Dicas de como escolher mesa para apartamentos menores

A escolha da decoração para apartamentos mais compactos pode ser bem desafiadora e exigir uma atenção especial para tornar o ambiente o mais funcional possível. Já demos algumas dicas aqui no blog de como decorar um apartamento menor a fim de tornar o espaço funcional e confortável, mas agora vamos falar sobre como escolher o melhor tipo de mesa para um apartamento menor a fim de aproveitar bem os espaços.


Na hora da escolha da mesa para um apartamento menor, é importante buscar soluções criativas que vão harmonizar a beleza com a praticidade para ter um móvel funcional e adequado à decoração e ao espaço. Por isso, é preciso tomar essa decisão com calma e não sem antes fazer um planejamento para identificar um modelo confortável e que seja perfeito para o ambiente. É importante ter calma para escolher este móvel, afinal, ele será importante para as refeições diárias ou para reunir amigos e familiares. 


Você mora em um apartamento compacto e pensa em comprar uma mesa, mas não sabe por onde começar? Então fique por aqui, pois a Nova Época Imóveis preparou esse post com dicas sobre o que avaliar antes de fazer essa compra, assim, você pode escolher a mesa perfeita para sua casa! Quer mais dicas de decoração? Então não deixe de nos acompanhar aqui no blog.


Por que é importante ter uma mesa no apartamento?


Como dissemos mais acima, a mesa de jantar é um item importante em um apartamento e contribui para tornar tudo mais especial. Isso porque além de contribuir para a decoração dos interiores, é o local perfeito para reunir a família e convidados, não somente para uma boa refeição, mas também para uma interação social necessária. 


Independentemente do seu tamanho, a mesa é o melhor local para acomodar as pessoas na hora de confraternizar e aproveitar bons momentos. Por conta disso, é considerado um dos móveis mais importantes em uma casa, sendo um investimento que vale à pena. Atualmente, já existem vários tipos de mesas, com formatos, tamanhos, designs e materiais diferentes que se encaixam perfeitamente em qualquer imóvel.


Como escolher uma mesa para apartamento pequeno?


A escolha de uma mesa para apartamento compacto pode ser mais desafiadora, afinal, existem inúmeros estilos que exige a organização dos espaços. Ou seja, é fundamental analisar diferentes aspectos para encontrar um móvel que seja perfeito para o ambiente em questão. Nesse cenário, antes de tomar qualquer decisão, é importante saber tudo o que é preciso se considerar para direcionar bem a escolha.


Ter todos esses pontos em mente vai te ajudar a evitar insatisfações de comprar um móvel que não atenderá suas necessidades, sejam elas funcionais ou estéticas. Para te ajudar com essa missão, trouxemos algumas dicas do que você deve considerar na hora dessa escolha:


Analise o espaço disponível


Nossa primeira dica aqui é que você analise detalhadamente o espaço que você tem disponível para esse móvel. Isso porque a mesa deve encaixar perfeitamente no ambiente, sem comprometer os espaços de circulação e os demais móveis e itens decorativos escolhidos para compor o ambiente. Logo, procure medir a área disponível e considerar esses dados para selecionar as opções mais compatíveis com o espaço.


Pense no estilo de decoração escolhido


Conforme dissemos mais acima, atualmente você já encontra inúmeros tipos de mesa disponíveis no mercado, desde estilos mais rústicos até os mais modernos. Sendo assim, é fundamental que você considere o estilo de decoração já escolhido para do interior do seu apartamento, assim, a mesa pode estar alinhada com todo o design da casa, tornando o ambiente mais harmônico.


Considere sua rotina


Outro fator importante e de grande relevância na hora dessa escolha é a sua rotina. Caso você e sua família tenham o hábito de usar esse móvel para todas as refeições, é importante ter o número de cadeiras certo para todos os moradores. No entanto, quem usa a mesa esporadicamente, é possível escolher modelos de mesas dobráveis, que ajudam a aproveitar melhor o espaço. 


Prefira cores claras


Outra excelente estratégia para usar em um apartamento compacto é considerar o uso de cores mais claras e neutras, especialmente no caso da mesa e das cadeiras. Isso ajudará a contribuir para a ampliação do ambiente, além de dar ainda uma sensação de conforto, leveza e bem-estar para os moradores e suas visitas.


Considere móveis funcionais


Outro fator essencial na escolha da mesa para um apartamento compacto é a funcionalidade, sem deixar a criatividade de lado, tornando a decoração única. Móveis multiuso ou mesas dobráveis que possam servir para as refeições e outras funções são uma ótima opção nesses casos. 


Avalie o formato da mesa


Uma das principais características de uma mesa é seu formato, que tem grande influência no seu estilo e no uso ao ser inserida em um ambiente. Por conta disso, é fundamental avaliar todas as opções que combinam com sua decoração e escolher a que seja mais adequada para suas necessidades, seu estilo de vida e seu design. 


Os principais tipos de mesa no mercado são:

 

  • Mesa redonda – ocupa menos espaço e facilita a circulação;
  • Mesa retangular – ocupa um espaço médio e eleva o conforto;
  • Mesa quadrada – ocupa mais espaço, mas proporciona conforto;
  • Mesa dobrável – mais focada na funcionalidade e pode ser aberta somente na hora de usar.


É importante destacarmos aqui que o formato de mesa que você escolher para sua casa impactará diretamente na decoração escolhida e, por conta disso, sua escolha precisa ser muito bem pensada. Outra dica importante é analisar os outros móveis que compõem o ambiente e verificar qual formato vai se encaixar melhor nesse caso. 


A escolha da mesa para apartamento compacto é muito importante para o conforto dos moradores, por isso, avalie o espaço disponível e qual imagem você quer passar para suas visitas. Muitas pessoas, nessa situação, preferem colocar uma mesa de canto ou apontam em um balcão com banquetas, bem característico da cozinha americana. No entanto, essa decisão dependerá de você, das suas necessidades e do seu estilo.


A Nova Época Imóveis espera que você tenha gostado das nossas dicas e que elas te ajudem na hora de escolher qual a melhor mesa para o seu apartamento compacto. Se você está procurando por um imóvel, seja ele novo ou usado, pequeno ou grande, não deixe de visitar nosso site, acesse: www.novaepoca.com.br!
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Ao enviar, aceito a Política de Privacidade