Entenda como escolher eletrodomésticos eficientes para reduzir o consumo de energia

Você sabe como escolher aparelhos eletrodomésticos que consomem menos energia? Em um mundo cada vez mais consciente da importância da sustentabilidade, é normal que o consumo de energia tenha se tornado um tópico crucial. Por isso, é essencial compreender como podemos reduzir nosso consumo de energia para economizar dinheiro, como reduzir nossa pegada de carbono e garantir um suprimento de energia sustentável no futuro.


Muitas pessoas não sabem, mas poupar energia é uma decisão que começa no momento da escolha dos produtos que vão entrar em casa. Um dos maiores segredos para a compra inteligente nesse caso está nos dados sobre a eficiência energética que acompanham cada um dos aparelhos. Porém, é importante ter atenção, pois as atuais etiquetas que existem nos equipamentos atualmente não estão atualizadas e podem induzir ao erro.


Para quem não está familiarizado, a eficiência energética dos produtos é classificada segundo uma variação de cores que vão do verde ao vermelho, juntamente com letras que vão de A a E, sendo A o mais econômico e E o menos econômico. Porém, podemos observar que muitos equipamentos são atualmente classificados na categoria A sem necessariamente serem os mais eficientes, por isso, é importante estar sempre atento e conhecer esses fatores.


Pensando nisso, a Nova Época Imóveis preparou esse post para explicar de uma maneira mais abrangente como escolher os eletrodomésticos mais eficientes e adotar medidas práticas que vão te ajudar a reduzir o consumo de energia na sua casa. Essas dicas são valiosas não só para economizar energia e dinheiro, mas também para contribuir na construção de um futuro mais sustentável. Para mais dicas sobre casa, decoração e mercado imobiliário, não deixe de acompanhar nosso blog.


Por que é importante reduzir o consumo de energia?


Antes de mais nada, é primordial compreendermos a importância de reduzir o nosso consumo de energia em casa. O consumo excessivo, além de aumentar as contas de energia, também contribui para a emissão de gases de efeito estufa que podem causar mudanças climáticas sérias. Além disso, a crescente demanda por energia coloca ainda mais pressão sobre os nossos recursos naturais, como água e combustíveis fósseis, que são finitos, é importante destacar!


Dicas de como escolher eletrodomésticos certos para economizar energia em casa


Agora que entendemos a importância da economia de energia em casa, vamos falar sobre como escolher os aparelhos eletrodomésticos certos para isso. Aparelhos que precisam fazer algum tipo de mudança de temperatura, como uma estufa elétrica ou geladeira, por exemplo, exigem muita energia para executar essa função. No entanto, mesmo estando ligadas o tempo todo, ainda é possível diminuir o consumo controlando sua potência.


Aqui vamos listar algumas estratégias para reduzir o consumo de energia elétrica em casa e no seu estilo de vida.


Analise as características certas na hora de comprar um eletrodoméstico


Nossa primeira dica é que você confira a potência do aparelho, que costuma ser informada no manual e no próprio produto. Para calcular o gasto de energia de uso durante o período de uma hora, por exemplo, é preciso diminuir a potência do equipamento por 1.000 e multiplicar pela tarifa de energia da sua companhia. Você pode consultar a tarifa da sua região na sua conta de luz ou acessando o site da ANEEL. 


Use uma iluminação eficiente em casa


A iluminação é uma das partes mais significativas do consumo de energia elétrica em muitos lares. Por conta disso, nossa dica é que você procure considerar a troca de lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED, que tem um consumo muito menor. Além de elas usarem menos energia, elas também são conhecidas por durarem muito mais.


Tenha isolamento térmico em casa


Outra dica importante é que você procure melhorar o isolamento térmico da sua casa, afinal, isso será de grande ajuda para manter a temperatura interna mais estável e agradável. Dessa forma, você pode reduzir a necessidade de aquecimento ou de resfriamento excessivos, dependendo da época do ano e de onde você mora. 


Procure escolher eletrodomésticos eficientes


Ao comprar eletrodomésticos novos, uma dica importante para economizar energia é que você procure escolher modelos com classificação energética elevada. Isso porque esse tipo de aparelho costuma consumir menos energia ao longo do tempo, sendo muito vantajoso na hora de pagar as contas.


Faça o uso consciente dos eletrônicos


Pode parecer bobeira, mas essa é uma dica muito importante para reduzir o consumo de energia. Procure desligar os aparelhos eletrônicos quando não estiverem sendo usados. Uma boa ideia é usar uma régua de tomadas com interruptor para facilitar o desligamento de vários dispositivos de uma só vez. 


Faça o aproveitamento da energia solar


Os painéis de energia solar são um investimento maravilhoso nas residências, pois são uma ótima alternativa para gerar sua própria energia limpa e economizar a longo prazo. 


Dicas de como escolher os eletrodomésticos eficientes para menor consumo de energia


Sabemos que a tecnologia avançou de forma notável nos últimos anos, trazendo vários eletrodomésticos que não só ajudam a facilitar nossas vidas, como também minimizam o impacto ambiental e reduzem de maneira significativa os custos de energia em casa. Agora daremos algumas dicas de como escolher eletrodomésticos eficientes que vão ajudar a reduzir o consumo de energia da sua casa:

 

  • Classificação energética – fique atento à etiqueta de classificação energética em todos os eletrodomésticos que te interessarem. Conforme dissemos no começo desse post, ele pode variar de A +++ (o mais eficiente) a E (o menos eficiente). Procure escolher modelos com classificação A ou superior sempre que possível;
  • Consumo anual de energia – também é importante verificar o consumo anual de energia em quilowatts-hora (kWh) estimado para o aparelho que te interessa, pois, quanto menor o valor, mais eficiente ele é;
  • Tamanho adequado – procure dar preferência para eletrodomésticos que atendam às suas necessidades reais, pois um aparelho muito grande pode acabar consumindo mais energia do que o necessário;
  • Tecnologia inverter – eletrodomésticos com tecnologia inverter, como geladeiras e condicionadores de ar, ajustam automaticamente a potência para manter as condições ideais, o que é de grande ajuda para economizar energia;
  • Refrigeradores e freezers – procure optar por modelos com isolamento mais eficiente, selagem hermética e termostato ajustável, além de manter a porta bem fechada e evitar abrir o refrigerador com muita frequência, pode parecer que não, mas isso gasta muita energia;
  • Características de economia de energia – não deixe de verificar se os eletrodomésticos possuem recursos de economia de energia, como ciclos de lavagem rápida em máquinas de lavar e secadoras ou modos de suspensão em televisões e computadores.
  • Lavadoras e secadoras – dê preferência para máquinas de lavar com configurações de água e temperatura ajustáveis, além de usar o modo de carga total para reduzir a quantidade de lavagens. Nas secadoras, tente limpar regularmente o filtro e seque cargas completas;
  • Fornos e fogões – escolha fornos com isolamento eficaz e fogões com elementos de aquecimento que aqueçam rapidamente. Além disso, use recipientes que se ajustem ao tamanho das panelas e tampe as panelas durante o cozimento.


A Nova Época Imóveis espera que essas dicas te ajudem na hora de escolher os eletrodomésticos mais econômicos para a sua casa, assim, você pode ajudar não só o seu bolso, como também o meio ambiente! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Ao enviar, aceito a Política de Privacidade