Dicas de como fazer uma horta ou jardim no seu apartamento

Ter um cantinho verde, como um jardim ou uma horta, no apartamento pode tornar o ambiente mais bonito, leve e fresco, além de deixar sempre disponível para você suas hortaliças preferidas. Assim, você tem temperos frescos a toda hora com praticidade e economia, o que é ótimo principalmente para quem gosta de cozinhar.

Diferente do que muitos pensam, para quem mora em apartamento, espaço não é problema para cultivar uma bela horta ou um belo jardim, mesmo quem mora em um apartamento pequeno. As plantas cabem em qualquer cantinho do imóvel, o que facilita para você plantar o que quiser.

Criar uma horta em apartamento é mais fácil do que você imagina, além de ser muito saudável e prazeroso. Diferente do que muitas pessoas pensam, existem muitas alternativas e maneiras de cultivar plantas em espaços menores e fechados.

Todo mundo já pensou em ter sua própria horta ou jardim em casa. Por isso, se você se interessa pelo assunto, mas nunca teve a oportunidade de tentar por não saber por onde começar ou por não acreditar que seu imóvel tivesse espaço para isso, a Nova Época trouxe algumas dicas do que fazer para começar seu pequeno espaço verde.

1. Escolha onde ficará seu cantinho verde

Antes de qualquer coisa, o primeiro passo para montar um jardim ou uma horta no seu apartamento é encontrar o lugar adequado para fazer isso. O ideal é que você aproveite alguma parede da sacada ou qualquer outro lugar do imóvel onde é possível ter contato com a luz do sol e com o ar do ambiente.

Além da famosa horta vertical, feita na varanda, você também tem outras opções de espaços onde plantar, como em prateleiras, janelas ou nichos. Basta observar se ela vai receber tudo o que precisa para que suas plantas cresçam saudáveis.

2. Fique atento à luz do sol

Como todos sabem, plantas precisam de luz do sol para crescerem saudáveis. Não adianta querer plantar o jardim dentro do apartamento, em um ambiente fechado e escuro. É essencial que as plantas tenham contato com os raios solares para que possam produzir a energia que precisam para florescer.

É importante que seu jardim pegue pelo menos 4 horas de luz solar por dia, por isso, é recomendável que você use vasos e suportes de plantas para deixa-las próximas à janela ou para facilitar o transporte delas. Além disso, evite plantar seu jardim ou horta em cantos da casa que são “esquecidos”, pois suas plantas vão precisar de atenção para serem regadas.

3. Preste atenção no clima

Um passo muito importante que muitos não falam é sobre se atentar ao clima da sua cidade, pois ele diz muito sobre o tipo de planta que você poderá cultivar. Se caso o lugar onde você mora e onde você escolheu plantar vente muito, é importante que você escolha plantas que adequadas para resistir a pressões de correntes de ar fortes.

Além disso, é importante que você perceba se o sol que bate no local é muito forte ou não e caso seja, procure espécies de plantas que são capazes de suportar esse tipo de situação. Para fazer dar certo, é essencial que você escolha plantas que vão se adaptar melhor ao ambiente disponível para elas.

4. Se planeje antes de plantar qualquer coisa

O processo de planejamento inclui visitar lojas especializadas no assunto para pedir conselhos de profissionais desses locais, mas vá já sabendo as condições climáticas e o tamanho do seu futuro jardim. Comprar os materiais, as sementes e mudas fica muito mais fácil e econômico quando você já sabe o que quer fazer.

Ter uma horta ou jardim planejados torna o processo mais fácil, pois o que resta fazer é colocar tudo em prática. O cuidado que você deve tomar com as plantas exige tempo e dedicação, por isso, se planeje de acordo com sua disposição e prefira cultivar alimentos que fazem parte da sua rotina para que produtos não sejam desperdiçados.

5. Adquira as ferramentas certas para manutenção

Como já dito mais de uma vez nos itens acima, ter uma horta ou jardim requer muitos cuidados e atenção. Todo bom jardineiro sabe que, para isso, também é necessário ter as ferramentas certas para isso.

Para cultivar e organizar corretamente suas plantas é preciso que você tenha ferramentas excelentes, principalmente em apartamentos. Se você ainda não possui pás, regadores, fertilizantes, repelentes naturais e outros materiais básicos e essenciais para um bom cultivo é a primeira coisa que você deve providenciar para manter suas plantinhas saudáveis.

Viu como não é tão difícil nem impossível fazer uma horta ou jardim no seu apartamento? Por isso, se você é um amante de plantas e quer um lugar mais arejado e leve, não deixe de tentar fazer seu próprio cantinho verde!