Dicas para decorar uma sala pequena e conseguir mais espaço

13/08/2021min de leitura

Hoje em dia, os apartamentos pequenos estão muito em alta. Em especial, as razões que levam a isso são as demandas cada vez maiores por casas ou apartamentos em grandes metrópoles e o sonho de conquistar a primeira moradia própria. Afinal, uma metragem menor deixa os imóveis mais acessíveis financeiramente. Como se sabe, a sala é um dos cômodos que têm maior convivência no lar, por isso é fundamental que você conheça dicas para decorar sala pequena e, assim, otimizar espaço e garantir mais conforto e aconchego.

Não precisa se preocupar, pois existem truques incríveis de decoração que vão ajudar a aproveitar o espaço da melhor maneira possível e dar uma sensação de amplitude.

- Pense na paleta de cores

As cores são indispensáveis para ter um ambiente aconchegante e cheio de conforto, e é claro que isso não é diferente para uma sala pequena. Então, para que você consiga um bom resultado, você pode pensar com calma e montar sua paleta de cores antes de dar início ao projeto.

Pare para imaginar uma sala com tamanho reduzido, com cores fortes e escuras. Não é nada interessante, concorda? O ideal é que você escolha tons mais neutros para a base, ou seja, para os móveis e para as paredes, e deixe aqueles tons mais chamativos e vivos para os detalhes e objetos de decoração.

Mas, calma, isso não quer dizer que você não possa usar um tom mais chamativo nas paredes da sua sala. Caso você queira muito uma cor diferente na sua decoração, o ideal é escolher uma superfície para que seja realmente o centro das atenções. Dessa forma, todo o resto fica com as cores neutras, garantindo um bom equilíbrio.

- Padronize o estilo dos móveis

Seguindo ainda a ideia de evitar uma sala carregada, é importante que você defina e padronize um estilo dos seus móveis na sala. Não é bacana, por exemplo, misturar o minimalista com o contemporâneo.

Então, olhe para si e tente encontrar o estilo de móveis que mais lhe deixa feliz. Você gosta de um estilo mais clean, despojado? Ou prefere badulaques, pois isso mostra que as coisas são vividas, por exemplo? Pense com calma e escolha um estilo único.

- Escolha bem o sofá

O sofá é um dos grandes protagonistas de uma sala. Porém, é importante ter muita atenção no momento de comprá-lo para não ter arrependimentos futuramente, ainda mais quando estamos falando de uma sala com pouco espaço disponível.

Mas, afinal, como deve ser o sofá de uma sala pequena? Bom, além de ser bastante confortável, ele precisa harmonizar com o ambiente e, claro, não ser muito grande para não ocupar espaço demais. Uma boa dica é escolher sofás menos robustos, mais claros e que encaixem bem no local para que a proporção com a sala seja mantida.

- Clareie o ambiente

Você quer dar a impressão de que sua sala é maior do que realmente ela é? Então, você precisa clarear o ambiente, investindo em luz natural. Se isso não for possível, opte por alguns itens de iluminação artificial, como spots, luminárias, pendentes e outros que são capazes de proporcionar um espaço com características mais amplas.

- Use os espelhos a seu favor

Use a manipulação visual à vontade na hora de decorar sua sala pequena. Os espelhos são fortes aliados nesse momento, afinal, são fáceis de “enganar” nossos olhos, pois criam a ilusão de que um ambiente é bem iluminado e maior.

Esse é um truque bastante utilizado por hotéis e restaurantes, e pode ser uma excelente opção para as salas pequenas. Lembrando que você pode explorar diferentes estilos e formatos (modernos, com molduras clássicas, sem moldura, entre tantos outros) na sua decoração.

- Tome cuidado com as peças de decoração

Quando chegar a hora de escolher as peças de decoração para a sua salaé importante ter uma atenção especial com as proporções. Os quadros, por exemplo, podem prejudicar o ambiente se forem escolhidos sem planejamento.

Então, caso você fique com dúvidas, pegue um papel com as dimensões da moldura e cole na parede, assim você consegue saber se é grande demais. Um lustre grande demais também pode não ser muito bem-vindo em uma sala com tamanho reduzido.

- Use estantes e prateleiras

Essas dicas para decorar sala pequena, estantes e as prateleiras são sempre muito bem-vindas em uma sala pequena. Além de deixarem a decoração mais elegante, elas acabam dando destaque para objetos especiais do cômodo e são sempre úteis em qualquer local da casa, pois otimizam espaço e servem para guardar seus pertences.

O mais indicado é que elas aproveitem bem a altura da parede e que se encaixem perfeitamente no local onde vão ficar na sala, sem prejudicar demais o espaço. A intenção é que elas ajudem a otimizar espaço, não que atrapalhem.

 

Viu só quantas dicas para decorar sala pequena destacamos aqui? Seguindo todas elas, você vai ter um espaço visualmente agradável e muito mais funcional. E nada como chegar em casa depois de um longo dia de trabalho e descansar em sua sala confortável, lendo um bom livro ou assistindo TV e se sentindo muito bem acolhido, não é mesmo?

 

 

 

 

 

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":