Dicas para decorar sua kitnet e deixá-la mais aconchegante e espaçosa

As kitnets têm sido muito procuradas ultimamente, principalmente por quem está saindo de casa pela primeira vez e não procura nada muito extravagante, apenas um lugar econômico e com preço de venda bom. Mas você sabia que é possível otimizar os móveis e a decoração de uma kitnet para tornar o ambiente mais aconchegante, confortável e visivelmente mais espaçoso?

Esse tipo de imóvel pode ser bem compacto. Com apenas trinta metros quadrados, quem vê o espaço pela primeira vez pode ficar espantado e preocupado de não conseguir adaptar o ambiente para caber todos os móveis e cômodos que precisa. Mas não se preocupe! Decorar um ambiente desse para caber cozinha, sala e quarto pode não ser fácil, mas com algumas dicas, um pouco de criatividade e algumas soluções inteligentes é totalmente possível.

O espaço reduzido pode se mostrar um obstáculo que pode comprometer o dia a dia do morador, principalmente se este não sabe se organizar e acaba acumulando móveis e objetos desnecessários. Isso pode, desnecessariamente, tornar o ambiente desconfortável e complicar a vida do morador. Por isso, é preciso ter muita atenção e cuidado ao decorar um ambiente compacto como uma kitnet.

Com a decoração certa, você consegue otimizar o espaço da sua kitnet sem perder o estilo e deixando o lugar com a sua cara. Para te ajudar nesse processo, a Nova Época resolveu reunir algumas dicas, assim, vai ficar mais fácil para você deixar sua kitnet parecendo mais espaçosa e com um visual moderno.

1.Use divisórias para criar ambientes

Pode parecer impossível ou inviável, mas mesmo em uma kitnet, com seus trinta metros, você consegue criar ambientes distintos. A dica para isso é usar um bimbo, cortinas ou painel de madeira para separar móveis como, por exemplo, a cama do restante do cômodo. Essas divisórias permitem que você tenha uma decoração mais aconchegante.

Lembre-se: quando for escolher os móveis para sua kitnet, sempre pense no aproveitamento do espaço e procure pelas peças que de fato te ajudarão com isso. Móveis que possuem mais de uma função, como uma cama que possui gavetas, por exemplo, são outra ótima opção para que você não precise entulhar o lugar com móveis e, assim, ele possa parecer mais espaçoso.

2. Tente aproveitar cada espaço

Quando se trata de decorar um ambiente compacto, nesse caso a kitnet, cada espaço desse ambiente importa. Por isso, aproveitar cada canto do imóvel ocupando com tudo o que for realmente necessário para suas tarefas cotidianas ou com objetos de decoração é extremamente necessário. Além disso, a organização deve ser impecável para garantir a disposição correta dos móveis no espaço.

Por isso, ao comprar seus móveis, não se esqueça de manter em mente o aproveitamento de cada espaço do apartamento. Uma boa dica é usar elementos de decoração para outras coisas, como um suporte para bicicleta na parede que serve para guardá-la e, quando não for usado, pode ser um elemento de decoração. Use e abuse da sua criatividade, ela te ajudará muito nesse processo!

3. Escolha tons claros

Uma boa dica para espaços pequenos é que os tons claros predominem no ambiente. Os tons muito escuros podem diminuir a amplitude e deixar o lugar pesado, dando uma impressão de ser um espaço ainda menor. Para aproveitar seu espaço e deixá-lo mais amplo, prefira sempre usar tons neutros tanto nos móveis quanto nas paredes. Com essa dica você pode deixar sua kitnet mais confortável, iluminada e maior.

Caso você seja um grande amante dos tons mais vivos, não precisa se preocupar. Uma ótima dica é reservar uma parede, ou até mesmo o teto, para pintar com uma cor mais viva ou até mesmo apostar em itens de decoração em cores mais alegres e iluminadas. Assim, você pode deixar sua casa mais convidativa, iluminada e espaçosa. Com isso, você pode colocar um pouco da sua personalidade na sua kitnet sem comprometer o espaço.

4. Compre móveis menores ou planejados

Uma dica que faz toda diferença na ocupação de espaços pequenos é optar por móveis menores para sua decoração. Por conta do espaço muito reduzido que a kitnet oferece, a escolha dos móveis é importante e comprar os menores será essencial. Seja criativo o comprar seus móveis. Uma ótima dica é substituir seu guarda-roupa, que costuma ocupar muito espaço, por uma cômoda mais compacta ou prateleiras otimizadas nas paredes. Com isso você pode não só poupar bastante espaço, como também economizará com essa troca.

Outra dica para deixar sua kitnet com uma boa habitabilidade é investir em móveis planejados. Esses tipos de móveis são planejados para aproveitar espaços da melhor forma, deixando o ambiente mais funcional, bonito e otimizado, tornando a circulação mais fácil. Assim, você evita usar móveis que usam muito espaço e têm pouca utilidade.

5. Procure usar portas de correr

Uma ótima dica que vai te ajudar a dividir alguns cômodos sem precisar ocupar muito espaço é instalando portas de correr. Elas definitivamente otimizam todo espaço que portas normais ocupam e também podem ser usadas nos armários. A divisão de espaços é importante para dar privacidade e deixar a casa mais confortável, coisas que podem ficar comprometidas quando se compra uma kitnet.

Além disso, esse tipo de porta também é mais prática na hora de fazer a faxina, pois você precisa deixar o ar dos cômodos circulando e evitar que o cheiro dos produtos de limpeza fique preso no ambiente e a porta de correr é mais fácil de deixar aberta sem que ocupe muito espaço.

6. Invista em objetos de parede

Os objetos de parede são uma ótima alternativa de decoração para quem mora em kitnets, já que o espaço no chão é consideravelmente reduzido. Optar por pendurar quadros pode dar ao ambiente um ar de sofisticação, além de marcar as paredes de tons claros com tons mais fortes, dando mais vida ao ambiente.

Prateleiras são outra alternativa de decoração de parede. Instalar prateleiras e nichos pode ser a solução perfeita se você tem muitos objetos e não sabe como organizá-los. Com eles pendurados na parede, você não compromete o espaço e deixa tudo mais harmônico e organizado. Você ainda pode utilizar as prateleiras como substitutos dos armários de cozinha, otimizando bastante espaço.

7. Aposte nos espelhos

Os espelhos são os itens de decoração mais conhecidos por ampliar espaços, principalmente em apartamentos e kitnets. Isso graças à sensação que ele dá de cômodos maiores por iluminarem o imóvel e conferirem uma maior profundidade para os cômodos onde fica instalado. Porém cuidado, pois o exagero do uso de espelhos pode tornar o ambiente desconfortável, por isso, destrua com cuidado e tenha atenção para fazer as escolhas certas.

Uma dica é você reservar uma parede inteira para um espelho ou optar por várias molduras menores, o resultado dessas duas escolhas será praticamente o mesmo. Tome cuidado para que o espelho não reflita coisas que você não quer, como um canto bagunçado ou a luz solar diretamente nos olhos.

Com essas dicas, a Nova Época espera ter te ajudado a entender como decorar sua kitnet para torna-la maior e mais confortável. Não deixe de visitar nosso site e conferir nossas ofertas de imóveis. Temos todos os tipos de imóveis, de todos os tamanhos e em todas as regiões do Rio de Janeiro!