Entenda a importância e conheça as vantagens de manter uma boa comunicação imobiliária

Para ter sucesso no mercado de imóveis, você vai depender, em grande parte, de uma comunicação imobiliária bem feita, focada em manter um bom relacionamento com o cliente e focada em resultados. Isso porque a comunicação com o cliente começa no momento em que ele entra em contato com o corretor, seja pessoalmente, por telefone ou até mesmo pelas redes sociais, através do site da imobiliária ou de um anúncio. 


Por conta disso, diversos cuidados devem ser tomados para que seja possível estabelecer uma comunicação eficaz e estratégica. Relacionado a isso, em cada etapa do processo da venda é preciso agir de maneira que demonstre ou reforce a importância que o profissional dá ao cliente. Além disso, transmitir a mensagem correta da maneira certa torna mais fácil e positivo o processo de busca por um imóvel. 


Dessa forma, se constrói um ambiente favorável que incentiva o cliente a comprar uma propriedade. Logo, proporcionar experiências positivas durante a negociação, mandar a informação correta e comunicar de forma perspicaz e inteligente podem ser estratégias decisivas para impulsionar as vendas. 


Pensando nisso, a Nova Época Imóveis trouxe esse post para falar sobre a importância e as vantagens de manter uma boa comunicação imobiliária com seus clientes, para te ajudar a aprimorar seus resultados a partir do melhor relacionamento com os clientes. Para mais dicas sobre o mercado imobiliário ou sobre corretagem, não deixe de conferir nosso blog! Nele tem tudo o que você precisa saber sobre esse setor do mercado.


A importância da comunicação imobiliária


Realizar um bom negócio imobiliário envolve, principalmente, cultivar o melhor relacionamento possível com seus clientes. Isso se deve ao fato de, muitas vezes, uma mesma pessoa realizar uma ou duas compras de imóvel durante a vida, sem contar a famosa propaganda de boca a boca, onde seus clientes irão te recomendar para amigos e familiares. Isso tudo torna o processo mais delicado. 


O corretor de imóveis é um especialista no mercado imobiliário que se compromete com o importante papel de conduzir o cliente na busca pelo melhor negócio. Saber como se comunicar com o cliente é fundamental para que o corretor passe tranquilidade, segurança e transparência na hora da transação. 


Dicas para manter uma boa comunicação imobiliária


1. Invista em comunicação visual online e offline 


Para passar a mensagem que você quer, é imprescindível que todos os elementos que tenham a identificação da imobiliária que você representa possuam uma identidade própria e sejam agradáveis para seus clientes. Por isso, é importante levar em consideração as cores usadas, as fontes escolhidas e as imagens que aparecem em cada uma das peças, independente da peça de comunicação. 


Outro ponto fundamental é que sua comunicação offline também esteja em harmonia com a online, dessa forma, tenha cuidado de usar os mesmos elementos no layout do portal imobiliário e nas postagens das redes sociais. Logo, podemos concluir que é primordial pensar em cada elemento para construir uma imagem única que possua características próprias e identifique sua imobiliária. 


2. Cuidado com o atendimento ao telefone


Pelo contrário do que muitos pensam, as ligações ainda são ferramentas essenciais de comunicação entre os corretores de imóveis e seus clientes. Isso porque qualquer deslize que aconteça durante um atendimento pode decidir o futuro das suas negociações, desmotivando ou não o cliente e até mesmo enfraquecer a confiança que ele está depositando em você e no seu trabalho.


Por isso, é essencial que a forma como o profissional se apresenta seja bem pensada e transmita realmente o que o profissional é e quer comunicar. Lembre-se: uma ótima dica é que você construa um roteiro que possa te ajudar a dar um caminho para a sua ligação, dessa forma, você sabe para onde seguir com o cliente. 


3. Saiba com que está falando 


Uma dica fundamental para te ajudar com sua comunicação imobiliária é definir bem os públicos para os quais você vende e entender o que eles desejam comprar. É importante, ainda, que, ao entrar em contato com você, o possível comprador já seja cadastrado no seu sistema de gestão de relacionamento com o cliente. Dessa forma, você sabe com quem está falando e pode argumentar de forma inteligente e estratégica. 


Usar de todas as possibilidades que um CRM oferece é primordial para que você realize suas negociações de forma mais simples e, ao mesmo tempo, mais eficiente. 


4. Adapte sua linguagem


Conversar com clientes diferentes vai demandar tipos diferentes de comunicação. Quem não tem nenhuma experiência com o mercado imobiliário, no caso os clientes, precisa que as informações sejam mais detalhadas, de forma que ele compreenda os desdobramentos e consequências das suas decisões.


Já aqueles clientes mais acostumados com os trâmites do mercado, que já passaram por esse processo mais de uma vez, por exemplo, o detalhamento não é tão recomendado. Isso porque ele demanda mais objetividade. Por conta disso, o corretor de imóveis deve definir sua estratégia de comunicação a partir da identificação do perfil do cliente. 


Vantagens de ter uma boa comunicação imobiliária


1. Facilita a aproximação com o cliente


O sucesso de um negócio imobiliário vai depender de um processo um pouco mais complexo de relacionamento com o cliente. Somente o primeiro contato do corretor com o cliente não basta para concretizar uma venda, por exemplo. É necessário cultivar uma relação e criar confiança.


Uma comunicação imobiliária adequada é a ferramenta ideal para esse papel. Para isso, é preciso compreender o estágio em que o cliente se encontra no funil de vendas, assim, você pode comunicar de maneira correta e objetiva. Essa é a forma mais eficiente de cativar o cliente e fechar negócio. 


2. Alimenta a confiança do cliente


A confiança do cliente no corretor de imóveis é, com certeza, um dos fatores decisivos na hora de fechar um negócio. Nesse aspecto, um profissional do setor que sabe com quem e como se comunicar adequadamente tem um caminho a seguir.


Estar sempre disponível, de acordo com os horários e dias comerciais, ser ágil e proativo na sua comunicação vai contar muitos pontos na hora de  ajudar o corretor a conquistar a confiança do cliente. Muitas vezes o que o cliente precisa é alguém que o conduza na jornada de compra do imóvel, porém, é preciso muita confiança para que ele se convença de que está trilhando o melhor caminho. 


3. Ajuda a fidelizar clientes


Fechar o melhor negócio é sempre o principal objetivo do cliente. No entanto, isso não é tudo o que ele deseja. Um bom atendimento imobiliário, que deixa clara a intenção de proporcionar a melhor experiência possível ao cliente, é essencial para garantir sua fidelização no final. 


Essa deve ser uma das preocupações do corretor durante seu processo de comunicação e negociações com os clientes. Inclusive, a fidelização dos clientes deve ser mais abrangente do que o processo de venda propriamente dito, procurando cultivar e manter os contatos como uma referência. 


4. Garante a melhor experiência para o cliente


Adquirir um imóvel é um investimento de grande repercussão na vida das pessoas, que envolve um grande número de etapas e processos que podem até, de certa forma, assustar o cliente. A boa comunicação imobiliária tem um importante papel no esclarecimento de todos os passos da negociação, apresentando os objetivos e desdobramentos de cada decisão. 


Além da segurança, essa transparência ainda confere ao cliente a melhor experiência possível na compra do imóvel que, muitas vezes, representa a realização de um sonho. 


Entendeu a importância de sempre procurar investir na comunicação? Afinal, ela é a base de qualquer negócio! Para mais informações ou caso você esteja interessado em ingressar na carreira de corretor imobiliário, fale conosco! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho