Dicas de como neutralizar o odor dos pets em casa

Ter um pet em casa tem suas vantagens, afinal, eles são fofos, alegram qualquer ambiente e são uma grande companhia. Porém, também trazem muitas responsabilidades, pois é necessário montar um cantinho onde eles possam comer, beber água e realizar suas necessidades. No caso dos gatos, comprar uma caixa será necessário, e para cachorros as fraldas higiênicas serão necessárias para manter o ambiente sempre limpo e organizado.


Ter um companheirinho em casa é muito bom e importante, mas nem tudo são flores! Um pet também exigirá uma série de cuidados, com ele e com a sua casa, para que o animal tenha qualidade de vida sem que seu imóvel seja prejudicado de nenhuma forma. O principal empecilho para os papais de pet é o odor, que com o passar do tempo pode acabar dominando a casa, pois, em alguns ambientes, você sente o cheiro de xixi de longe e o próprio odor natural do animal fica presente em seus objetos. 


Por exemplo, cachorros de raças maiores geram odores diferentes e mais fortes do que as de porte menor, que também são mais fáceis de controlar do que cães grandes. Além disso, alguns animais acabam fazendo xixi em lugares específicos, como os gatos ou os cães de menor porte, por exemplo. É essencial que os banhos estejam em dia, que eles sejam regulares, porém sem exageros para preservar a proteção natural do corpo dos bichinhos.


Mas você sabia que com dicas muito simples você pode suavizar o cheiro deixado pelos pets em casa? Quer saber mais? A Nova Época Imóveis trouxe esse post com dicas valiosas e práticas que vão te ajudar a eliminar o cheiro de xixi e o mais importante: suavizar o cheiro deixado pelos pets em sofás, tapetes e nas roupas de cama. Para mais dicas de casa e do mercado imobiliário não deixe de acompanhar nosso blog!


Dicas para neutralizar o odor de cachorro molhado


Você sabia que, por conta das bactérias que se alimentam dos óleos naturais dos cães, o odor de cachorro molhado é um dos mais fortes? Isso considerando que, geralmente, tirar o odor de cachorro já é um dos processos mais difíceis. No caso do odor de cachorro molhado, uma das melhores soluções é passar um pano com água limpa e desinfetante. Se você limpará o chão, para que esse cheiro saia, é importante que você seque a área assim que sair do local molhado. 


Uma boa dica de receita caseira para esses casos é usar vinagre branco, água, amaciante e álcool. Para fazer essa mistura, você precisará colocar em um recipiente um litro de água, ¼ de álcool, uma colher de amaciante e ½ copo de vinagre branco. Em seguida, com a ajuda de um borrifador, você espalhará o líquido pelo local que o pet esteve e que ficou o cheiro. Você também pode fazer isso com a ajuda de um pano e balde, assim você remove a sujeira ao invés de só disfarçar.


Dicas para manter o ambiente sempre com cheiro agradável


A receita citada acima é mais indicada para tirar o cheiro de cachorro que já está pela casa, mas para manter o ambiente com o cheiro sempre agravável você pode fazer um aromatizante caseiro e deixá-lo o tempo todo pela casa. Para quem não é muito fã de receitas caseiras, é possível comprar no mercado diversos borrifadores com cheiros específicos, dependendo do seu gosto. Para quem tem pet eles são muito indicados, pois fazem toda a diferença e você não precisa se dedicar muito do seu tempo preparando os ingredientes.


Porém, caso a grana esteja curta ou você prefira um produto mais natural e acha que preparar uma receita não é tão trabalhoso assim, é possível fazer aromatizantes caseiros que tem o mesmo efeito que os vendidos em mercado, basta seguir um passo a passo bem simples. Tudo o que você precisa é de água, bicarbonato de sódio, álcool, vinagre branco e essência à sua escolha. Para a mistura, use 1 litro de água, ½ copo de vinagre, ¼ de álcool, uma colher de bicarbonato e uma colher de essência.


Em seguida, em um recipiente de vidro, de preferência, você pode colocar alguns palitinhos de madeira e deixá-los expostos pela casa. Isso permite que o cheiro da mistura se espalhe pela casa e tira o odor do pet. Mesmo não sendo um remédio próprio para tirar o odor do pet, certamente essa misturinha ajudará a manter os ambientes da sua casa mais cheirosos. 


Dicas para tirar o odor de pet do sofá


É comum que os bichinhos deixem algum odor no sofá e em outras superfícies de tecido, especialmente se o pelo estiver úmido. Apesar de ser um problema desagradável, ele tem solução com alguns passos simples. Para isso, coloque tudo o que for lavável, como capas, almofadas, mantas e qualquer outra superfície de tecido que o pet costuma se deitar ou pisar na máquina de lavar. Use o próprio sabão de lavar roupas para tirar possíveis manchas e deixar um perfume prolongado. 


Outra dica é o bicarbonato de sódio. Ele é a melhor receita caseira para eliminar o odor tanto dos pets quanto de xixi e outros odores fortes. Você pode usar tanto fazendo uma mistura caseira ou espalhando um pouco de bicarbonato pela superfície, deixar o produto agir por algumas horas e depois aspirar. 


Dicas de como tirar o odor de pet da casa e evitá-lo


Assim como as dicas acima, aqui você pode usar algumas práticas simples do cotidiano para tirar ou evitar o odor de pet em casa. A primeira dica é procurar aspirar os ambientes e os móveis com regularidade. Quem tem pet precisará da ajuda de um aspirador, por isso, é de praxe quem tem animais precisar adquirir um. Isso ajuda não só a tirar o odor, como também garante que a casa fique livre de pelos em excesso.


Além disso, procure manter a cara sempre arejada deixando as janelas abertas, o que manterá o ambiente sempre livre de umidade, fundamental para evitar o odor de pet em casa. Você também pode usar a ajuda de um ventilador para circular ar em ambientes mais abafados.


Gostou das nossas dicas? A Nova Época Imóveis espera que elas te auxiliem nos momentos de sufoco! Para mais dicas de casa, limpeza e mercado imobiliário, fique ligado no nosso blog e lembre-se: compra, venda e avaliação de imóveis é com a Nova Época
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Ao enviar, aceito a Política de Privacidade