Dicas para escolher móveis para quarto de criança: saiba o que não pode faltar

18/10/2021min de leitura

Decorar um quarto de criança pode se mostrar uma experiência única, pois você precisa olhar para a casa de uma perspectiva nova, ou seja, do ponto de vista da criança para, então, escolher o que parece mais atrativo para ela.

Independentemente do tamanho do quarto que estamos lidando, ter atenção e cuidados especiais com o cantinho do seu filho ou filha é fundamental para você conseguir um bom resultado. Para isso, é importante que você escolha os móveis ideais para o quarto infantil, assim, eles podem te ajudar a criar um espaço aconchegante, divertido e seguro para os pequenos.

É na fase da infância que desenvolvemos nossa criatividade e aprendemos a diferir o certo do errado e é nesse processo de crescimento marcado pelo aprendizado que as crianças entram em contato com novos estímulos. Por isso, é importante montar um quarto que estimule o desenvolvimento das crianças.

Para te ajudar nessa tarefa, a Nova Época Imóveis trouxe algumas dicas de como escolher os móveis perfeitos para o quarto dos pequenos, proporcionando-lhes um lugar completo com muita diversão e personalidade. Não deixe de conferir outras dicas no nosso blog e as ofertas que temos no nosso site, e em caso de dúvidas basta ligar!

Tendências de decoração para quartos infantis

Diferente de alguns anos atrás, quando as referências para quartos infantis em revistas de decorações se limitavam a mostrar apenas as cores azul, rosa e amarelo-claro, usadas para criar um cenário mais suave remetendo uma estética mais clássica, atualmente, com o avanço da internet, os sites especializados e os blogs, as referências são outras. Com isso, as propostas de decoração de interiores passaram por grandes mudanças.

Dessa forma, os quartos infantis passaram a ser muito mais coloridos e divertidos. Hoje suas decorações são mais lúdicas, contando com imagens que representam e são ligadas ao mundo infantil, como super-heróis, princesas e até mesmo animais.

Além disso, as decorações passaram a ser mais educativas, ajudando a ensinar muitas coisas para os pequenos e incentivando a prática de atividades motoras e cognitivas. Tirando essas transformações, você pode seguir as tendências estéticas da moda, como estilo escandinavo ou vintage, para montar um quarto infantil, basta seguir a personalidade da criança.

Outra tendência que chama atenção nas novas decorações de ambientes infantis é a grande variedade de opções tanto de móveis quanto de revestimentos e acessórios. Peças de linhas retas com detalhes especiais, como puxadores coloridos ou que imitam formas e frisos, podem otimizar o espaço do cômodo, em caso de quartos menores, sem tirar o charme da decoração.

Nas paredes o que mais tem feito sucesso são os papéis geométricos, floridos, imitando madeira e com outros desenhos divertidos. Adesivos que podem ser aplicados nas portas do quarto ou de guarda-roupas são outra ideia criativa e divertida de decoração. Além disso, adicionar quadros, cortinas (de meia altura), tapetes e colchas de cama também pode ajudar a dar mais personalidade ao ambiente.

Dicas de decoração de quarto infantil

A primeira dica aqui é: tome cuidado para não exagerar e colocar coisas demais no cômodo, afinal, já colocamos aqui a importância de a criança ter um espaço para se movimentar e poder brincar. O correto é deixar um espaço central livre para as brincadeiras.

Outra dica é deixar reservado no quarto um lugar para os estudos, para a prática de hobbies, como vídeo game, e para as reuniões com os amigos. Posicionar escrivaninhas na frente das janelas pode ser uma boa inspiração, assim como as camas com as laterais encostadas nas paredes são mais seguras e protegem e os tapetes com textura no centro das decorações podem instigar os sentidos.

Móveis que não podem faltar em um quarto infantil

Cama e armários para guardar roupas, sapatos, livros e brinquedos definitivamente não podem faltar em um quarto infantil. Acompanhando eles vêm as mesinhas-de-cabeceira, os gaveteiros e a escrivaninha ou mesa de computador. É importante preparar o ambiente para mais de uma fase da criança, assim, o ambiente montado vai durar bastante tempo.

Em uma decoração de um quarto infantil grande, é possível acrescentar outros móveis não essenciais, mas que vão ajudar a compor o projeto planejado para o ambiente, como estantes, nichos, baús, espelhos, sapateiras, prateleiras, cabideiros, entre outros.

A lista de opções de decoração pode ser interminável, porém é importante que os pequenos possam participar do processo desse planejamento, afinal, vai ser o cantinho deles na casa e quanto mais eles se identificarem com o quarto, melhor para seu desenvolvimento.

Como distribuir os móveis em um quarto infantil

Você sabe qual a melhor maneira de distribuir os móveis em um quarto infantil? Essa pode ser uma dúvida muito frequente, especialmente no caso de pais de primeira viagem e principalmente porque a distribuição dos móveis no quarto da criança pode influenciar no conforto e na funcionalidade desse espaço. Por isso é importante que você fique atento!

Na hora de distribuir os móveis no quarto infantil, lembre-se que você deve deixar um espaço de circulação confortável no ambiente e é por isso que, no caso de um quarto infantil compacto, você deve investir apenas nos móveis essenciais. Pensando na segurança dos baixinhos e para evitar acidentes, as camas nunca devem estar posicionadas embaixo ou próximo de janelas.

A cômoda é outro móvel que, de preferência, deve ser posicionado longe das janelas, para evitar correntes de ar e, em caso de quartos de bebês onde esse móvel também é usado com trocador, pode evitar acidentes.

A Nova Época Imóveis espera ter ajudado com essas referências e que você tenha gostado das nossas dicas. Não deixe de procurar por inspirações na internet para criar um quarto lindo para os pequenos! E não se esqueça de conferir outras dicas no nosso blog e nossas ofertas no nosso site, juntos nós podemos conquistar aquele imóvel dos sonhos.

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":