Dicas imperdíveis para decoração de quartos infantis

Decorar um ambiente de casa não é tarefa fácil, afinal, é preciso muito cuidado e paciência. Porém, quando o assunto é um quarto infantil, é preciso se adaptar às necessidades da criança para criar um espaço que garanta o bem-estar e conforto dos pequenos. Nesse caso, objetos e móveis passam por transformações para que elas se sintam bem, seguras e sempre muito cuidadas. 


A decoração de um quarto infantil vai muito além da combinação de cores, da escolha do mobiliário e dos recursos de iluminação, é imprescindível pensar em inúmeros detalhes, já que esse ambiente também vai ser usado como refúgio para a criança exercer a criatividade, conforme ela vai crescendo. 


É no quarto que a criança vai brincar, aprender e dormir, por isso, o ambiente deve ser completo, aconchegante e perfeito para receber os pequenos, com traços da sua personalidade e de coisas que os interessam. Se você está em busca de inspiração e dicas que possam te ajudar a acertar na decoração de um quarto infantil, chegou ao lugar certo!


A Nova Época Imóveis preparou esse post com alguns tópicos que podem te ajudar a encontrar as melhores soluções para esse ambiente e que vão encantar os baixinhos! Existe uma série de soluções no mercado que tornam o espaço mais personalizado, conforme a personalidade da criança, e nós viemos aqui enumerar quais são elas. Para mais conteúdos como este ou sobre o mercado imobiliário, não deixe de conferir nosso blog


Como a decoração infantil influencia no dia a dia?


Tanto a decoração quanto a organização do quarto infantil são fatores importantes que influenciam diretamente na rotina e no bem-estar dos baixinhos. Manter todos os brinquedos no lugar pode ser um verdadeiro desafio, porém esse cuidado é fundamental para a arrumação do cômodo, assim como para o desenvolvimento da criança.


Isso porque elas possuem diversas atividades diárias e, por conta disso, precisam se um espaço adequado para colocá-las em prática da melhor e mais segura forma. Portanto, o projeto arquitetônico do espaço pode contemplar locais para brincar, descansar e estudar. É no ambiente do quarto que os pequenos passarão boa parte do tempo, por isso, deve ser aconchegante e atrativo.


Porém, o que muitas pessoas não sabem é que a organização do dormitório vai interferir diretamente no crescimento dos baixinhos, influenciando o aprendizado, a capacidade de escolha e a percepção da realidade ao seu entorno. Um ambiente personalizado e adequado ajuda no desenvolvimento da identidade, da autonomia e até no avanço das habilidades cognitivas e motoras.


Dicas para decoração de quarto infantil


Para fazer a decoração, é interessante adotar algumas medidas para conter a bagunça, favorecer a decoração e criar o hábito de organização. Agora vamos dar algumas dicas que poderão te ajudar nessa empreitada. 


1. Invista em papéis de parede


Se você está montando ou procurando inovar a decoração de um quarto infantil, investir em um papel de parede pode ser a escolha certa. Eles são fáceis de aplicar e permitem a criação ou a renovação da decoração em poucos minutos e sempre que você quiser. É a maneira mais prática de deixar um quarto divertido e com um pouco da personalidade da criança.


Você encontra no mercado papéis de parede com estampas muito divertidas e delicadas, que vão ajudar a envolver os baixinhos e tornar o ambiente mais alegre, encantador e aconchegante. Essa é uma alternativa prática e rápida para dar aquela repaginada e ter um ambiente totalmente renovado. 


2. Prefira móveis ergonômicos e funcionais


Apesar de algo constantemente negligenciado pelos pais, a ergonomia dos móveis de um quarto infantil é algo de grande importância, pois é interessante que esses móveis consigam acompanhar o crescimento da criança. Caso contrário, será necessário realizar a troca deles com frequência. Quando você escolhe inserir mesa de estudos no quarto da criança, por exemplo, é interessante que esses móveis tenham regulagem de altura, assim, quando a criança crescer o móvel pode continuar sendo usado.


Além disso, você também pode investir em móveis que sejam mais funcionais, ou seja, que ajudem a agregar alguma funcionalidade no quarto da criança. Nesse contexto, você pode encontrar móveis com duas ou mais funções, como as camas que já trazem uma mesa de estudo e armários embutidos. 


3. Use nichos e prateleiras


Os nichos e as prateleiras são itens essenciais no quarto de uma criança, pois são ótimos lugares para guardar brinquedos, jogos, coleções e outros pertences. Além disso, esses objetos também podem passar a fazer parte da decoração do quartinho. Outro ponto positivo dos nichos e prateleiras é que eles são sempre úteis. Assim, mesmo quando a criança crescer, eles vão poder ser usados para colocar objetos como porta-retratos, pôsteres e o que mais a criança preferir.


4. Coloque cores em foco


Uma ótima dica para quebrar a monotonia na decoração de um quarto infantil é apostar em pontos focais com cores mais chamativas. Ou seja, caso o quarto seja predominantemente branco, aposte em objetos que “quebrem” essa cor e chamem atenção para determinado ponto. Nesse sentido, você pode usar alguns objetos diferentes, como:

 

  • Parede-lousa;
  • Persianas e cortinas coloridas;
  • Brinquedos coloridos;
  • Revestimentos para portas com tons vibrantes e divertidos;
  • Bichinhos de pelúcia coloridos.

5. Escolha luminárias criativas


A iluminação é um dos elementos mais importantes em uma decoração, afinal, é por meio dela que podemos mudar completamente a atmosfera do ambiente, tornando o espaço mais alegre ou sombrio. Com isso, ao invés de usar soluções tradicionais de iluminação, como a lâmpada no meio do teto do cômodo, você pode apostar em outros objetos, como:

 

  • Abajures;
  • Spots;
  • Lustres;
  • Fitas de LED;
  • Iluminação embutida;
  • Luminárias.

 

Além disso, é importante ter atenção à tonalidade das luzes que vão ser usadas no quarto, pois luzes amarelas trazem uma sensação maior de aconchego, por exemplo. Já as brancas possuem um tom mais frio, trazendo mais seriedade.


6. Conte com elementos de segurança


Na hora de decorar o quarto de criança, independente da sua idade, é essencial que os pais procurem garantir a segurança dos baixinhos no ambiente. Crianças menores precisam de cuidados ainda mais específicos para evitar que ocorram acidentes ou até mesmo fatalidades. Nesse contexto, no caso de crianças pequenas ou bebês, o mais ideal é investir em telas para as janelas, protetores de tomadas, de quinas e grades para berços.


Já no caso de crianças em geral, é mais interessante investir em pisos com revestimentos antiderrapantes para garantir que elas não sofram quedas ao correr, brincar ou dançar. Tapetes também são uma excelente opção na decoração de um quarto infantil, pois protegem as crianças no caso de quedas e criam um ar aconchegante e especial. 


7. Use organizadores e baús


Em um quarto infantil, não podem faltar lugares para guardar os inúmeros brinquedos e outros objetos da criança, garantindo a organização do espaço sempre. Por isso, uma boa opção é investir em organizadores e baús que, além de serem práticos, também ajudam a manter o ambiente ainda mais organizado. 


Além disso, você ainda pode ensinar seus filhos a guardar os brinquedos sempre no lugar após as brincadeiras, assim, já cria um senso de organização neles desde pequenos. Caso o quarto não tenha muito espaço, você também pode apostar em prateleiras mais baixas ou até em móveis planejados para isso. 


8. Deixe a área livre para circulação


Por último, mas não menos importante, procure manter uma área sempre livre para a circulação dentro do cômodo, pois será fundamental para manter a organização. Para te ajudar nisso, procure delimitar alguns espaços com tapetes, adesivos ou até mesmo fitas no chão. Essa é uma forma eficaz de criar áreas diferentes no mesmo lugar. 


Outra ideia é encostar a mobília nas paredes, deixando o centro livre para as crianças darem asas à imaginação. Mesmo ambientes menores podem ser bem aproveitados, principalmente quando os móveis planejados e multifuncionais são incluídos no projeto. 


Gostou das nossas dicas? A Nova Época Imóveis espera facilitar a decoração e organização do quarto dos seus filhos com elas! Para mais conteúdos como este ou sobre o mercado imobiliário, não deixe de conferir nosso blog
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Ao enviar, aceito a Política de Privacidade