Dicas infalíveis para preservar a fachada de imóveis

A fachada de um imóvel é todo o lado externo da construção, seja ela uma casa, um edifício, um galpão ou qualquer outra. Por conta disso, no mundo do mercado imobiliário, dizemos que a fachada é a primeira impressão que o imóvel vai passar para quem for visitá-lo, ou seja, ela é vista como um cartão de visita. Logo, é importante saber preservar a fachada de um imóvel, especialmente se ele vai ser colocado para venda.


Saber preservar a fachada de um imóvel é importante para as questões estruturais, uma vez que uma fachada mal cuidada dará a impressão de que o resto do imóvel também está mal conservado. Isso pode acabar diminuindo as chances que você tem de vender o imóvel e até mesmo colocar em risco sua estrutura.


Por conta da importância da preservação da fachada, a Nova Época Imóveis preparou esse post com dicas fáceis e práticas de colocar em prática que vão te ajudar a manter tudo bonito e conectado com a energia do lugar. Se você trabalha com mercado imobiliário ou gostaria de conhecer um pouco mais sobre esse setor, não deixe de nos acompanhar aqui no blog para muitos outros conteúdos importantes!


Por que manter a fachada de um imóvel bonita é importante?


Se você se perguntou as razões de preservar a fachada de um imóvel ao começar esse post, separamos alguns motivos que vão te inspirar. Por ser o cartão de visitas de qualquer imóvel, apesar de não ser tão frequentada quanto outros espaços interiores, ela serve para apresentá-lo. Logo, manter tudo sempre em dia nesta área ajuda a valorizar a propriedade. 


Por exemplo, imagine que você está vendendo uma casa ou um apartamento e o possível comprador aparece para visitar, mas a fachada do lugar está cheia de manchas, com um vidro trincado ou outros problemas que não foram resolvidos. As chances de ele ou qualquer outra pessoa se interessarem diminui consideravelmente. 


Além disso, uma fachada bem conservada e bonita também ajuda a aumentar a sensação de bem-estar para quem mora no local, afinal, é muito bom saber que a primeira vista o lugar onde você mora é organizado e limpo, não é?


Como decorar uma fachada?


Antes de partimos para as dicas de como preservar uma fachada, daremos algumas dicas de materiais para usar quando estiver projetando a fachada, caso você prefira um imóvel ainda na planta. Ela vai ser a primeira visão de qualquer visitante, portanto, é importante estar em sintonia com o restante do espaço. 


Por exemplo, uma casa de estilo rústico, com móveis em madeira e paredes de tijolos de demolição não combina com uma fachada moderna, cheia de metais e concreto queimado, certo? Para esse estilo de casa em questão, o ideal é apostar em uma fachada marcada por pedras em tons terrosos e madeira. 


Seguindo esse raciocínio, podemos pensar como adicionar diferentes materiais na fachada de um imóvel, prédio ou qualquer outra construção de maneira harmoniosa. Dentre os materiais mais usados, estão:

 

  • Pedras - Possui várias cores e tamanhos diferentes;
  • Aço corten - Material que recebe uma camada de verniz oxidante e bem resiste ao tempo;
  • Porcelanato - Pode vir em pequenas ou grandes peças, acompanhando o estilo do prédio;
  • Madeira - Aparece em brises e nas paredes como forma de sustentação;
  • Concreto - Escolha perfeita para casas com estilo industrial;
  • Tijolo - integra bem a fachada quando colocado de forma ordenada e com bom acabamento;
  • Pastilhas - Podem servir para imitar tijolos e pedras, porém, com aplicação mais fácil;
  • Vidro - peça principal para uma boa fachada, uma vez que permite a entrada de luz natural no imóvel;
  • Pinturas e texturas - Diferentes tons podem compor o cartão de visitas do imóvel da melhor maneira.


Além dos materiais citados, a primeira vista da casa também pode ser complementada com pontos de luz externos, assim, é possível ter uma iluminação quando não houver a luz do sol. É importante lembrarmos, ainda, que é fundamental manter o paisagismo externo em sintonia com a fachada.


Dicas de como preservar uma fachada


O efeito do sol, do vento, da chuva e de intempéries pode acabar deteriorando o paisagismo da fachada de um imóvel com o tempo. Para que essa área seja preservada ao ser exposta às condições climáticas da região, é essencial manter a estrutura em dia. Para conservar esse cartão de visita, listamos algumas dicas de como manter tudo bonito e no lugar por mais tempo:


Usar materiais de qualidade


Conforme mencionamos aqui em cima, a fachada é uma área que pega muito sol, sofre com chuvas e ventos. Por conta disso, é fundamental ter certeza de usar materiais de qualidade na hora de fazer o paisagismo deste local do imóvel. Se você escolher usar tinta, já existem algumas no mercado que possuem proteção ultravioleta que ajuda a manter a cor viva por mais tempo. 


Outro tipo de tinta que pode ser usado são as laváveis, pois facilitam muito a limpeza quando necessária. A ideia aqui para te ajudar a preservar a fachada é, com a ajuda de um arquiteto ou profissional da área, escolher materiais que sejam duráveis e que exijam pouca manutenção.


Realizar a manutenção regularmente


Boa parte do processo de preservação da fachada de um imóvel passa pela manutenção sazonal ou sempre que houver uma necessidade. Para que não haja nenhum vidro trincado ou porcelanato faltando, é importante manter a fachada sempre impecável e isso só é possível quando a manutenção é realizada regularmente. 


Você pode tanto fazer uma conservação preventiva, colando pastilhas e outros materiais que estiverem soltos quanto a manutenção que algo que eventualmente tenha quebrado. No caso de casas e prédios próximos do litoral, que sofrem com a ação da maresia, a fachada merece cuidados ainda mais detalhados e especiais. Afinal, nesses imóveis, a ação do tempo pode prejudicar não somente a pintura, como outras estruturas da construção. 


Fazer os reparos assim que algo danificar


Outro ponto importante para preservar a fachada de qualquer imóvel, que dá continuidade à dica anterior, é fazer os reparos sempre que necessário, sem perder tempo. Logo, se uma pedra cair, a tinta descascar ou o vidro rachar, por exemplo, não demore para realizar os consertos. Fazer os reparos de forma ágil ajuda a evitar que a estrutura do prédio se deteriore. 


Além disso, os custos de pequenos ajustes são menores do que esperar acumular problemas para resolver de uma só vez. 


Limpar com frequência


A frequência com que você precisa realizar a limpeza da fachada de um imóvel varia de acordo com os materiais escolhidos para ela. Porém, é indispensável prestar atenção para a higienização desse espaço. Essa limpeza pode ser simples, envolvendo somente a retirada do pó acumulado nos marcos e aberturas, a limpeza da calha de tempos em tempos para evitar transbordamentos e infiltrações, a retirada de ervas daninhas das floreiras, entre outras. 


A Nova Época Imóveis espera que você tenha gostado do nosso post e que ele ajude a manter a fachada do seu imóvel sempre impecável, independentemente do tipo de imóvel. E se você está à procura de um imóvel, não deixe de acessar nosso site para conhecer os imóveis que temos disponível. Acesse: www.novaepoca.com.br e confira!
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Ao enviar, aceito a Política de Privacidade