Entenda como ser pontual pode ser de grade ajuda nas negociações

29/01/2021min de leitura

Todos sabemos a importância de ser pontual, principalmente no ambiente de trabalho. É vista como uma das melhores maneiras de demonstrar profissionalismo ao cliente e ainda pode garantir menos estresse para todas as partes, ajudando a impulsionar sua carreira. Atualmente, não adianta ser bom em apenas um tipo de tarefa, como ter boa lábia para vendas ou atender bem o cliente.

É essencial, tanto para as empresas quanto para os clientes, que os profissionais sejam completos em diversas áreas, sempre preocupados em satisfazer da melhor forma possível as necessidades do cliente. Por isso, quanto mais qualidades que sejam relevantes nas negociações você tiver, mais perto do sucesso você estará!

Para trabalhar com o mercado imobiliário é essencial que o corretor de imóveis seja um bom vendedor, além de entender tudo sobre imóveis e o mercado financeiro. Porém, tem um ponto que é capaz de agradar os clientes e trazer bons frutos para a empresa: a pontualidade. Para evitar que as negociações sejam ainda mais difíceis, uma boa dica é que o profissional seja pontual.

No entanto, ainda existem muitos profissionais que, mesmo sabendo da importância da pontualidade, parecem não conseguir ser pontual e se atrasa para todas as reuniões, fazendo o cliente perder tempo esperando. Para te ajudar a adotar essa qualidade, a Nova Época fez este post para falar sobre a importância de se tornar um corretor pontual, além de mostrar algumas dicas para atingir esse objetivo.

Importância de ser pontual

Além de evitar muito estresse durante as negociações, o corretor pontual mostra mais autocontrole e percepção da realidade e do tempo. O profissional pontual é alguém mais cauteloso e está sempre preparado para imprevistos, como, por exemplo, levar em consideração que ele pode errar o caminho e acabar gastando um tempo considerável para reencontrar a rota certa.

Quando o corretor é pontual ele tende a procrastinar menos, o que torna o processo de compra e venda muito mais fácil. Porém, é preciso ter cuidado, pois chegar cedo demais também pode deixar o cliente desconfortável. Uma boa dica para ser pontual e não esperar demais nem deixar o cliente esperando é que você utilize um serviço de mapas para saber quanto tempo demora para chegar no local.

Ser pontual também ajuda o corretor a passar uma imagem mais confiável, por isso, é importante dar atenção a esse ponto. A confiança fará com que o cliente volte a te procurar quando necessário, fazendo as indicações aumentarem e a carteira de clientes também. Caso você chegue antes do cliente não precisa se preocupar, pois o importante é não deixá-lo esperando.

Porém fique atento, pois ser pontual não se refere somente a chegar no local marcado na hora certa. Quando o profissional é pontual, ele estabelece prazos e entrega seus deveres durante esse período, sem atrasos. O corretor que promete uma documentação ao cliente em determinada data e entrega sem falta nesse tempo ou que promete a entrega das chaves do imóvel em uma data marcada e também cumpre esse compromisso é um profissional pontual, por exemplo. Isso tem a ver com ser um bom corretor e são esses detalhes que ajudam a carreira a crescer e o profissional a ganhar mais credibilidade.

Dicas para ser um corretor pontual

1. Aprenda a calcular o tempo

É comum que as pessoas se mantenham pontuais para atividades que já conhecem, porém uma simples mudança na rotina já faz com que elas percam totalmente todo seu planejamento. Quando você sabe calcular o tempo consegue evitar este problema. Para isso, procure saber qual será o real tempo necessário em cada atividade, ou seja, dependendo da forma como você escolher se deslocar, saiba quanto tempo será necessário para isso.

Com isso, você pode usar uma ferramenta mais precisa, ao invés de fazer esse cálculo na cabeça baseado na sua memória. Porém, essa técnica só é válida no caso do trânsito, evitando, assim, que este seja um empecilho. Algumas vezes nos atrasamos simplesmente porque acordamos mais tarde ou perdemos a hora. Nesses casos, uma dica é que você tenha uma rotina rápida já estabelecida para sair de casa o mais rápido possível.

2. Adote a estratégia dos 50%

Caso você ainda não conheça, segundo o autor Greg McKeown, a estratégia dos 50% é uma regra onde você adiciona metade do tempo que você acredita que uma atividade irá demorar. Ou seja, caso você acredite que a reunião com um cliente irá durar 30 minutos, você se planeja para deixar 50 minutos reservados para esse cliente. Isso porque a estimativa é que a reunião dure 30 minutos, porém você acrescenta os 50% ou 20 minutos.

Essa é uma estratégia ótima para quem costuma se atrasar com frequência, porém use-a com cautela, pois ela pode não ser tão efetiva com pessoas que se atrasam apenas em algumas situações. Caso este seja seu problema e você não acredita ter grandes problemas com relação ao tempo, mas gostaria de melhorar, é possível tentar outras estratégias, como prestar mais atenção no cálculo do tempo.

3. Use ferramentas produtivas

Otimizar seu tempo é muito importante e ser pontual pode te ajudar muito nisso. A maneira mais prática e simples de se tornar mais produtivo é utilizando ferramentas que te ajudem nessa questão, ou seja, utilizar ferramentas disponíveis na internet ou em aplicativos para postar imóveis em várias redes sociais ou portais ao mesmo tempo de forma rápida ou para gerar contratos, o que evita que o corretor tenha que escrever um de cada vez.

Além de ajudar a otimizar seu tempo, essas e outras ferramentas podem te ajudar a aumentar o seu fluxo de trabalho e torna-lo mais eficiente, permitindo que você tenha cada vez mais tempo livre. Não deixe de usar todos os recursos tecnológicos possíveis, pois eles ajudam a tornar o trabalho do corretor mais fácil sem tirar a qualidade do serviço.

É importante que o corretor busque sempre novas formas e ferramentas de tornar seu trabalho mais eficiente e rápido. Porém, ele também não pode se esquecer que a pontualidade é uma das principais qualidades para um trabalho eficiente e satisfatório para todas as partes envolvidas.

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