Entenda o comportamento do novo consumidor do mercado imobiliário

 

O estudo do mercado e do seu público consumidor é uma etapa fundamental para planejar ou até mesmo replanejar um negócio para que ele tenha sucesso. O objetivo desse estudo é analisar os aspectos qualitativos e quantitativos de um determinado nicho com o intuito de compreender se o mercado onde você irá atuar é o ideal para o seu negócio.

Desse modo, podemos observar que através do estudo de mercado é possível dimensionar o público, analisar seus concorrentes, entender os comportamentos dos seus clientes e conhecer os principais segmentos de atuação para sua empresa. Com isso, é mais fácil de entender as necessidades do seu público, a jornada de compra do mesmo e as oportunidades que sua empresa tem.

A tecnologia é outro aspecto que chegou para mudar a maneira como o consumidor do mercado imobiliário age. Além de inovar o mundo dos negócios e na forma como os consumidores de comportam, a tecnologia também já impacta na maneira como as pessoas trabalham e se relacionam, consequentemente, revolucionando o posicionamento das empresas. Todo esse cenário de tecnologia digital é um influenciador direto dos hábitos de compra do consumidor.

Esse fenômeno aconteceu em todas as indústrias do mercado e o setor imobiliário não foi uma exceção. A forma como os corretores e as imobiliárias lidam com os consumidores de imóveis é drasticamente diferente de alguns anos atrás. Além dos métodos, a abordagem, os canais de comunicação, o tom da conversa, a velocidade que a informação é transmitia ao consumidor e a linguagem usada são alguns dos aspectos que mudaram.

A Nova Época trouxe esse post para te ajudar a entender melhor o novo comportamento do consumidor de imóveis, para compreender o que é a transformação digital e qual seu impacto na hora de vender um imóvel.

Novo comportamento do consumidor de imóveis

Como deu para perceber com o que foi dito acima, estudar o mercado para conhecer seu consumidor possibilita que você tenha uma visão mais ampla do mercado imobiliário. Com essas informações, é possível criar uma estratégia de ação planejada para expandir se negócio e aumentar suas vendas.

Porém, para entender o comportamento do consumidor, é preciso que você entenda primeiro o fenômeno da popularização da internet. Esse fenômeno legitimou uma série de inovações digitais que progressivamente foram mudando o comportamento do consumidor imobiliário para melhor. Por conta disso, as empresas tiveram que se adaptar e buscar por novas tecnologias que são capazes de atender seus consumidores e seus novos comportamentos.

A popularização da internet trouxe também a popularização dos sites de busca, que ganharam força dando, assim, o poder de encontrar informações que sejam importantes aos consumidores, de forma muito mais rápida e em qualquer lugar, até mesmo em casa.

Com isso, agora o consumidor faz um levantamento completo sobre os imóveis do seu interesse, assim, ele já tem conhecimento de algumas informações antes mesmo do seu primeiro contato com o corretor. Isso mostra que atualmente é o consumidor quem procura o corretor e não o contrário. Com essa mudança, o corretor já não tem mais tanto trabalho para encontrar potenciais compradores, pois não precisam mais ir até as pessoas para mostrá-las seus produtos.

Além dos sites de busca, as redes sociais também ganharam força na rotina dos consumidores. Suas funções não se limitam a gerar interatividade entre pessoas, elas também servem para as empresas divulgarem seus serviços e produtos. Essas informações aparecem no feed de potenciais clientes e, consequentemente, ajudam a aumentar as vendas.

Posicionamento que o corretor deve adotar nesse novo cenário

Para se adequar a todas as mudanças, que geraram um novo comportamento no consumidor de imóveis, é necessário identificar e adaptar os processos analógicos dessa transformação e, posteriormente, adaptar os demais processos da organização. Esse tipo de mudança é essencial para que as empresas possam sobreviver ao cenário atual de grande competitividade.

O consumidor atual presa muito pelo bom e rápido atendimento, seja ele online ou pessoalmente. As inovações tecnológicas colaboram significativamente nesse quesito, pois permite que os corretores ajudem os clientes de maneira efetiva e ágil, dando a possibilidade de se oferecer um serviço personalizado e satisfatório para todos.

Para adotar as mudanças que as inovações tecnológicas trazem, é preciso que o profissional conheça as tecnologias, acompanhando as tendências e entendendo os recursos disponíveis, investindo em conhecimento, sabendo aproveitar o máximo das ferramentas adquiridas e se alinhando com o objetivo da organização, e escolhendo um parceiro estratégico, de acordo com as necessidades da empresa.

Atualmente, vivemos um tempo onde não se vende mais somente produtos, mas sim experiências. Por isso, o objetivo é ter o máximo de proximidade possível com o consumidor, além do entendimento das suas necessidades. Lembre-se: um bom atendimento fideliza clientes e automaticamente ainda te proporciona outros, principalmente nos tempos atuais onde a informação é cada vez mais ampla e bem distribuída.

Impacto da popularização da internet

A transformação digital não é apenas um instrumento de mudança para processos internos das empresas, como produção, gerenciamento de processos, distribuição, entre outros. Ela também é uma forma de atender às novas demandas do mercado e de melhorar a experiência, o atendimento e o comportamento do consumidor de imóveis.

O principal impacto dessa popularização é a modificação da gestão, da estratégia, da liderança e da cultura organizacional. Toda transformação gerada por essa popularização exigiu que as imobiliárias e as incorporadoras tivessem uma transformação cultural, além de investirem em capacidade tecnológica para se manterem vivas e competitivas no mercado.

É importante que as imobiliárias busquem por tecnologias que vão desde a facilitação na interação com seus clientes até na negociação, onde otimizam todo o processo e tornam as negociações imobiliárias mais eficazes e rápidas.

Com todos esses esclarecimentos e dicas, a Nova Época espera que você tenha entendido um pouco mais sobre esse assunto e a importância da internet no mercado imobiliário. É essencial que as empresas invistam cada vez mais em inovações que possam ajudá-las a garantir mais negócios.