Evite cair em golpes!

Atuamos exclusivamente no município do RJ

Financiamento para Construção em Terreno Próprio: Dicas de como fazê-lo e se Vale a Pena

19/05/2025min de leitura

Quem acompanha a Nova Época Imóveis aqui pelo blog já deve saber que o financiamento imobiliário é o caminho mais comum para quem deseja comprar um imóvel, seja para realizar o sonho da casa própria ou para investir e ganhar uma renda extra. O que poucas pessoas sabem é que, além de financiar um imóvel já pronto ou ainda na planta, também é possível financiar a construção de um imóvel e até mesmo a aquisição de um terreno para este fim. Porém, cuidado, pois o crédito imobiliário para construção possui algumas diferenças em relação à compra do imóvel pronto.

 

Esta modalidade de financiamento, além da vantagem em realizar a obra da maneira mais conveniente, também permite que investidores também obtenham ganhos financeiros. Ideal para quem sonha em construir a casa própria de acordo com os seus gastos e necessidades, quem já possui um terreno pode solicitar o financiamento somente da construção. No entanto, para isso, é preciso conhecer os detalhes e as exigências de tal crédito. Afinal, cada instituição financeira possui duas próprias exigências, mesmo que, no geral, todas solicitem os mesmos documentos e passem pelas etapas da análise de crédito antes da aprovação.

 

Você já ouviu falar ou sabe como financiar construção em terreno próprio? Ou até mesmo como adquirir um terreno financiado para construir? Então continue por aqui, pois a Nova Época preparou este conteúdo para explicar como funciona o financiamento imobiliário para construção e quando vale à pena optar por ele. Para mais dicas e informações sobre financiamento imobiliário, compra e venda de imóveis, mercado imobiliário e muito mais, não deixe de acompanhar nossa imobiliária aqui pelo blog e pelas nossas redes sociais!

 

Como Financiar Construção em Terreno Próprio?

 

Quem já possui um terreno e deseja construir nele, o financiamento para construção em terreno próprio pode ser uma boa opção. Esta se trata de uma linha de crédito específica para tal finalidade, oferecido pela Caixa Econômica Federal e pelos demais bancos, onde o dinheiro é liberado em etapas, de acordo com o avanço da obra. Para isso, o terreno deve estar quitado, regularizado e no nome do solicitante. Também é necessário apresentar um projeto aprovado pela prefeitura e comprovação de renda.

 

Essa linha de crédito pode se encaixar em duas modalidades de empréstimo:

 

  • O Sistema Financeiro de Habitação, ou SFH, é o mais restrito e voltado para residências, com taxas de juros menores e valor limitado de R$ 1,5 milhão;
  • O Sistema Financeiro Imobiliário, ou SFI, não tem limite de valores ou restrições de uso residencial, com negociação direta com os bancos.

 

Além disso, assim como no financiamento de imóvel pronto, existe a possibilidade de financiamento por longos períodos, de até 35 anos, assim como o uso do FGTS na entrada ou amortização das parcelas. A contratação desse tipo de crédito imobiliário também pode ser voltada exclusivamente para a construção em um terreno que já é propriedade do contratante, assim como para adquirir o terreno para posterior construção.

 

Como funciona o Financiamento Imobiliário em Terreno já comprado?

 

Para quem já possui um terreno próprio, obter o crédito imobiliário para a construção fica mais fácil, uma vez que, além da Caixa, as principais instituições financeiras do país e até fintechs atuam nesta modalidade. O valor aprovado aqui geralmente corresponde a 100% do valor estipulado para a obra, que deverá ser detalhada em um plano aprovado por um profissional de engenharia.

 

Porém, a liberação da verba vai acontecer em duas fases: a cada período estipulado o banco irá conferir a evolução a obra, de acordo com o plano apresentado, antes de liberar um novo crédito. Esta modalidade de financiamento costuma ser menos burocrática e suas taxas tendem a ser um pouco menores, uma vez que o risco para o banco é menor. Ela também pode ser usada mais facilmente por investidores que desejam construir para revender com lucro.

 

Financiamento da Construção e compra do Terreno: Uma Outra Opção

 

No caso de quem ainda não possui um terreno próprio, existe também a linha de crédito que, junto à construção, financia também a compra do terreno. Esta modalidade é a mais restrita e, entre os grandes bancos, é oferecida somente pela Caixa e pelo Bradesco. No caso da Caixa, o valor do crédito pode chegar a até 80% do preço do terreno, mais 100% do projeto na construção.

 

Neste modelo, o comprador não irá receber nada de imediato, uma vez que os 80% do terreno vão para o vendedor e o comprador precisará desembolsar os 20% da entrada. Já o empréstimo para a construção também é liberado de acordo com a evolução da obra. Apesar de mais inclusiva, esta modalidade também é acompanhada de mais burocracias e, pela Caixa, é restrita à construção para fins residenciais.

 

Passo a passo para Financiar Terreno em Construção

 

Agora que sabemos como funciona o financiamento imobiliário em terreno próprio, vamos apontar as principais etapas que você deverá percorrer para financiar a construção de um imóvel nesse caso:

 

  1. Análise prévia e definição do projeto – antes de solicitar o financiamento, será necessário realizar uma avaliação se o empreendimento é viável em termos de regulamentação e planejamento financeiro;
  2. Contratação – em seguida, você deverá escolher a instituição financeira e modalidade mais adequadas para sua situação;
  3. Análise de documentos e de crédito – o próximo passo será a verificação da documentação e capacidade de pagamento do contratante pela instituição financeira escolhida;
  4. Liberação dos recursos – depois de todas as análises feitas, serão liberados os recursos do financiamento;
  5. Vistorias – serão feitas para acompanhamento da obra e liberação gradual dos pagamentos;
  6. Quitação.

 

Qual a Documentação Necessária para financiar Construção em Terreno Próprio?

 

Cada instituição financeira tem suas próprias exigências quando o assunto é financiamento imobiliário, porém, os documentos pedidos costumam incluir:

 

  • Documentos pessoais, que pode ser o RG ou CPF;
  • Comprovantes de renda, como declaração de IR;
  • Documento relacionado ao terreno, como matrícula atualizada;
  • Projeto de cronograma da obra, assinado por um responsável técnico credenciado.

 

Vale à Pena financiar a Construção em um Terreno Próprio?

 

Para quem deseja um imóvel residencial, o financiamento da construção em terreno próprio possui prós e contras em relação ao financiamento de um imóvel pronto. As principais vantagens de escolher esta modalidade incluem: a possibilidade de executar um projeto próprio, om as características que o proprietário deseja, e o preço total, que tende a ser mais reduzido. Além disso, nesta modalidade, também é possível usar o FGTS para amortizar o valor do crédito e as taxas de juros.

 

No entanto, como o risco do banco é maior, a taxa tende a ser um pouco mais alta. Isso sem levar em consideração a responsabilidade de tocar o projeto. Ademais, caso seja construído em terreno próprio, existe a possibilidade de perda do terreno em caso de inadimplência, uma vez que vigora a garantia da alienação fiduciária. Já para quem constrói para investir, o financiamento pode ser uma boa saída, pois não precisará de descapitalização.

 

Como podemos observar, financiar a construção de um imóvel pode ser uma boa alternativa. No entanto, comprar um imóvel já pronto costuma ser a solução mais prática para quem deseja um imóvel para residir. Se você está procurando por um imóvel novo para chamar de seu no município do Rio, não deixe de conferir as opções que a Nova Época tem no nosso site e fale com um dos nossos corretores – estamos sempre à disposição para tornar sua experiência mais tranquila e segura!

 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":