Entenda o que é e a importância do pós-venda no mercado imobiliário
Com a venda do imóvel concluída, os últimos ajustes feitos, a burocracia da transferência do imóvel acertada e com a comissão em mãos, é comum alguns corretores acreditarem que o trabalho está feito e finalmente terminou. Porém, não é bem por aí. É fundamental para os profissionais do mercado imobiliário entenderem o poder e a importância do pós-venda neste setor. Isso porque a etapa do pós-venda é essencial para garantir a satisfação dos clientes e, assim, fidelizá-los.
Além disso, trabalhar com o pós-venda no setor imobiliário possibilita às imobiliárias e aos corretores previsibilidade e escalabilidade em resultados tanto a médio quanto a longo prazo, o que ajuda a gerar uma melhoria nos resultados e a identificar obstáculos e falhas tanto nos processos quanto nos atendimentos. Sendo assim, o amadurecimento do negócio é inevitável.
Para quem deseja se destacar como profissional nessa área, é fundamental compreender que o relacionamento a longo prazo deve ser o foco desse processo, afinal, é bem provável que compradores atuais se tornem vendedores no futuro. É importante que seu nome seja lembrado na hora da revenda, ou seja, o corretor não deve ser somente um vendedor, ele precisa ser também um consultor e uma referência para clientes no mercado.
Para te ajudar a entender como funciona e a importância do pós-venda para o profissional do mercado imobiliário, a Nova Época Imóveis trouxe esse post com dicas e tudo o que você precisa saber para se tornar um profissional bem sucedido e referência nesse ramo. Para mais informações e dicas sobre o mercado imobiliário, não deixe de conferir os outros posts que temos no nosso blog, lá você encontra de tudo!
O que é pós-venda?
Como sugerido no próprio nome, o pós-venda corresponde ao conjunto de ações de ações desenvolvido pelas empresas e executado após a concretização das negociações com um cliente, isto é, assim que a venda é concluída, a empresa e os profissionais devem continuar a manter contato com o cliente para dar continuidade ao relacionamento, conquistando o cliente e conseguindo, assim, fidelizá-lo.
Com isso, podemos concluir que o processo de pós-venda é essencial para empresas que desejam fidelizar seus clientes, pois é através dele que é possível demonstrar que sua marca cuida de cada cliente e fará de tudo para ouvir e compreender seus desejos e necessidades. Dessa forma, a empresa possibilita a melhor experiência para seus clientes e mostra para eles que a preocupação da marca não está somente em vender, mas principalmente em atender às suas necessidades e preferências.
O consumidor atual está cada vez mais preocupado com o atendimento e com a forma como as empresas tratam seus clientes, por isso, é fundamental que os profissionais entendam a importância do processo de pós-venda e como realizá-lo em sua rotina profissional, além de ter em mente que alguns esforços e ações não só para construir, mas também para evoluir o relacionamento com seus clientes será necessário.
Qual a importância do pós-venda no mercado imobiliário?
Quando o assunto é concorrência e se destacar com um bom diferencial, é fundamental apontar que trabalhar com um bom pós-venda traz para sua marca um grande diferencial que pode torná-la referência no mercado. Em um mercado tão competitivo como o imobiliário, se diferenciar dos demais é fundamental e pode ser a chave para o sucesso. São as ações do pós-venda que fazem com que o cliente lembre da sua marca e continue consumindo seus produtos.
Como podemos perceber, o pós-venda tem relação direta com a experiência do cliente e, além de entender as necessidades e preferências dos clientes antes da compra, é muito importante que o corretor saiba se tudo está conforme o esperado após as negociações. Isso porque, após a concretização da venda, os profissionais precisam dar o mesmo suporte e atenção de antes e durante as negociações ao cliente. Essa será uma ação fundamental para garantir a melhor experiência do consumidor e, assim, fidelizá-lo.
A fidelização dos clientes será importante para negociações futuras e, consequentemente, ao sucesso da sua marca. Isso porque a fidelização do consumidor gera a confiança que o cliente precisa para uma recompra ou uma revenda. Além disso, é importante para o marketing boca a boca, pois um cliente satisfeito fará propaganda da sua marca para familiares e amigos.
Quais as formas de praticar o pós-venda?
O que muitas pessoas podem não saber é que existem duas formas de praticar o pós-venda: de maneira passiva ou receptiva e de maneira ativa. O processo de pós-venda ativo é o mais comum e consiste no profissional manter contato com seu cliente após a concretização da venda para se certificar de que tudo ocorreu conforme o esperado e para saber sobre a experiência do mesmo com a empresa. É através desse procedimento que o profissional vai começar a construir um relacionamento com o consumidor.
Já o processo de pós-venda passivo ou receptivo consiste no profissional esperar que o cliente entre em contato com a empresa para fazer um comentário ou resolver algum possível problema. Mesmo após as negociações, o objetivo desse processo é resolver o problema do consumidor e, sendo assim, da mesma maneira que no pós-venda ativo, há a construção de um relacionamento com o consumidor.
Quais as vantagens do pós venda no ramo imobiliário?
1. Fidelização
A primeira vantagem de investir no processo de pós-venda é a fidelização dos seus clientes. Como já mencionamos algumas vezes aqui, ao garantir todo atendimento e suporte necessários para seus clientes, é possível aumentar a confiança dele em relação ao trabalho do profissional e da imobiliária que ele representa. Dessa forma, o consumidor certamente se sentirá seguro para fazer negócios com você novamente e para indicar seus serviços para outras pessoas.
2. Promoção
Outra vantagem do pós-venda é que clientes satisfeitos e fidelizados fazem marketing boca a boca voluntário, como mencionado anteriormente, se transformando em verdadeiros promotores dos seus serviços. Esse pode ser o marketing mais poderoso que sua marca pode conseguir, pois é estabelecido em cima da confiança, o que atrai muito mais clientes. Dessa forma, fica mais fácil captar mais clientes e incentivar o crescimento das suas vendas.
3. Referência
Somando um trabalho bem executado de pós-venda com a fidelização e o marketing boca a boca dos clientes, temos a última, porém, não menos importante vantagem desse processo: as chances do seu trabalho se tornar referência nesse mercado, que aumentam consideravelmente. Consequentemente, as oportunidades de negócio vão aumentar para você e sua empresa.
Depois de compreender o que é e a importância de um pós-venda, a Nova Época Imóveis espera te ajudar a decolar com sua carreira de corretor. E se você quiser se tornar nosso associado, entre em contato conosco, temos a melhor e mais bem preparada equipe do mercado! Vem crescer com a gente!
Escrito por Mariana Carvalho