Entenda como escolher uma imobiliária para vender, alugar ou comprar um imóvel

Colocar um imóvel à venda ou para locação e comprar um não é uma tarefa tão simples quanto parece. Isso porque, se você não tiver cuidado, pode ser mais fácil do que imaginamos ver o sonho de comprar um imóvel se tornar um pesadelo. Além disso, no caso de quem está vendendo o imóvel, encontrar o comprador certo e de crédito confiável também é um verdadeiro desafio, assim como encontrar um locatário de confiança que vai cuidar do imóvel como você cuidaria. 


Levando isso em consideração, poder contar com uma boa e confiável imobiliária vai ajudar a garantir o sucesso das negociações e os cuidados necessários para que tudo dê certo. A imobiliária não é importante somente na hora da intermediação entre o proprietário e o interessado, vai além. A intermediação de um profissional deste mercado deve passar, também, pela administração e manutenção do imóvel, atendimento ao cliente e credibilidade no mercado.


Por isso, encontrar a imobiliária ideal para você e suas necessidades pode fazer toda a diferença entre uma transação satisfatória e um imóvel parado, que não consegue ser vendido ou alugado. Esse relacionamento da imobiliária com o proprietário do imóvel pode gerar tanto uma parceria agradável e rentável para ambos como uma experiência burocrática e nada transparente. Fazer uma boa escolha é fundamental para ter uma boa e bem sucedida experiência, por isso, é essencial avaliar uma série de atributos.


Transparência, credibilidade e agilidade são alguns dos principais atributos que devem ser avaliados por qualquer investidor. Os outros fatores a serem avaliados vai depender diretamente do objetivo e do perfil de cada investidor e das características do imóvel em si. Para te ajudar com a sua decisão, a Nova Época Imóveis separou os principais fatores que devem ser observados e analisados sobre como escolher uma imobiliária na hora de fazer transações imobiliárias. Em caso de dúvidas ou se você está pensando em comprar ou vender um imóvel, fale com um dos nossos profissionais para realizarmos esse sonho juntos!


Dicas de como encontrar a imobiliária ideal 


1. Pesquise as imobiliárias que atuam na região do seu imóvel


Nossa primeira dica, e o primeiro passo a ser tomado na escolha da imobiliária ideal para te ajudar com sua transação, é entender quais são as opções de empresas que atuam na região do seu imóvel. Isso porque não adianta escolher uma imobiliária de renome no mercado, que muitos conhecidos recomendam pelo excelente serviço, se ela não atua nas regiões onde você precisa. 


2. Avalie a credibilidade da empresa no mercado


Avaliar a reputação da imobiliária que te interessa é essencial antes de tomar qualquer decisão. O mais básico é verificar se a empresa imobiliária e seus corretores possuem registro em conselhos de classe, como o CRECI. Além disso, busque referências, tanto de conhecidos que já foram clientes como em buscas pela internet. Observar características como um bom site, redes sociais ativas e com bom engajamento, também são indícios essenciais de que é uma empresa sólida.


Ademais, as imobiliárias tradicionais costumam ser mais regionais, apostam em uma plataforma digital mais consolidada, com grande presença em várias cidades, uma garantia a mais da lisura dos processos e da estrutura para resolver possíveis problemas. 


3. Observe a qualidade dos anúncios de imóveis da empresa


Para que seu imóvel seja bem-visto e receba boas propostas, a divulgação é um ponto fundamental e precisa ser feito corretamente. Por isso, procure saber qual a abordagem dos anúncios da imobiliária que te interessa e se ela está alinhada com suas necessidades. Outro fator importante é entender se a comunicação é direcionada ao público-alvo que você visa para sei imóvel. 


Além disso, não deixe de analisar se a divulgação feita pela imobiliária é feita nos principais canais de comunicação, como as redes sociais e plataformas online de locação e venda de imóveis conhecidas. 


4. Analise a transparência e a agilidade da imobiliária


Dores de cabeça com questões burocráticas em transações imobiliárias podem ser evitadas aderindo um parceiro de negócios que preze pela transparência e pela agilidade na hora de firmar seus contatos. Verifique se a imobiliária realiza uma análise de crédito detalhada da pessoa interessada no imóvel, além de fornecer assessoria que oferece suporte jurídico e dar informações claras que chegam de maneira direta, evitando que o negócio seja atrapalhado por pequenas burocracias.


5. Verifique as certificações da imobiliária


É certo que uma empresa preocupada em oferecer serviços com a melhor qualidade procura obter as certificações e os selos de qualidade que comprovam seu comprometimento com o mercado e seus clientes. Por isso, procure por uma imobiliária com boa reputação em sites de avaliação e tradição no mercado. Além disso, observe se a empresa possui a certificação do CRECI, já mencionada aqui, pois ela é fundamental para que a imobiliária seja de confiança.


6. Avalie a comunicação digital da empresa


Na era cada vez mais digital em que vivemos, é essencial que a empresa imobiliária que você gostaria que administrasse seu imóvel tenha um bom posicionamento de comunicação digital. Por isso, procure as redes sociais da imobiliária e veja como ela se comunica com seus seguidores. É importante que tudo isso esteja alinhado com suas expectativas. Tudo isso pode ser um diferencial para que seu imóvel se destaque nas tantas opções disponíveis na web.


7. Analise as taxas e performances da imobiliária
Intermediar a relação entre o proprietário e o interessado em comprar ou alugar um imóvel naturalmente tem um custo. Por isso, antes de tomar qualquer decisão com a imobiliária, observe quais as taxas que serão cobradas por ela e como vão incidir. Porém, isso não significa que você deve escolher sempre a imobiliária com a menor taxa, afinal, sabemos que o barato às vezes sai caro.


Pesquise se a cobrança é condizente com a qualidade do serviço e a segurança oferecidos, verifique a performance da imobiliária, com dados que podem ser determinantes para sua escolha, a fim de evitar gastos desnecessários e prejuízos com o imóvel vazio.


8. Fique atento no atendimento ao cliente
É imprescindível que uma boa imobiliária ofereça um bom atendimento ao cliente. Por isso, procure fazer uma visita à unidade que vai administrar seu imóvel e fique atento à velocidade e agilidade do mesmo. A pessoa interessada no seu imóvel também vai ser atendido ali, por isso, garantir que você escolheu uma empresa com uma boa experiência é fundamental para facilitar o fechamento do negócio.


A Nova Época Imóveis espera que essas dicas ajudem na próxima vez que você estiver procurando por uma imobiliária para vender, comprar ou alugar um imóvel. Não esqueça de conferir nosso site, lá temos mais de 17 mil imóveis em todas as regiões do Rio disponíveis. Fale com um dos nossos corretores e vamos realizar esse sonho juntos!

 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Ao enviar, aceito a Política de Privacidade