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Entenda como o Financiamento pode ser um Diferencial Competitivo em Regiões com Queda na Procura por Imóveis

03/09/2025min de leitura

O mercado imobiliário brasileiro é conhecido por ser um dos setores mais dinâmicos e sofre oscilações de acordo com fatores econômicos, sociais e regionais. Em certas localidades do país, pode ocorrer uma queda na procura por imóveis, seja por retração econômica, excesso de oferta ou mudanças no perfil de compra da população. Nesse cenário, imobiliárias e corretores precisam adotar estratégias inteligentes para manter a competitividade.

Entre as principais e mais eficazes soluções está o financiamento imobiliário como diferencial competitivo. Além de tornar o sonho da casa própria mais acessível para muitos, esse tipo de financiamento também pode ser o elemento decisivo para que um cliente opte por fechar negócio mesmo em um contexto de baixa demanda.

Pensando em ajudar corretores a compreenderem como usar o financiamento imobiliário como estratégia de venda, as vantagens que essa modalidade oferece e como destacar esse recurso para conquistar clientes em mercados desafiadores, a Nova Época Imóveis preparou esse conteúdo especial! Não deixe de acompanhar nossa imobiliária aqui pelo blog e pelas nossas redes sociais para mais conteúdos sobre o mercado imobiliário brasileiro!

Entendendo: por que a procura por imóveis pode cair em certas regiões?

Diferente dos grandes centros urbanos, que contam com sua vitalidade comercial e imobiliária, muitas regiões do Brasil estão enfrentando uma grande desaceleração no setor. Nesse contexto, a queda na procura por imóveis – sejam eles residenciais ou comerciais – é um grande desafio para o modelo tradicional de vendas de imobiliárias, construtoras e corretores. Dentre os principais fatores que contribuem para esse cenário, podemos destacar:

  • Migração populacional;
     
  • Encarecimento do crédito;
     
  • Desaquecimento da economia local;
     
  • Concorrência regional;
     
  • Excesso de oferta imobiliária.
     

Nessas situações, o corretor imobiliário que apresenta soluções financeiras viáveis se torna um facilitador, destacando-se diante da concorrência. Para isso, é preciso usar inteligência comercial e ferramentas de diferenciação – sendo uma das mais eficientes, nesse caso, o financiamento estruturado.

Como o financiamento pode ser um diferencial competitivo?

O financiamento imobiliário é uma das estratégias mais usadas para a aquisição de imóveis no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança, mais de 60% dos compradores usam essa modalidade no momento da compra de um imóvel. Em regiões com queda na procura, oferecer alternativas de financiamento claras e acessíveis pode ser o diferencial que convence o cliente.

Na prática, isso pode ser feito da seguinte maneira:

  • Acessibilidade – permite que compradores com renda limitada adquiram um imóvel;
     
  • Previsibilidade – as parcelas fixas ajudam no planejamento financeiro da família;
     
  • Sensação de oportunidade – mesmo nos cenários mais incertos, um financiamento bem estruturado passa confiança;
     
  • Maior público-alvo – amplia o leque de potenciais compradores, incluindo jovens e famílias que não possuem capital para pagamento à vista.
     

Como transformar o financiamento em um aliado de vendas?

Para que o financiamento imobiliário seja de fato um diferencial competitivo, é importante que o corretor atue como um consultor completo, sendo alguém que não somente apresenta imóveis, mas também ajuda o cliente a entender sua capacidade financeira, comparar opções e tomar a melhor decisão para sua situação. Isso ainda vai ajudar a criar uma relação de confiança, fidelizar clientes e pode gerar indicações, o que é muito valioso em mercados mais retraídos.

Dicas de como usar o financiamento imobiliário para impulsionar as vendas

  • Ensine o cliente sobre o processo
     É comum que muitos compradores tenham dúvidas ou até mesmo receios sobre o financiamento imobiliário. Nesse cenário, procure explicar com clareza como o processo funciona, quais os prazos, as taxas de juros envolvidas, sistemas de amortização – SAC ou Price – e quais documentos são necessários. Transparência vai te ajudar a gerar confiança.

     
  • Faça parcerias estratégicas com bancos
     Imobiliárias e corretores que contam com parcerias com instituições financeiras ganham mais agilidade durante o processo. Logo, podem oferecer ao cliente simulações reais de crédito em diferentes bancos, o que ajuda a transmitir profissionalismo e aumenta as chances de fechamento de negócio.

     
  • Crie simulações personalizadas
     Criar simulações de financiamento imobiliário com base no perfil de cada cliente, mostrando o valor de entrada, prazo, taxa de juros e valor da parcela vai ajudar o comprador a visualizar o negócio dentro da sua realidade.

     
  • Dê ênfase nos programas de incentivo
     Enfatizar programas governamentais, como o Minha Casa, Minha Vida – agora atualizado com novas faixas de renda – pode ser um grande diferencial atrativo. Para isso, basta o corretor explicar quais imóveis se enquadram e como o cliente pode aproveitar os subsídios.

     
  • Destaque imóveis com melhores condições
     No momento da divulgação, uma boa ideia é realçar os imóveis que possuem condições facilitadas de financiamento, como menor entrada ou taxas diferenciadas. Isso vai chamar atenção de quem está pesquisando.

     
  • Conte com uma equipe treinada
     No caso de regiões com baixa procura de imóveis, a equipe de vendas precisa estar sempre pronta não somente para apresentar os imóveis, mas também para vender soluções financeiras que ajudem os compradores na conquista da casa própria. Investir em capacitação sobre crédito imobiliário pode ser uma boa ideia.

Como podemos perceber, em regiões onde a procura por imóveis está em queda, só oferecer boas oportunidades de compra pode não ser suficiente para converter clientes. Nesse cenário, o financiamento imobiliário se torna um poderoso diferencial competitivo, capaz de atrair compradores, gerar confiança e agilizar o processo de decisão. Assim, corretores podem se posicionar como referência de credibilidade e inovação no mercado.

A Nova Época espera que esse conteúdo ajude corretores no momento de prospecção de clientes e no fechamento de negócios. Se você pensa em ou já trabalha com mercado imobiliário, venha fazer parte da nossa equipe! Para isso, basta entrar no nosso site e preencher o formulário para que um dos nossos especialistas entre em contato!

 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

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