Entenda o que é e quais as vantagens de investir em um apartamento garden

Os apartamentos garden estão ganhando cada vez mais destaque no mercado imobiliário de alto padrão, se tornando uma excelente opção de investimento para quem deseja entrar nesse negócio. Você já conhece esse tipo de imóvel? Sua principal característica é a área externa particular, que muitas vezes segue o mesmo modelo de planta dos demais apartamentos do condomínio, mas contam com o diferencial de serem localizados nos pavimentos mais baixos do edifício.


Esse tipo de imóvel une a inovação dos apartamentos térreos, às vezes tão mal vistos por conta da falta de privacidade e do barulho, que costuma ser maior nesses imóveis devido a proximidade com o nível da rua, à introdução do conceito garden, transformando esses imóveis e acrescentando a eles um espaçoso quintal, que pode incluir piscina e até mesmo churrasqueira.  


Por sua grande procura no mercado, tanto para compra quanto para aluguel, cada vez mais esse tipo de imóvel tem se tornado comum entre os lançamentos imobiliários. Esses projetos têm como objetivo atender um perfil de clientes específico que preza por viver em um lugar de conceito mais aberto e integrado. 


Se você quer saber mais sobre esse tipo de imóvel, está no lugar certo. A Nova Época Imóveis trouxe algumas informações indispensáveis sobre os apartamentos garden, além de apontar algumas vantagens de investir nesse tipo de empreendimento. Para mais dicas e informações sobre o mercado imobiliário e suas tendências, não deixe de conferir o nosso blog! 


O que é o apartamento garden? 


Como comentamos acima, o apartamento garden é um imóvel que possui espaço com parte externa própria. Ele costuma ficar no primeiro andar do prédio, mas também pode ficar localizado no térreo, sendo perfeito para substituir o quintal, o que faz com que ele fique bem semelhante a uma casa. Esses imóveis contam, ainda, em sua estrutura com 2, 3 ou mais quartos. 


Tendo como principal objetivo proporcionar uma maior comodidade e amplitude para os seus moradores, o apartamento garden é perfeito para quem procura por um espaço maior, mas não acredita que morar em casa no Rio seja a melhor opção ou até mesmo para quem não tem orçamento para comprar uma cobertura, mas gostaria de morar em um imóvel tão espaçoso quanto. 


Com a demanda crescente de pessoas que buscam um lar em conceito de casa, mas preferem morar em apartamento, o mercado imobiliário, com ênfase no de alto padrão, percebeu o potencial de construir imóveis do tipo garden nos empreendimentos, o que torna esses empreendimentos uma ótima forma de investimento nesse setor, seja para morar ou somente investir. Além disso, a área externa privativa é responsável pela grande valorização do imóvel, o que ajuda no retorno de investimento. 


Esse modelo é ideal, também, para pessoas que procuram mais espaço ao ar livre, sejam famílias grandes ou que têm membros em idade escolar, afinal, eles podem aproveitar melhor a maior área disponível. Uma ótima ideia para quem tem filhos é complementar o apartamento com um espaço especial para as brincadeiras das crianças. 


Para os pais de pet que se preocupam em oferecer uma melhor qualidade de vida para seus animaizinhos de estimação, esses espaços também são os mais procurados. Isso porque a vida dos pets dentro de um apartamento pode ser estressante e, com a extensão do jardim, os bichinhos podem aproveitar esse espaço extra ao ar livre para brincar. 


Quais as principais vantagens do apartamento garden? 


1. Qualidade de vida 


Essa vantagem é importante principalmente para quem mora em grandes centros urbanos, pois suas prioridades estão em buscar por um espaço que ofereça qualidade de vida. Com rotinas cada vez mais corridas, as pessoas estão cada vez mais preocupadas em encontrar um imóvel com boas alternativas para descansar com a família, mas que também comportem eventos com familiares e amigos nos fins de semana. 


Por conta do apartamento garden oferecer recursos que permitem essas questões, isso ajuda a fazer o morador se sentir bem dentro de casa, além de não precisar se deslocar para fazer eventos de confraternização, proporcionando maior comodismo para os moradores. 


2. Mais privacidade 


Muitos condomínios oferecem estruturas de lazer completa, com salão de festas, churrasqueira, piscina, entre outros. No entanto, é preciso dividir esses espaços com outros moradores, afinal, eles ficam nas áreas comuns. Morar em um apartamento garden oferece a possibilidade de contar com um espaço que é só seu, sem precisar fazer reservas antecipadas para os seus eventos e recebendo apenas quem você deseja. 


Dessa forma, você tem mais privacidade, uma vez que o espaço será usufruído somente por você e sua família. Além disso, seus filhos poderão convidar amigos no fim de semana para piquenique ou até mesmo para fazer trabalhos ao ar livre, com o benefício da segurança de estar dentro de casa e sem precisar enfrentar trânsitos para chegar nos locais. 


3. Ideal para crianças e animais de estimação


Um ponto essencial na hora de procurar um lugar para morar, sendo um dos primeiros passos, é buscar por um imóvel que atenda às suas necessidades. Dessa forma, é preciso avaliar se as opções que você analisou têm tamanho suficiente para toda a sua família, ou para a família que você pretende ter um dia, no caso dos casais ainda sem filhos. 


Como mencionamos acima, os apartamentos garden oferecem o espaço ideal para as crianças se divertirem e terem uma infância como aquelas vividas em casa, cheias de espaço e brincadeiras, porém com mais segurança. Também é uma ótima alternativa para os papais de pets que consideram os espaços dos imóveis padrões muito pequenos para eles. 


4. Valorização do imóvel


Outro ponto importante a ser destacado na hora de buscar por um imóvel é o entendimento de valorização do espaço. Mesmo sem pretensões de sair daquele lugar pelos próximos anos, quando compramos um imóvel precisamos ter o pensamento a longo prazo. Pode ser que, em algum momento, aquele apartamento pode não atender mais às suas necessidades, o que vai exigir que você busque por outras alternativas e coloque seu imóvel atual à venda ou para locação. 


Dessa forma, é essencial que você busque por um espaço que tenha chances de valorização ao longo dos anos, lembrando que alguns pontos que contribuem para isso são a localização, a estrutura do imóvel e o que ele oferece de diferente. Ter um imóvel com todas as características de um apartamento garden te fornecerá mais argumentos no momento da negociação, além do preço mais atrativo. 


5. Ideal para quem quer ter um jardim ou uma horta


Outra vantagem desse tipo de empreendimento é que ele oferece o tamanho e a infraestrutura ideais para quem deseja ter um jardim ou uma horta próprios, mas vivem em centros urbanos. Nesses imóveis, você tem a possibilidade de selecionar um ambiente para plantar os seus orgânicos, o que contribui até para melhorar sua alimentação.


Para isso, selecione onde plantar e, a partir desse plano, procure ter os cuidados necessários para manter os vegetais saudáveis, como capinar periodicamente e destinar água em quantidades específicas, além de usar sementes de boa qualidade. Não esqueça, também, da adubação, que precisa ser na dosagem certa para que o plantio seja eficaz. 


Gostou do conceito de apartamento garden? Já tinha ouvido falar? Caso esse post tenha te deixado interessado, confira o site prime da Nova Época, que tem inúmeras opções de imóveis de alto padrão, e fale com um dos nossos corretores! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho