Evite cair em golpes!

Atuamos exclusivamente no município do RJ

Entenda o que é e se vale a pena morar em um flat

18/07/2025min de leitura

Como sabemos, o mercado imobiliário está em constante mudança e, nesse cenário, o conceito de moradia evoluiu ao longo dos anos. Atualmente, uma das opções que mais crescem nesse setor do mercado é o flat mobiliado. Esse modelo de imóvel é conhecido por unir praticidade, conforto e serviços exclusivos, atraindo tanto quem busca um estilo de vida mais dinâmico quanto investidores em busca de rentabilidade imobiliária.

Morar em um flat é uma opção muito atrativa para quem deseja se mudar, seja para sair da casa dos pais ou para mudar de cidade a trabalho. Existem algumas opções disponíveis, além do tradicional aluguel ou compra de imóvel. Para tomar essa decisão, é importante levar alguns pontos em consideração, como os custos envolvidos, o estilo de vida que se leva, entre outros. Praticidade e comodidade de serviços são somente alguns atrativos que garantem tranquilidade para a rotina de quem tem uma vida mais agitada.

Mas, afinal, o que é um flat e como ele se diferencia de um apartamento comum? Pensando em esclarecer tudo para você, a Nova Época Imóveis preparou este conteúdo para explorar todos os detalhes sobre flats, apontar suas vantagens e analisar se são uma boa opção de moradia ou investimento. Não deixe de acompanhar nossa imobiliária aqui pelo blog e pelas nossas redes sociais para mais informações sobre os diferentes tipos de imóveis do mercado!

O que é um flat e como ele funciona?

Antes de entender se vale a pena ou não morar em um flat, é importante compreendermos este conceito de moradia. Afinal, o que é um flat? Também conhecido como apart-hotel, o flat é um tipo de moradia que contempla alguns serviços, como limpeza, refeições e lavanderia. Este tipo de imóvel começou a se popularizar entre os anos 1970 e 1980, inspirado na ideia dos serviços de hotelaria, em que serviços de um hotel comum ficam disponíveis tanto para hóspedes quanto para moradores que desejam permanecer por uma estadia mais longa.

Geralmente, os flats são menores que os apartamentos tradicionais, uma vez que algumas tarefas como lavanderia não são executadas dentro do apartamento e sim pelo serviço oferecido ao morador. Por outro lado, os flats tendem a ser muito confortáveis e práticos, uma vez que toda a manutenção e limpeza do imóvel não é de responsabilidade do morador.

Os serviços oferecidos podem variar de acordo com o flat. Nesse contexto, existem opções de flat mais completos, que oferecem até mesmo serviços de personal trainer e personal shopper, por exemplo. Com essas características, o flat pode ser uma modalidade de moradia ideal para alguns estilos de vida, como pessoas solteiras que trabalham ou estudam fora o dia inteiro e não têm muito tempo para cuidar da casa e de outros afazeres.

Qual o tamanho de um flat?

Para compreendermos o que é flat, é fundamental entender que se trata de imóveis sem um padrão específico em termos de tamanho. A área e a disposição dos cômodos podem variar de acordo com cada proposta. Agora vamos falar um pouco mais sobre as características internas deste tipo de moradia.

Área útil do flat

Para compreendermos o tamanho de um flat, vale a pena conhecer o conceito de área útil desse tipo de imóvel, que consiste no espaço privativo interno. Ou seja, é o equivalente à soma de cada parte dos ambientes internos. Nessa conta, as medidas das varandas, garagens e áreas comuns do condomínio não são incluídas. Dependendo do que se busca, é possível encontrar flats de um a dois dormitórios que vão de 25 m² a 65 m² de área útil.

Apartamentos flats mais espaçosos, como coberturas ou com três dormitórios, podem contar com até 120 m², em média. Assim como no caso de apartamentos padrão, os valores podem variar de acordo com o tamanho do imóvel, sua localização e os serviços que poderão ser usados no dia a dia pelos moradores.

Flat x Apartamento Padrão: qual a diferença?

Uma das principais dúvidas de quem busca saber o que é flat é sobre a diferença entre esse tipo de imóvel e um apartamento padrão. Nem sempre é fácil diferenciarmos um do outro, especialmente porque as características físicas de área útil dos imóveis podem se assemelhar a diversas moradias padrão, desde dormitórios menores até lofts espaçosos.

Já a diferença de flat e loft está na divisão dos cômodos, uma vez que os lofts integram a maior parte dos ambientes, assim como as kitnets. Por isso, podemos dizer que a diferença do flat para outros tipos de imóveis vai além da estrutura física, se dá também pelos serviços “hoteleiros” que costumam ser oferecidos por seus condomínios.

Vantagens e desvantagens de escolher morar em um flat

Assim como em outros tipos de moradia, morar em flat tem suas vantagens e suas desvantagens, podendo ser um tipo de habitação ideal para alguns estilos de vida, mas pouco recomendado para outros. Os benefícios de escolher esse tipo de imóvel incluem:

  • Praticidade – os serviços oferecidos por este tipo de moradia tornam a vida dos seus moradores mais prática, uma vez que não precisam se preocupar com tarefas como limpeza, lavanderia ou manutenção do imóvel;
     
  • Boa localização – flats costumam se localizar em áreas mais centrais das cidades, perto de grandes centros empresariais, o que facilita o acesso a serviços, comércio, lazer e ao local de trabalho de muitos;
     
  • Bem-estar – sem dúvidas, os serviços oferecidos nos condomínios de flats proporcionam diferenciais na qualidade de vida dos moradores, além de serem excelentes para pessoas com dias muito corridos;
     
  • Segurança – morar em flat é uma opção segura, uma vez que os prédios costumam ter segurança 24 horas, sistema de câmeras, alarmes, entre outros recursos para garantir a segurança dos seus moradores.

Assim como os benefícios, também é importante listarmos as possíveis desvantagens de escolher morar em um flat, que incluem:

  • Valores – morar em um flat tende a ser um pouco mais caro que apartamentos padrão, uma vez que conta com facilidades como diferencial. Na hora de optar por morar em um flat, analise o orçamento para evitar dores de cabeça;
     
  • Impessoalidade – mesmo com as comodidades oferecidas pelo flat, uma desvantagem comum é a limitação para dar personalidade ao espaço, com móveis e reformas, o que torna o flat mais impessoal e menos acolhedor para algumas pessoas;
     
  • Restrições – quem escolhe morar em flat deve estar disposto a seguir as regras deste tipo de empreendimento, que tendem a ser menos flexíveis que as regras de condomínios padrão.
     

Gostou do post? A Nova Época espera ter sanado todas as suas dúvidas sobre a escolha de morar em um flat! Se você está procurando um imóvel para chamar de seu, não deixe de conferir as mais de 20 mil opções que temos disponíveis no município do Rio e fale com um dos nossos corretores para mais informações!

 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":