Dicas para decorar um apartamento pequeno

A compra de um imóvel é uma das aquisições mais importantes na vida, além de ser um momento que provoca muitas emoções. Com a supervalorização do metro quadrado, os imóveis estão ficando cada vez menores e espaços menores demandam mais cuidado e paciência quando chega o momento de decorá-los.

O maior desafio para decorar um imóvel pequeno é planejá-lo de forma equilibrada para que todos os móveis sejam acomodados da melhor maneira possível e para que todas as necessidades do novo morador sejam atendidas de forma adequada, garantindo uma boa circulação sem que falte o conforto necessário.

Por outro lado, esse passo é uma ótima oportunidade de ter uma vida mais organizada e prática, optando por mobílias mais funcionais e que deem charme para o lugar ao mesmo tempo. Para decorar um imóvel com espaço menor, você tem que ter em mente que precisa ter seu espaço bem aproveitado.

Foi pensando nisso que a Nova Época trouxe esse post com algumas dicas de como decorar seu pequeno apartamento da melhor maneira possível, o fazendo parecer mais como um lar. E não se esqueça de visitar nosso site, lá temos ofertas de imóveis já prontos e lançamentos de todos os tamanhos e em todas as regiões da cidade. Fale conosco e escolha o que mais se encaixa nas suas necessidades.

1. Integre os ambientes

A possibilidade de remanejar algumas paredes para que seja possível integrar alguns ambientes e gerar a impressão de que o ambiente é maior e mais arejado é uma ótima opção e deve ser avaliada, principalmente se o imóvel que está sendo comprado ainda está na planta, o que torna esse processo mais fácil.

Caso o imóvel comprado já esteja pronto, não se preocupe. Ainda é possível levar essa ideia em consideração, basta consultar o manual do morador ou o arquiteto de seu projeto se é viável promover uma reforma dessa amplitude sem prejudicar a estrutura da propriedade, principalmente sendo ela um apartamento.

Algumas ideias de integração de ambientes são: fazer uma cozinha americana, criando uma ligação útil entre a sala e a cozinha; desconstruir um dormitório, derrubando uma das paredes do quarto é possível criar uma amplitude do espaço e integrar o quarto com um escritório, por exemplo, ou apenas criar um quarto maior ou até mesmo uma sala ampla; nivelar a varanda à sala, integrando a varanda do imóvel, caso ele tenha uma, com a sala de estar permite criar um espaço muito mais amplo.

As possibilidades de integrar os ambientes do seu imóvel são inúmeras, por isso, avalie todas as opções com seu arquiteto e invista nessas reformas, pois elas valem à pena.

2. Tire todas as medidas para otimizar o espaço

Essa dica é válida e de extrema importância para imóveis de todos os tamanhos, porém, é especialmente importante para apartamentos pequenos. Ter as medidas dos locais que receberão móveis antes mesmo de comprar as peças evitará muitas dores de cabeça na hora da compra e na hora da montagem das peças. Não tiras todas as medidas necessárias pode acarretar da peça ser pequena ou grande demais para seu projeto.

Saber as medidas não só dos espaços, mas também das paredes ajudará você a saber a medida de toda a mobília que deseja comprar ou até mesmo a descobrir se precisará trocar algum dos antigos móveis do imóvel por outros mais adequado.

Com o auxílio de instrumentos próprios para medir esses ambientes, como trenas e aplicativos de decoração, é possível que você marque bem os espaços e suas metragens para ter uma ideia melhor de como utilizar cada um dos ambientes, além do que é mais adequado para cada um deles.

Lembre-se: cômodos com muitos móveis podem atrapalhar a circulação não só de quem mora, como também de suas visitas, tornando seu dia a dia e a estadia das suas visitas mais difícil. Na decoração de apartamento pequeno, menos é mais!

3. Use espelhos para criar a ilusão de amplitude

Nem todos têm a oportunidade de reformar por falta de orçamento, por falta de tempo ou por falta de liberdade, não são todos os condomínios que permitem uma obra desse tamanho. Caso você esteja em uma dessas situações, uma boa saída para dar a sensação de amplitude no ambiente é a utilização de espelhos na sua decoração.

Fortes aliados da decoração de ambientes pequenos, os espelhos, colocados em lugares estratégicos em qualquer ambiente de sua preferência, como ao lado da mesa de jantar, junto ao hometheater ou nos dormitórios, acima da cabeceira ou nas portas dos armários, cria a ilusão de que os espaços são maiores, além de deixar os ambientes mais estilosos.

4. Escolha móveis planejados e versáteis

Planejar e projetar armários específicos e personalizados para a mobília é o mais recomendado para quem mora em ambientes pequenos, pois assim é possível aproveitar melhor o espaço do que caso você compre móveis prontos ou modulados. Além disso, é importante sempre bater na tecla de que menos é melhor, mesmo que os móveis sejam planejados.

Outra opção de otimização dos espaços é optar por móveis versáteis e que atendam suas necessidades de diversas formas, como uma cama box, mesas e baquetas com baú, um forno que também funcione como microondas, torneira que já tenha filtro embutido que limita o tamanho do armário, deixando a área mais livre, são alguns exemplos.

Sejam eles planejados ou não, o ideal para quem tem um imóvel pequeno é apostar nesses móveis multifuncionais. Muitos acreditam esses tipos de móveis não permitem uma decoração mais aconchegante, isso não poderia estar mais equivocado. Atualmente, o mercado já apresenta multifuncionais prontos, charmosos e estilosos, sem que você precise fazer uma mobília planejada para obter esse tipo de praticidade.

5. Planejar bem a iluminação dos ambientes é necessário

Outra maneira de dar a ilusão de que o ambiente é maior é através da iluminação que você escolhe. O aproveitamento da iluminação natural e os posicionamentos dos pontos de luz são fundamentais para que a decoração de apartamentos pequenos seja bem feita, além de atender às necessidades dos seus moradores.

Quando os cômodos não estão bem iluminados, a sensação é a de que eles são ainda menores do que já são. Apostar em uma iluminação e em lâmpadas bem direcionada pode facilitar e valorizar todos os cômodos. Um exemplo disso é na sala, que é um ambiente que pode contar com projetos de spots e lâmpadas embutidos, tornando o lugar mais aconchegante.

Investir em lustres que não atrapalhem a luminosidade e apostar em abajures e luminárias que podem valorizar os objetos de decoração e as mobílias é uma maneira de tornar o ambiente aparentemente maior e mais limpo. É importante, também, tomar cuidado com a cor das cortinas escolhidas, para que estas não sejam muito escuras e atrapalhem a entrada da luz natural.

Essas foram as principais dicas que todo proprietário de um pequeno imóvel deve adotar para decorar os ambientes da melhor forma possível. Conversar com um arquiteto ou com um profissional em design de interiores são as melhores opções para quem acabou de comprar um imóvel pequeno e precisa de ajuda.

A Nova Época espera ter ajudado a dar um rumo àqueles que estão pensando em redecorar seu imóvel. Não se esqueça de conferir as ofertas em nosso site e para esclarecer qualquer dúvida, entre em contato conosco. Vamos fazer esse sonho acontecer juntos!