Evite cair em golpes!

Atuamos exclusivamente no município do RJ

Entenda como o Cofeci-CRECI quer Revolucionar o Mercado Imobiliário

02/05/2025min de leitura

Com a constante evolução do mercado imobiliário, é fácil que uma ou outra novidade passe despercebida. Para o corretor de imóveis, é imprescindível estar por dentro de todas essas mudanças e suas consequências. Com a digitalização, novas demandas dos clientes e a crescente necessidade de profissionalização, o Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci) propôs um projeto para modernizar a regularização da categoria.

 

Essa proposta de projeto tem como principal objetivo atualizar a Lei nº 6.530/78, que rege a profissão, garantindo mais qualificação aos corretores atuantes e elevando o nível de exigência do setor. Dentre as principais mudanças, podemos apontar a exigência de formação superior para determinados cargos, a criação de novas especificações e o fortalecimento da fiscalização da atividade, expandindo a competência dos profissionais da área ao passo que atualiza a legislação para um mercado mais dinâmico.

 

Mas, afinal, o que muda na prática e como essas novidades irão impactar corretores, imobiliárias e clientes? Para te ajudar a entender melhor o assunto e suas consequências, a Nova Época Imóveis preparou este conteúdo para explorar os detalhes dessa transformação, além de te ajudar a entender como a iniciativa pode beneficiar o mercado. Se você quer saber mais sobre o mercado de imóveis, suas vertentes e atualizações, não deixe de acompanhar nossa imobiliária aqui pelo blog e pelas nossas redes sociais!

 

Afinal, o que muda com o novo projeto do Cofeci-CRECI?

 

Como podemos observar até aqui, a proposta do novo projeto do Cofeci-CRECI busca elevar a qualificação dos corretores e ajudar o mercado imobiliário a se tornar mais estruturado. Uma das principais mudanças do projeto é a necessidade de formação superior para determinados profissionais, criando dois níveis de atuação: o Gestor Imobiliário, com curso superior, e o Técnico Imobiliário, com formação técnica. Esse diferencial tem como objetivo preparar melhor os corretores para diferentes desafios do setor, garantindo mais especialização.

 

Esse projeto prevê, ainda, normas mais firmes para ética e fiscalização profissional, o que ajuda a aumentar a transparência nas negociações e fortalece a confiança entre corretores, clientes e imobiliárias. Essa regulamentação vai acompanhar a evolução do mercado, que atualmente exige dos corretores muito mais do que a simples intermediação de compra e venda. Análise de mercado, consultoria especializada e gestão de aluguéis são algumas das áreas que ganham destaque, corroborando a necessidade de profissionais mais qualificados e preparados para atuar de forma estratégica.

 

Essas mudanças ajudam a alinhar o profissional às novas exigências do setor, valorizando mais a profissão. Corretores de imóveis que se adequarem a essa nova realidade terão vantagem competitiva, uma vez que o mercado tende a favorecer profissionais com mais credibilidade e conhecimento.

 

Qual o impacto desse projeto no mercado e nas oportunidades para corretores?

 

A modernização da regulamentação se compromete a impulsionar não somente a profissão de corretor de imóveis, como também a dinâmica do mercado imobiliário. Com a maior qualificação dos profissionais, a intermediação de negócios tende a se tornar ainda mais estratégica, eficiente e segura, trazendo benefícios tanto para corretores quanto para clientes. Além disso, as imobiliárias também ganham com um setor mais profissionalizado, onde a confiança e a transparência passam a ser diferenciais competitivos.

 

A criação de novos níveis de especialização e a exigência de formação superior ajudam a elevar o reconhecimento da categoria, valorizando o trabalho dos corretores e ampliando suas oportunidades de atuação. Logo, profissionais que se anteciparem a essas mudanças terão uma vantagem competitiva importante, uma vez que o mercado tende a favorecer profissionais que demonstram mais conhecimento e preparo.

 

Além disso, uma legislação mais robusta e fiscalização mais eficiente ajudam o setor a ganhar ainda mais credibilidade. Todas essas mudanças podem abrir portas para novas parcerias, além de atrair investimentos internacionais, fortalecendo ainda mais o mercado imobiliário brasileiro em um cenário global. A valorização da profissão também pode estimular o ingresso de novos talentos na área, criando um ambiente ainda mais dinâmico e inovador.

 

Novo cenário para o mercado imobiliário

 

Como podemos notar até aqui, o novo projeto do Cofeci-CRECI tem o potencial de estabelecer uma nova fase para o mercado imobiliário e os profissionais de corretagem no país. Afinal, com a exigência de maior capacitação, novas especificações e um mercado mais regulamentado, a profissão se torna mais valorizada e, principalmente, respeitada. Os corretores que se ajustarem com rapidez a todas as mudanças poderão ampliar suas oportunidades e reconhecimento no setor, conseguindo uma vantagem competitiva.

 

A regulamentação da legislação não será benéfica somente para seus profissionais, uma vez que o mercado imobiliário como um todo será muito fortalecido. Isso porque torna os processos mais seguros, permite maior transparência e uma intermediação mais estratégica, criando um ambiente mais confiável para imobiliárias, investidores e clientes.

 

De todas as mudanças que esse setor já passou, essa modernização é o estímulo que faltava para criar um futuro ainda mais promissor.

 

A Nova Época espera ter esclarecido as novas mudanças do Cofeci-CRECI, mas, em caso de dúvidas, é só falar com um dos nossos corretores. E, se você está pensando em se tornar um corretor de imóveis, entre no site da nossa imobiliária para saber mais detalhes!

 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":