Entenda quando vale a pena fazer reforma em imóvel alugado

31/05/2022min de leitura

A realidade quando se trata de apartamentos disponíveis para aluguel é que a maioria desses imóveis não são reformados pelos proprietários e isso fica claro ainda na hora das visitas. Nas situações em que os imóveis são reformados, os acabamentos nem sempre estão de acordo com as últimas tendências, geralmente para cortar custos na hora da reforma. Muitos inquilinos se perguntam: vale a pena fazer reforma em apartamento alugado? 


Ter um cantinho para chamar de lar é o sonho de grande parte dos brasileiros, mas quando a casa ou apartamento são alugados, como é possível colocar um pouco de personalidade e deixar o imóvel com a sua cara? Essa dúvida é bem comum na hora de decidir por comprar ou alugar um imóvel, já que na hora da reforma de um imóvel alugado, os gastos saem do bolso do locador e os resultados ficam para o locatário. 


Encarar uma reforma em um imóvel alugado pode ser muito vantajoso, especialmente se você sabe negociá-la com o dono. Para entender quando vale a pena fazer reforma em um imóvel alugado, a Nova Época Imóveis trouxe esse post com alguns prós e contras de encarar essa situação. Além disso, vamos falar sobre o que é necessário para ter segurança na negociação de reforma, afinal, é importante documentar o processo. Para mais informações ou dicas sobre o mercado de trabalho, não deixe de conferir nosso blog!


O que constar no contrato de aluguel com reforma?


Caso você tenha visitado um imóvel disponível para aluguel e se encantado com ele, porém já pensa em fazer uma obra e deixar os itens no local como benfeitorias, é fundamental registrar uma cláusula no contrato de aluguel com reforma do imóvel. Essa cláusula será importante principalmente em casos que você não pode levar os itens instalados com você ao final do contrato, como no caso de armários embutidos e bancadas, por exemplo. 


A recomendação, nesses casos, é que a cláusula no contrato de aluguel deixe claro quais itens serão renovados e pertencerão ao apartamento depois. Vale negociar, também, um abatimento no valor do aluguel para cobrir o custo total ou parcial das reformas. O mais comum é que o proprietário aceite que o inquilino pague pela reforma e depois abate do aluguel em parcelas durante o tempo restante do contrato.

Porém, pode acontecer de o proprietário não concordar com o abatimento e o inquilino ter que decidir se vale à pena seguir com a reforma mesmo assim.


Melhorias incorporadas ao imóvel: como reformar um imóvel alugado?


Antes de mais nada, o primeiro passo aqui é ter a autorização do proprietário do imóvel. Caso as mudanças que você pretende fazer sejam pequenas, como pintura nas paredes ou troca de luminárias, não é preciso pedir autorização, basta devolver o imóvel, ao fim do contrato, nas mesmas condições que você o recebeu.


Caso você queira trocar revestimentos, armários ou mexer na infraestrutura hidráulica e elétrica, é preciso ter uma autorização por escrito do proprietário antes de começar a obra. Além disso, caso a lista de melhorias feitas no imóvel inclua reforma estrutural, com troca de encanamento, fiação elétrica ou derrubada de paredes, é fundamental que um projeto seja realizado com um engenheiro ou arquiteto.

Ademais, este tipo de obra deve constar com uma autorização da Prefeitura, que deve ser solicitada pelo profissional responsável pelo projeto. 


Como decidir se a reforma vale à pena ou não?


Em regra, nos casos de reforma de imóvel alugado, quem costuma pagar, no primeiro momento, costuma ser o inquilino. Caso você consiga negociar o abatimento dos custos da obra no valor do aluguel, no final quem estará arcando com elas é o proprietário. Porém, o mais comum é que os custos sejam divididos, ou seja, o inquilino arca com uma parte e o dono do imóvel arca com a outra. 


Logo, é importante saber como pedir um desconto no aluguel, pois pode ser um divisor de águas na hora de decidir se vale a pena reformar. É necessário que você avalie se os custos são menores do que a compensação. Além disso, outra questão que deve ser levada em consideração são as dores de cabeça de uma obra com o inquilino morando no imóvel. O barulho, a sujeira e a falta de privacidade podem causar incômodo para algumas pessoas. 


Porém, também existem algumas vantagens de fazer uma reforma em apartamento alugado, sendo a principal delas viver com mais conforto. Se você não quer abrir mão de estar em um imóvel que esteja adequado às suas necessidades e de acordo com sua personalidade e gosto, reformar pode ser uma ótima solução. Caso sua ideia seja fazer uma proposta de compra no apartamento no futuro, a obra se torna um investimento maior e melhor ainda.


O que avaliar na hora de reformar um imóvel alugado?


Ao encontrar o imóvel ideal para você e sua família e alugá-lo, é chegada a hora de transformá-lo em um lar. Existem muitas opções de imóveis para alugar, porém nem todos passaram por uma reforma revitalizadora nos últimos anos. Por isso, é importante avaliar se o investimento em pequenas mudanças no lar novo, principalmente em questões de segurança deixadas de lado pelo proprietário, vale a pena. 


Você deve considerar:


1. Tempo de contrato do aluguel – caso sua permanência seja longa, vale à pena investir em uma pequena reforma para tornar o lugar mais agradável para você;


2. Abatimento dos gastos da reforma no aluguel – como dissemos anteriormente, o locatário não é obrigado a abater nenhum valor, por isso é fundamental conversar com ele e analisar se os gastos da reforma valem à pena caso ele não concorde com o abatimento;


3. Todas as reformas devem ser autorizadas pelo proprietário – é importante frisar que todos os tipos de reformas precisam ser autorizados pelo dono do imóvel, de preferência antes da assinatura do contrato.


Como decorar um imóvel alugado sem reformas?


Caso você tenha colocado no papel e avaliado que não vale a pena reformar o imóvel que você alugou, é possível deixá-lo um pouco mais com a sua cara sem precisar fazer obra. Você pode mudar as cores das paredes ou até mesmo do teto, uma tendência bem atual, para quem quer colocar ainda mais personalidade na decoração. 


Você pode também usar luminárias de teto, piso e mesa para criar momentos diferentes nos ambientes, indo do clima festivo ao intimista com uma simples troca de iluminação. Plantas e objetos coloridos ou estampados também ajudam a imprimir personalidade. Além disso, os móveis multifuncionais ajudam a resolver a necessidade de mais armários, ajudando a arrumar o apartamento.
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":