Dicas para manter seu banheiro sem janela sempre limpo e arejado

25/05/2022min de leitura

Sabemos que espaços úmidos e mal ventilados são mais propícios para o aparecimento do mofo, que é prejudicial à saúde. Por isso, limpar e arejar ambientes pouco ventilados, como um banheiro sem janela, por exemplo, é essencial. Principalmente para quem mora em imóveis mais compactos, ter um banheiro sem janela é bem comum e resultado de uma necessidade arquitetônica, pois ajuda a aproveitar melhor os espaços na hora da construção.


Para aqueles que moram em imóveis com banheiros sem janela, a maior dificuldade certamente é a manutenção do ambiente, tanto no sentido estético, quanto infraestrutural e sanitário. Isso porque a decisão de não colocar o meio mais efetivo de ventilação nesse cômodo é uma decisão deliberada, porém, os próprios projetistas concordam que não é ideal já que causa mais umidade e, consequentemente, contribui para o surgimento de mofo que não só dá um aspecto desagradável a paredes e objetos, mas também podem prejudicar a saúde.


Caso você esteja à procura de soluções para manter seu banheiro sem janela sempre limpo e arejado, esse post é para você! A Nova Época Imóveis elaborou uma lista com algumas dicas que vão te ajudar na manutenção sanitária, ajudando a manter seu banheiro sem janela livre de mofos e sempre arejado. Para mais dicas de limpeza ou decoração, não deixe de conferir nosso blog


Por que manter o banheiro sempre limpo e arejado é importante?


Antes de enumerarmos nossas dicas, é fundamental falarmos sobre a importância da manutenção de cômodos sem janela, especialmente o banheiro, afinal, esse é o ambiente mais úmido da casa. De acordo com dados do Movimento Construção Saudável, que reúne as principais empresas de impermeabilização do país, cerca de 80% dos imóveis sofrem com infiltrações, um problema que causa umidade e, como consequência, colabora com o surgimento de mofo.


Para os moradores do imóvel, o mofo não só prejudica esteticamente o imóvel, mas também solta esporos que podem prejudicar e muito a saúde, principalmente para quem tem problemas respiratórios. O principal malefício do mofo são as doenças e alergias respiratórias, causadas ou agravadas pelo fungo. Doenças que afetam os olhos e a pele também estão associadas à proliferação de fungos no ambiente. 


Além disso, o mofo pode ser o responsável por doenças mais graves, como uma resposta inflamatória crônica (CIRS) ou pneumonia de hipersensibilidade, que podem causar, ainda, sintomas psiquiátricos e pulmonares, podendo deixar sequelas por toda a vida. Por conta desses perigos, a qualquer sinal de que algo está errado, é fundamental procurar soluções.


Dicas para manter seu banheiro sem janela limpo e arejado


1. Procure manter a porta sempre aberta


A ventilação do ambiente é fundamental para mantê-lo livre de mofo e evitar o aparecimento das colônias de fungos. Por isso, nossa primeira dica é que você procure deixar a porta desse cômodo sempre aberta, quando ele não está sendo usado. Essa é uma solução fácil, prática e sem custos que qualquer um pode adotar em casa. 


2. Invista em plantas na decoração do cômodo


Investir em plantas na decoração pode trazer inúmeros benefícios, tanto para a estética da sua casa como para a saúde dos moradores, porém, as plantas podem ajudar muito mais, pois também são capazes de filtrar o ar e a umidade do banheiro, contribuindo para a prevenção de mofo. 


As plantas tropicais, ou seja, as espécies que gostam de climas mais quentes e úmidos, são as mais adequadas para o banheiro. Nesse ambiente, o ideal é que as plantas fiquem afastadas das paredes para que a umidade não passe para a estrutura do imóvel, por isso, ganchos, vasos e suportes são os mais recomendados nessa situação.


3. Instale um exaustor ou desumidificador


Os exaustores e desumidificadores são aliados indispensáveis para os donos de imóveis com banheiro sem janela, pois oferecem uma solução mais eficiente do que a abertura de corrente de ar por através das janelas. Enquanto o exaustor transfere o ar úmido do cômodo para o ambiente externo, o desumidificador reduz as gotículas de água presentes no ambiente, devolvendo ao espaço um ar com umidade entre 30% e 60%.


A instalação do exaustor deve ser feita com o auxílio de um profissional, que deverá determinar se é melhor fazer a instalação no teto ou na parede, qual o modelo mais adequado para o tipo de revestimento e qual a potência necessária para o ambiente.


4. Use um combo de produtos de limpeza


Manter o banheiro sempre limpo é outra ótima estratégia para impedir o acúmulo de umidade e dos micro-organismos que favorecem o aparecimento de mofo. Por isso, é muito importante ter um bom arsenal de produtos de limpeza e higiene. Para a limpeza diária e semanal desse ambiente, serão necessários água sanitária, saponáceo, desinfetante, tira limo e limpador multiuso.


Caso o mofo já tenha começado a aparecer no seu banheiro, mas ainda é superficial, o ideal é fazer uma remoção com uma solução que pode ser feita de uma parte de água sanitária para três de água, um limpador de superfícies com cloro e uma escova de cerdas duras ou um pano úmido. Não esqueça de usar luvas e máscaras!


5. Mantenha a manutenção em dia


A falta de cuidados com a manutenção da casa, em alguns casos, pode ser outro contribuinte para o aparecimento do mofo em um local úmido, como um banheiro que não possui janelas ou que tem uma má ventilação. Por isso, é fundamental analisar, periodicamente, alguns aspectos, como o telhado e a estrutura do imóvel em busca de infiltrações. Em apartamentos, é importante que a conferência seja feita até pelos vizinhos, pois toda atenção é necessária.


6. Contrate um especialista para ajudar


No caso de ambientes já comprometidos, a melhor opção é chamar um especialista, para que ele possa avaliar o problema e propor a melhor solução para ele. Se a superfície não estiver tomada pelo mofo, uma limpeza com alguns produtos específicos pode ser suficiente. Porém, em casos mais graves, quando o bolor já tomou conta do espaço, por exemplo, pode ser necessário refazer a parede, preparando-a com tintas antimofo e impermeabilizante. 


Banheiros pouco ou mal arejados podem se mostrar prejudiciais à saúde e às condições do imóvel, por isso, procure ficar sempre atento e manter a manutenção desses e outros ambientes mais úmidos da casa em dia! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":