamento desses clientes e alinhar a linguagem da sua abordagem da melhor maneira.

Com essas dicas e agora entendendo melhor do assunto e suas vantagens, a Nova Época espera te ajudar a melhorar o desempenho da sua empresa. Não deixe de pesquisar mais sobre o assunto para se aprimorar cada vez mais.