Energia solar: entenda as vantagens de adotar esse método na sua casa

16/10/2020min de leitura

Adotar ideias sustentáveis na sua casa não é um assunto novo por aqui. Como dito no post que fizemos sobre Imóveis Sustentáveis, cada dia mais pessoas têm se preocupado em fazer sua parte para ajudar o meio ambiente. A energia solar é uma das alternativas mais conhecidas para ajudar a poupar o planeta e uma das que têm mais vantagens para você e seu imóvel.

Com o enorme potencial energético solar em toda a extensão do país e o crescente interesse não só da população, mas também da maioria das empresas e de gestores públicos em aproveitar todos os recursos sustentáveis para economizar nas contas e contribuir com a construção de um país mais sustentável, a adoração de painéis solares está se tornando uma prática cada vez mais comum.

Muito conhecida, a energia solar tem sua credibilidade, porém muitas pessoas ainda têm suas dúvidas e não sabem muito bem como esse recurso funciona. Para te ajudar a entender como a energia solar funciona e suas vantagens, a Nova Época trouxe esse post para enumerar esses pontos e falar das questões que envolvem esse recurso. Não deixe de visitar nosso site e, em caso de dúvidas, entre em contato conosco.

O que é a energia solar?

A energia solar fotovoltaica faz o uso de painéis especiais que possuem células fotovoltaicas, que são nada mais do que dispositivos semicondutores com a capacidade de captar a luz solar e transformá-la em energia elétrica de forma direta. Sendo uma energia 100% limpa, ao contrário da grande maioria de outras fontes produtoras, é um dos recursos sustentáveis mais recomendados.

Tendo o sol como fonte, esse recurso é considerado totalmente renovável, ou seja, a economia de luz que você fará é um dos pontos mais positivos em adotar esse tipo de energia, não agredindo o meio ambiente e sendo uma forma de economizar.

Vantagens da energia solar

1.Economia na conta de luz

Como dito acima, essa é uma das principais vantagens e dos maiores atrativos desse recurso. Com o uso desse sistema, é possível chegar a 90% de economia e o investimento nele costuma sair por aproximadamente 15 mil reais para um imóvel da média brasileira, para uma família de quatro pessoas.

O consumo de potência costuma variar de acordo com o tamanho do imóvel e com os equipamentos usados pela família, pois dependendo é necessária uma quantidade maior de módulos fotovoltaicos e isso pode acabar encarecendo o processo. Por isso, antes de adotar esse recurso, pesquise, entenda suas vantagens e desvantagens e analise se a energia solar será uma vantagem para você.

2. Pouca manutenção

Outra vantagem de usar um sistema solar residencial é que seu período de manutenção é considerado baixo, podendo ser usado por longos períodos de tempo sem revisão. Além disso, a limpeza dos módulos é simples e pode ser feita pelo próprio consumidor, sem necessidade de contratar uma empresa própria para isso, o que ajuda a reduzir consideravelmente as despesas.

Além da manutenção espaçada, a limpeza dos módulos também não precisa ser feita a todo momento, já que até mesmo a chuva ajuda na limpeza da poeira. Porém fique atento, pois ao menos uma vez por ano deve ser feita uma inspeção elétrica do sistema desse recurso, assim, ele pode seguir trabalhando com qualidade.

3. Vida útil longa

Depois de instaladas suas placas fotovoltaicas, seu período de vida útil é considerado longo se comparado a outros recursos elétricos: elas duram entre mais ou menos 25 e 30 anos. Caso sua instalação chegue ao vigésimo quinto ano de utilização, ainda assim é provável que ainda reste 80% das suas funções sadias em comparação com o dia da sua instalação inicial.

4. Retorno do investimento em curto prazo

Como já dito acima, para utilizar esse sistema residencial é preciso um investimento inicial. Porém, não precisa se preocupar, pois o retorno desse investimento não demora para voltar e esse novo equipamento se paga em um prazo curto de 4 a 7 anos, dependendo de como os moradores utilizam a energia. Depois desse período, a economia se tornará lucro.

5. Valorização do imóvel

Adotando esse tipo de energia, você pode ajudar seu imóvel a se valorizar em até 10% do seu preço inicial. Ou seja, além de ser um investimento que garante a economia de energia e no seu orçamento, você também tem um sistema que faz com que a sua propriedade valha um pouco mais.

Com isso, a Nova Época espera ter te ajudado a entender como funciona a energia solar e quais suas maiores vantagens. Não se esqueça que além de economizar, você ainda pode ajudar o planeta com o uso desse recurso. E você, já pensou em começar novos hábitos para ajudar a melhorar nossa qualidade de vida?

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":