Dicas para inovar a decoração da sua sala de estar sem comprometer seu orçamento

09/06/2022min de leitura

Não há dúvidas que um dos ambientes mais especiais, importantes e frequentados de uma residência, especialmente quando se trata de receber visitas, é a sala de estar, afinal, quem não gosta de descansar nesse espaço depois de um dia cheio no trabalho? Por isso, é fundamental que este cômodo seja visto como um ambiente valioso para proporcionar sensações de aconchego, de conforto e de modernidade.


Nesse sentido, é fundamental mencionarmos a importância de uma decoração cuidadosa na sala de estar e de cada detalhe deste espaço ter um toque da sua personalidade, que faça o ambiente ser reconhecido como um elemento valioso de bem-estar e conforto não só para os moradores, mas também para as visitas. Quando se fala em projeto de decoração para salas de estar, as pessoas costumam associá-lo com uma bela mesa de centro, um lindo e confortável sofá e vasos repletos de flores. Porém, a decoração desse espaço vai muito além disso.


Para te ajudar a modernizar a decoração da sala de estar da sua casa ou apartamento com um toque da sua personalidade, a Nova Época Imóveis trouxe algumas dicas simples e importantes que podem te ajudar com essa missão sem que você comprometa seu orçamento com gastos absurdos. Para mais dicas sobre decoração ou sobre o mercado imobiliário, não deixe de conferir os outros posts que temos no nosso blog!


1. Invista em elementos de decoração artesanais


A sustentabilidade é um assunto muito visado e debatido atualmente, afinal, estamos vivendo uma época repleta de consumo desenfreado e de impactos ambientais. Logo, em tempos de consumo cada vez mais consciente, uma ótima e criativa alternativa para a decoração reaproveitar elementos antigos e transformá-los em artesanais para compor o ambiente.


Uma boa alternativa para a sala de estar é usar mesas e painéis de pallet. Além disso, substituir os vasos de flores tradicionais por garrafas de vidro é outra ótima ideia que pode te ajudar na composição inovadora e “eco-friendly” da decoração. Se você está pensando em criar e montar peças artesanais, feitas a partir do reaproveitamento dos objetos, é fundamental lembrar que é preciso lixar a superfície antes de pintar a peça ou até mesmo usar verniz para preservá-las. 


2. Mude a cor das paredes


Outra dica econômica para mudar e inovar a decoração da sua sala de estar é alterar as cores das paredes através de outras tonalidades, papéis de parede, texturas e até mesmo adesivos, tendências muito usadas no momento. Para essa tarefa, é essencial lembrar das sensações que as cores transmitem, afinal, isso fará toda a diferença na forma como as pessoas se sentem no ambiente.


Tons mais claros e mais suaves, por exemplo, são muito sofisticados e ajudam a desenvolver a sensação de amplitude, de conforto, de tranquilidade e de organização, além de proporcionar mais elegância. Já as cores mais quentes e ousadas, como o rosa, o laranja, o amarelo e outras tonalidades parecidas ajudam a irradiar luz e passam uma sensação de vivacidade, trazendo alegria para o ambiente. 


3. Use almofadas, tapetes e cortinas


Transparecer uma imagem positiva é o principal quando o assunto é sua sala de estar e é possível ter uma sala com esse conceito apenas usado almofadas, tapetes e cortinas. Além desses itens conseguirem transformar o ambiente de uma forma bem positiva, essa é uma ótima ideia para transformar a decoração sem gastar muito com reformas, obras ou mobília nova. 


Caso você queira dar mais leveza ao espaço, almofadas, cortinas e tapetes mesclam facilmente com tons mais vibrantes e com estampas, por exemplo. No caso de sofás que apresentam marcas de uso e desgaste, mantas ou capas de sofá estilosas podem ajudar a proporcionar um ar mais moderno a eles. 


4. Aposte nas estampas


Como mencionamos acima, as estampas são uma ótima maneira de dar mais vida e trazer alegria ao ambiente. É comum que os cômodos mais antigos transmitam uma sensação de ultrapassados, por isso, investir em estampas pode ser uma boa alternativa para renovar e dar um ar mais moderno para a decoração da sua sala.


Nesse cenário, é recomendado que se utilize padronagens diferentes para colorir e alegrar o espaço. Itens menores como almofadas, papéis de parede, cortinas e acessórios estampados ajudam a compor um ótimo mix nos ambientes. 


5. Poltronas e luminárias são peças coringa


A iluminação é tudo em uma sala de estar, sendo um dos principais elementos da decoração deste ambiente. Isso porque ajuda a dar aquele toque que você precisa para deixar a decoração ainda mais inovadora e moderna, além de deixar o espaço mais aconchegante. Nesse sentido, uma boa dica é instalar uma luz central principal e explorar luzes auxiliares com luminárias de mesa, evitando, assim, o exagero e o desconforto visual.


As poltronas são mais um exemplo de peças de decoração que ajudam a dar estilo e personalidade para o ambiente. É um toque a mais para deixar sua sala de estar ainda mais especial. Uma boa ideia é apostar em um sofá mais neutro ou básico e dar destaque para uma ou duas poltronas do mesmo modelo que ressaltam a personalidade de quem vive na casa, além de deixar o ambiente mais aconchegante.


6. Utilize espelhos na composição da decoração


Nossa última, porém, não menos importante dica é o uso de espelhos para a composição da decoração do ambiente da sala de estar. Essa é uma ótima dica especialmente para quem tem uma sala de estar menor e deseja que seu espaço pareça mais amplo, pois o uso de espelhos fará toda a diferença. 


É possível tornar um ambiente maior através de espelhos devido ao reflexo que eles proporcionam, um truque muito usado especialmente em imóveis mais compactos. Por isso, a hora de escolher o melhor local para instalar os espelhos, procure optar pela área mais aberta da sala, que vai ajudar a tornar o truque duas vezes mais eficaz.


Está pensando em inovar e modernizar a decoração da sua sala de estar, mas não sabe por onde começar e não quer gastar muito? É só seguir as nossas dicas que é só sucesso! Além de simples, elas também são muito econômicas e tão efetivas quanto uma reforma! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":