Descubra os melhores tipos de varal para apartamentos pequenos

Quem vive em apartamentos menores, mais compactos, pode se deparar com alguns desafios para achar certos elementos que não ocupem muito espaço, que não deixem e que não atrapalhem a rotina da casa. Com a arquitetura urbana mudando tanto ultimamente, os apartamentos espaçosos e com peças amplas vêm saindo de cena, dando mais espaço aos imóveis compactos e funcionais, por conta das mudanças nas prioridades dos clientes.


Neste contexto, é importante que as pessoas se adaptem e escolham os melhores móveis e acessórios para otimizar os espaços do ambiente. Uma das principais dúvidas que surgem na hora de montar o espaço de um imóvel compacto é sobre quais os melhores tipos de varais que comportam muitas roupas e tem o tamanho ideal para compor um ambiente menor de forma otimizada, sem ocupar muito espaço.


Para compor a área de serviço, o ideal é focar em tipos de varais mais recomendados para espaços menores. Isso porque, muitas vezes, a lavanderia é integrada às outras áreas da casa, como a área privada ou a cozinha, o que vai exigir um maior planejamento na hora de escolher onde pendurar sua roupa lavada. 


Com essa onda de imóveis compactos e pensando em facilitar a vida de quem mora em apartamentos pequenos, a Nova Época Imóveis trouxe algumas das melhores opções de varais para que você possa escolher qual opção melhor atende às suas necessidades, apontando sobre suas características, vantagens e desvantagens. Para mais dicas de decoração ou sobre o mercado imobiliário, não deixe de conferir nosso blog!


1. Varal de parede


De fácil instalação, o varal de parede é o modelo ideal para pessoas que lavam pequenas quantidades de roupa por vez ou que possuem uma máquina de lavar que lava e seca. As principais vantagens desse tipo de varal é que ele é prático e ocupa pouco espaço. Além disso, ele também pode ser instalado em qualquer lugar e em variadas alturas, sendo fácil até recolhê-lo sempre que necessário. Em apartamentos que não contam com área de serviço, o varal pode ser pendurado em banheiros. 


Uma das desvantagens desse tipo de varal tem a ver com a impossibilidade de pendurar muitas roupas nele de uma vez só. Sendo assim, ele não é recomendado para quem tem um volume grande de roupas. Além disso, outra desvantagem é que ele deve ser fixo em algum lugar e se não houver incidência de luz do sol no local, pode haver dificuldades para secar suas roupas nas estações mais frias e dias chuvosos.


2. Varal retrátil


Se você busca uma forma mais prática de deixar o espaço da área de serviço organizada, investir em um varal retrátil é uma boa ideia. Esse tipo de varal pode ser aumentado quando as roupas estiverem estendidas e recolhido quando não estiver em uso. Ele costuma ser instalado em paredes altas, proporcionando bastante espaço para as roupas ficarem bem estendidas. Esse tipo de varal atende perfeitamente um imóvel compacto que possui uma lavanderia ou uma área na cozinha para colocar a máquina de lavar roupas. 


A principal desvantagem desse tipo de varal é que, para instalá-lo, é necessário furar a parede. Além disso, pode não ser a melhor opção para pessoas mais baixas, pois elas precisam subir em algum banco ou escada para estender e recolher as roupas. Isso torna essa opção não muito prática e, por estar pendurado na parede, você não tem a opção de mudar seu local, de acordo com a posição do sol.


3. Varal dobrável de chão


O varal dobrável costuma ficar apoiado no chão quando aberto e, quando dobrado, tende a ocupar um espaço reduzido, podendo ser guardado em lugares estratégicos dentro de um imóvel compacto, ajudando a otimizar o espaço. Além de praticamente não ocupar espaço quando não está em uso, outra vantagem desse tipo de varal é sua alta capacidade. Existem varais dobráveis de todos os tamanhos e formatos, podendo atender a diferentes demandas familiares.


No entanto, sua principal desvantagem é o espaço que ele ocupa quando está aberto. Por conta disso, é mais indicado para famílias que passam o dia fora, que possuem uma varanda ou que não se importam com um varal estendido no meio do caminho durante algumas horas por semana. Outro ponto negativo é sua altura, pois estes varais costumam ser elevados, o que pode prejudicar na hora de estender algumas roupas maiores e mais pesadas. 


4. Varal suspenso de teto


Outro tipo de varal que vamos destacar aqui é o varal suspenso de teto. A principal vantagem de escolher esse varal para um apartamento pequeno é que normalmente ele é amplo. Além disso, também é possível pendurar cabides com as roupas, aumentando a quantidade de peças penduradas por vez. Outro benefício é que ele pode ser feito de vários materiais, ou seja, caso seja necessário secar roupas ou acessórios mais pesados, é possível achar esse tipo de varal feito de aço, por exemplo.


Sua principal desvantagem, no entanto, é a necessidade de sempre subir em alguma superfície para pendurar suas roupas. Muitas vezes é possível ganhar mais espaço adotando o varal de teto, porém é necessário sempre manter uma escada ou banco por perto. Isso acaba ocupando um espaço que, no caso dos imóveis mais compactos, é precioso. 


5. Varal elétrico 


Um diferencial importante desse tipo de varal dos outros é que ele funciona ligado a uma corrente elétrica, que aquece suas barras metálicas e transmite o calor para todas as peças que estiverem penduradas ou em contato com sua estrutura. Seu objetivo é acelerar o processo de secagem das roupas, principalmente em dias mais úmidos ou chuvosos. Por conta do seu sistema, pode ser uma opção extremamente útil para quem tem a área de serviço ventilada.


Também conhecido como varal aquecido, esse modelo de varal pode ser encontrado em diferentes formatos, sendo eles: portátil (de chão), articulado ou vertical com barras fixas. Ele mantém uma temperatura constante enquanto ligado na tomada e, além de gastar pouca energia, não faz barulho. 


Como escolher qual tipo de varal é o melhor para você?


Caso você ainda esteja em dúvidas de qual varal escolher, vamos te dar uma ajudinha: abaixo listamos algumas das características que você deve considerar para acertar nessa escolha!

 

  • Rotina da família (quanto tempo os moradores passam em casa);
  • Quantidade de roupas usadas por semana;
  • Estações da cidade (se é comum fazer frio ou chover);
  • Posição do sol de acordo com o apartamento;
  • Número de vezes que você precisa lavar roupa por semana;
  • Características do espaço do imóvel.


Ao observar e analisar essas características, é um pouco mais fácil decidir qual tipo de varal é o mais adequado para suas necessidades e espaço disponível.


Gostou das nossas dicas? Você já conhecia todos esses tipos de varal? Lembre-se: antes de escolher qual varal comprar, não deixe de pesquisar bem sobre todos os tipos e levar em consideração todos os pontos acima! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho