Dicas de Home Staging que vão te ajudar a valorizar seu imóvel

06/06/2022min de leitura

Na hora de vender ou alugar um imóvel, muitos proprietários procuram por dicas que sejam realmente eficazes para valorizar seus imóveis. A melhor forma de fazer isso é com a ajuda de uma estratégia de marketing que está começando a ser mais usada no mercado imobiliário nacional, o Home Staging. Esse é o termo dado para a preparação da casa, feita para torná-la mais atrativa. 


Essa técnica de marketing foi criada intencionalmente com o objetivo de refinar a imagem de imóveis que estão à venda ou para locação pelas imobiliárias. Os imóveis são preparados para impressionar os compradores em diversos aspectos, sendo o objetivo geral tornar o espaço funcional, bonito, agradável e aconchegante. Ou seja, a ideia do Home Staging é fazer o comprador se sentir confortável o suficiente para se ver morando no imóvel através da decoração. 


Com o espaço do imóvel mais produzido e, consequentemente, mais atraente para os potenciais consumidores, ele passa a atrair um público interessado no espaço bem maior, permitindo que você venda ou alugue o lugar por um preço superior podendo, assim, ter um bom lucro com essa transação. 


Mas afinal, o que é o Home Staging? Como funciona essa estratégia de marketing tão famosa nos Estados Unidos? A Nova Época Imóveis veio explicar no que consiste essa técnica e listar as principais dicas de como usá-la para valorizar seu imóvel e facilitar a venda ou locação. Caso, ao final desse texto, você tenha dúvidas, não deixe de entrar em contato com um dos nossos corretores, eles estão sempre à disposição para ajudar a tornar todo esse processo mais tranquilo!


O que é Home Staging e como ele funciona?


Antes de falarmos sobre algumas das melhores dicas para colocar em prática a técnica de Home Staging, primeiro é importante entender o que o termo, de fato, significa. Home Staging é uma prática baseada em aplicar princípios de decoração no seu imóvel à venda ou que está para locação com o objetivo de tornar o espaço mais atrativo ao público. Dessa forma, é possível conseguir mais pessoas interessadas e, assim, uma valorização maior no preço.


Porém, além de aplicar os princípios de decoração, essa técnica também usa outras estratégias de marketing e de psicologia, o que ajuda na sua eficácia. Com isso, usando apenas os móveis que você já possui no seu apartamento ou na sua casa é possível torná-los mais atraentes para os interessados.


Usar o conceito de Home Staging é uma excelente ideia para quem deseja valorizar seu imóvel para alcançar um bom lucro com sua venda ou locação sem precisar gastar tempo e dinheiro com grandes reformas ou altos investimentos para transformar o lugar e torná-lo mais atrativo. Logo, com suas próprias mãos, você mesmo pode aplicar essa prática para deixá-lo mais atrativo, você poderá tirar boas fotos que vão chamar a atenção de compradores.


Lembre-se: quanto maior for a procura pela sua casa ou apartamento, maiores serão as possibilidades de você conseguir um valor mais alto de venda pelo imóvel. A questão é: como, exatamente, colocar a técnica do Home Staging em prática? Fique ligado, pois vamos dar ótimas e importantes dicas para isso a seguir!


Principais dicas para adotar um bom Home Staging e valorizar seu imóvel


1. Entenda a diferença entre essa técnica e decoração


É muito comum que as pessoas confundam Home Staging com decoração, mas não é nada disso! Assim como mencionamos acima, essa técnica utiliza princípios de decoração para melhorar seu imóvel para o olhar do público, porém não são a mesma coisa, afinal, o conceito de Home Staging pode ser desenvolvido em diferentes aspectos do imóvel, da higienização à arrumação de algo que não esteja agradável aos olhos e até a mudanças estruturais nos cômodos.


Além disso, diferente da decoração, essa técnica deve ser usada de forma que agrade a todos, ou seja, ideias ousadas e personalizadas talvez não funcionem com Home Staging. O mais recomendado, ao adotar esse conceito, é usar cores neutras para tornar os ambientes mais iluminados, arejados e agradáveis. Essa percepção se estende por todos os setores de uma moradia, como um fator que torna o imóvel uma escolha de acordo com os padrões e percepções universais. 


2. Manter a organização é essencial


Se você quer fazer uso do Home Staging para valorizar seu imóvel e conseguir um bom valor por ele, uma dica fundamental da nossa lista é: procure manter seu espaço o mais organizado possível. Afinal, os primeiros minutos da visita são decisivos para causar nos interessados uma boa ou má primeira impressão. É imprescindível manter a casa ou apartamento organizados para colocar essa técnica em prática.


Essa é uma dica básica, pois é fundamental que os interessados consigam avaliar o espaço do lugar sem a influência da bagunça, o que pode tirar qualquer possibilidade de que algum dos interessados sinta alguma atração por ele ou desenvolvam algum afeto por qualquer parte ou detalhe dele. Ambientes desorganizados criam um efeito totalmente diferente do esperado com o uso de Home Staging, o que prejudicará seu negócio. Por isso, antes de tirar as fotos do seu imóvel, faça uma avaliação geral na organização dos espaços e tenha certeza de que tudo está impecavelmente limpo e organizado. 


3. Despersonalizar o imóvel pode ajudar muito


Diferente de quando fazemos o uso de design de interiores para torná-lo o mais pessoal possível, permitindo que o lugar tenha mais a cara e personalidade dos moradores, o conceito de Home Staging tem como objetivo justamente tirar toda a personalidade do espaço, ou seja, despersonalizar o ambiente para que as chances dos interessados se sentirem atraídos pelo imóvel aumentem. 


Logo, o principal objetivo aqui é deixar o ambiente inteiro bastante aconchegante e agradável para quem o está vendo. Por isso, não use fotos de família, quadros ou outros objetos que possam demonstrar algum tipo de relação com os moradores do local na composição da decoração, pois isso pode acabar afastando potenciais clientes. Isso torna possível que os interessados possam se imaginar, de fato, morando naquele local, passo importante para a valorização e venda do espaço.


4. Procure evitar tendências passageiras


Quando o assunto é um imóvel, adotar tendências de decoração e estruturais podem tornar o objetivo de valorizá-lo mais complicado. É um fato que as variações da moda passam rapidamente e muitas vezes não é possível acompanhar as mudanças necessárias para que os espaços fiquem mais harmoniosos e modernos na hora de anunciá-lo.


O segredo, aqui, está em pensar na possibilidade de agradar o maior número possível de potenciais compradores. Para isso, uma importante dica é valorizar escolhas neutras que também tenham um bom toque de personalidade. Na hora de tomar qualquer decisão, por exemplo, procure se questionar se o formato agrada tanto as pessoas mais velhas quanto as mais novas. 


5. Evidencie as boas características do imóvel


Você não precisa trabalhar com venda de imóveis há muito tempo para saber que destacar os pontos positivos, aqueles mais atrativos, de um produto é a melhor forma de fazer com que ele pareça um excelente negócio. Por isso, uma boa dica é fazer uma lista do que pode encher os olhos dos potenciais compradores para fazer um trabalho de apresentação mais valorizado.


Uma janela com cortina fechada em um imóvel que tem uma vista natural maravilhosa representa um grande erro na hora da sua venda, por exemplo. Além disso, é interessante que você prepare alguns argumentos para explicar como esses pontos positivos ajudam a valorizar a experiência de morar dentro do imóvel. Dessa forma, fica mais fácil tirar todas as dúvidas ao passo que você comprova o que realmente chama mais a atenção.


6. Home Staging começa ainda do lado de fora do imóvel


Muitas pessoas acreditam que somente o lado de dentro do imóvel é importante na hora de aplicar a técnica de Home Staging, esquecendo que essa prática deve começar a ser usada ainda do lado de fora do mesmo. Passar uma boa impressão ainda do lado de fora aumentam as chances de o potencial comprador entrar com mais boa vontade. 


Isso porque entrar em um local com uma parte externa suja ou pouco convidativa poderá diminuir qualquer vontade ou interesse que um interessado possa ter de continuar as negociações. Por isso, é essencial começar esse processo deixando a parte externa bem limpa e organizada, bem como colocar um capacho mais atrativo e bonito, manter o jardim sempre florido e a calçada da sua casa ou prédio sempre impecável.


Viu como adotar a técnica de Home Staging não é tão difícil como parece? Se você pretende adotar esse conceito, mas gostaria de mais informações ou ajuda, não hesite em entrar em contato com um dos nossos corretores!
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":