Economia de água: saiba suas vantagens e conheça dicas que podem te ajudar em casa

08/10/2021min de leitura

Você sabia que o Estado do Rio é o que mais consome água no país? E que essa média gasta é o dobro do recomendado pela ONU? Segundo pesquisas do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento), o Rio é o Estado com maior consumo per capita do país e esse número é ainda maior quando levamos em consideração apenas a capital, sendo o consumo do Estado mais de 50% que a média nacional.

Água é um recurso que não podemos viver sem, porém, finito. Por isso economizar água é sempre um assunto em pauta. Temos que ser mais conscientes e limitar nosso consumo diário para evitar desperdícios, assim, podemos garantir seu acesso às gerações futuras. Portanto, é muito importante pensar como evitar o desperdício de água.

Na hora do banho, ao escovar os dentes ou lavar as mãos, quando for colocar água nas suas plantas ou limpar sua casa ou apartamento, é importante termos consciência de usar somente o necessário sem desperdícios, afinal, reduzir o consumo de água é uma questão de hábito. Pensando nisso, a Nova Épocatrouxe algumas dicas bem simples para te ajudar a economizar água em casa. Não só o meio ambiente vai agradecer, mas seu bolso também!

1.Lave sua roupa de forma consciente

Lavar a roupa é um exemplo de atividade caseira que pode acabar em desperdício de água se não feita de uma forma mais ecológica. Para evitar grandes gastos de água, o recomendado é que você procure sempre usar sua máquina de lavar roupas na capacidade máxima, assim, ao invés de lavar poucas roupas em sequência você lava todas ao mesmo tempo, evitando gastar muita água.

Outra dica é, se possível, tentar usar a máquina de lavar roupas com menos frequência. Além disso, usar produtos de boa qualidade que tiram manchas de forma rápida e eficaz para que você evite ter que repetir o ciclo de lavagem também ajuda muito!

2. Diminua seu tempo debaixo do chuveiro

Você sabia que um banho de 15 minutos gasta em média 240 litros de água? Agora se você reduzir esse tempo para 5 minutos, isso corresponde a uma economia de água de 96 litros. Por isso é muito importante ensinarmos e incentivarmos as crianças a diminuírem o tempo que passam no banho. Criar competições para ver quem toma banho mais rápido, valendo um prêmio para o ganhador, é uma ótima dica para usar com os pequenos.

Uma dica para você que toma banho quente é investir em um chuveiro elétrico, já que é uma opção mais econômica por ele ter uma vazão menor e conseguir esquentar mais rápido a água do que os aquecedores, evitando que você deixe a água rolar aberta até que ela esquente.

3. Desligue a água ao lavar a louça

Uma boa dica na hora de lavar louça para evitar gastar muita água é tirar dos pratos, dos talheres e das panelas restos de comida, assim como deixar de molho aqueles utensílios que podem dar mais trabalho por estarem engordurados ou por terem muitos resíduos de comida grudados. Com isso, você evita deixar a torneira aberta enquanto luta para deixar tudo limpo, só precisando abri-la quando para o enxágue final.

Para quem tem uma lava-louças, a dica da máquina de lavar também vale! Ou seja, espere juntar uma quantidade considerável de louça para usá-la. É verdade que a lava-louças ajuda a economizar água, porém ela tem suas vantagens e desvantagens e seu ciclo pode usar até 30 litros de água.

4. Feche a torneira na hora de escovar os dentes

Você sabia que a cada minuto com a torneira aberta são gastos 6 litros de água? Por isso é muito importante adquirir o hábito de manter a torneira fechada enquanto escovamos nossos dentes para uma maior economiza de água, por isso, ensine as crianças a se acostumarem a fechar a torneira quando não a estiverem usando. O mesmo é válido para os homens na hora de se barbear, se a torneira não está sendo usada desligue-a!

Ao escovar os dentes e se barbear lembre-se: só abra a torneira para o enxágue bucal e para lavar o rosto, o meio ambiente agradece.

5. Dê preferência ao balde na hora de lavar o carro

É verdade que a mangueira parece uma opção muito mais prática na hora que você vai lavar seu carro, mas não é a maneira ideal de fazer essa tarefa. Uma mangueira gera, em média, um desperdício de 300 litros de água a cada 10 minutos! Por isso, quando for lavar seu carro, dê preferência ao uso de balde para o enxágue.

Ao usar um balde para lavar seu carro você evita deixar água correndo enquanto você ensaboa seu veículo, o que ajuda a reduzir consideravelmente seu consumo de água.

6. Use produtos de limpeza de qualidade e apropriados

É um fato que precisamos de água para limpar nossa casa ou apartamento, mas com os métodos e produtos adequados é possível deixar a casa limpa e organizada sem precisar usar muita, ou até mesmo nenhuma, água! Usando os produtos adequados você consegue evitar o uso de água na limpeza de vidros e espelhos. Além disso, os produtos concentrados gastam 40% menos água na sua fabricação, o que te ajuda a economizar água até antes de abrir a torneira.

O primeiro passo para isso é investir em produtos de limpeza para casa, principalmente para cozinha e banheiro. Por serem as áreas mais molhadas, é comum termos a tendencia de limpar esses cômodos com água, coisa que nem sempre é necessário. O ideal é investir em produtos específicos para remoção de gordura, para limpar sujeitas mais pesadas e para remover os resíduos mais resistentes que não precisam de enxágue, ajudando na sua economia.

7. Faça uso de eletrodomésticos e equipamentos com uso de água reduzido

Na hora de comprar novos eletrodomésticos e bens para seu imóvel, tente dar preferência para os mais eficientes no quesito de economia de água, principalmente máquinas de lavar louça e roupa, torneiras e vasos sanitários.

Usar uma válvula de descarga corretamente regulada e adequada também é uma boa dica para evitar o desperdício de água, pois uma descarga comum gasta de 9 a 12 litros por uso. Pensando nisso, tenta dar preferência a vasos sanitários com caixas acopladas e opte por válvulas de duplo acionamento, pois elas gastam de 3 a 6 litros por descarga.

8. Fique de olho em vazamentos

Os pingos de uma torneira mal fechada podem parecer inofensivos, porém somados no longo de um ano podem gerar um desperdício de 16 mil litros de água, equivalente a um reembolso extra de aproximadamente R$ 1.200,00 na sua conta. Se você quer saber como evitar o desperdício de água da maneira mais simples, não se esqueça de apertar bem as torneiras ao fechá-las e não deixe de procurar por vazamentos, pelo seu imóvel, que devem ser reparados o mais rápido possível.

Com essas dicas ecológicas bem simples nós da Nova Época esperamos ter ajudado a entender como é fácil economizar água. Lembre-se: os hábitos começam em casa!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":