Decoração Hipster: Entenda o que a Compõe e as Melhores Dicas para Aplicá-la em Casa
Se você está pensando em redecorar algum ambiente da sua casa ou acabou de se mudar e está à procura de estilos de decoração para o novo lar, uma ótima alternativa é adotar o estilo hipster. Essa tendência de decoração de interiores conta com uma mistura de elementos, combinando peças modernas e resgatando peças antigas, ajudando a trazer para os ambientes muita personalidade, atitude e ousadia que transformam o design em algo único, feito sob medida. É uma forma de tornar sua decoração mais original e dar muito estilo para sua casa.
Muito mais do que uma tendência ou um simples conceito de décor, a decoração hipster não se prende a padrões, não segue estilos específicos e não é algo muito definido, tendo mais a ver com o gosto pessoal. Esse estilo busca liberdade para usar móveis e objetos antigos, que se misturam bem com peças mais novas e ousadas, trazendo um design específico e singular. Alguns elementos de decoração estão bastante em alta e podem ser encontrados em várias referências quando se trata de decoração moderna e alternativa.
É possível adequar sua casa a esse estilo de decoração através de mudanças nas paredes, móveis, objetos decorativos ou até mesmo com o famoso “faça você mesmo”, para quem gosta de usar a criatividade e dar um toque próprio em casa. Se você quer saber como trazer esse estilo para os ambientes da sua casa, a Nova Época Imóveis trouxe este conteúdo com dicas sobre o tema! Para saber mais sobre decoração, mercado imobiliário e muito mais, não deixe de acompanhar nossa imobiliária aqui pelo blog e pelas nossas redes sociais!
O que é o Estilo Hipster?
Antes de mais nada, é importante compreendermos o que caracteriza o estilo de decoração hipster. Entender o conceito por trás dessa nomenclatura é fundamental antes de decidir trazê-la para a decoração e arquitetura de algum ambiente da sua casa. Conforme comentamos acima, mais do que um conceito ou uma tendência, o estilo hipster tem a ver com atitude.
Esse termo deriva de “hip”, palavra que se tornou famosa na década de 1940 por caracterizar uma classe de jovens que gostavam de se vestir com peças mais antigas e diferentes das tendências da época. Com o tempo, o adjetivo se tornou quase que um sinônimo de descolado. Não demorou para o estilo hipster ganhar bastante destaque no âmbito da moda e do design de interiores.
Logo, uma pessoa que gosta desse estilo não costuma seguir muitas tendências, apostando sempre em peças inovadoras misturadas com peças antigas, todas diferenciadas. Além disso, gostam do que é autêntico, sem se importar com o aspecto comercial.
Quais as Características do Estilo de Decoração Hipster?
Autenticidade e diversão são os principais conceitos que não podem faltar em uma arquitetura de interiores que deseja aplicar o estilo hipster. Sem seguir padrões específicos, esse estilo tem muito mais a ver com aplicar o gosto pessoal do morador, mesmo que precisem ser usados itens decorativos sem muita conexão entre si para isso.
Quem deseja ter uma casa decorada com o estilo hipster pode se sentir à vontade para mesclar objetos vintage e afetivos, como lembranças de uma casa antiga com itens tecnológicos ou supermodernos. Para quem deseja usar esse estilo, peças antigas e novas possuem o mesmo peso de importância, sem que uma seja considerada melhor que a outra.
Na verdade, elas são vistas como complementares, convivendo de forma harmoniosa e autêntica, trazendo um charme especial ao ambiente.
Quais os Itens Mais Comuns no Estilo de Decoração Hipster?
Conforme dissemos até aqui, o estilo de decoração hipster não segue padrões específicos. Porém, existem alguns itens decorativos característicos desse estilo que acabam sendo os queridinhos de quem o adota em casa e, mesmo em combinações completamente diferentes e roupagens variadas, sempre acabam aparecendo nos lares que seguem seu conceito.
Agora vamos falar de alguns dos principais itens decorativos do estilo hipster, para que você conheça melhor o que o compõe:
Objetos Antigos Reaproveitáveis
O estilo de decoração hipster não apenas valoriza peças antigas, como também traz uma conscientização sobre a sustentabilidade. Logo, objetos vintage reaproveitáveis são elementos que não podem faltar para compor esse estilo. Objetos antigos e lembranças de família são muito usados nesse tipo de estilo. Você pode decidir usá-los de forma pontual ou combiná-los com itens mais modernos para trazer ainda mais charme à decoração.
Nesse sentido, a dica é investir em peças produzidas a partir de madeira de demolição, cordas e demais itens decorativos, como barris, por exemplo. Assim, sua decoração fica não só sofisticada, mas a composição também será ecofriendly.
Plantas
As plantas estão cada vez mais caindo nas graças quando o assunto é uma decoração de interiores completa. Isso se deve ao fato de elas serem capazes de levar mais vida e deixar o ambiente mais colorido. Na decoração hipster, você pode usá-las por meio de objetos como terrários – eles são muito comuns nesse estilo de décor. Você ainda pode usar suas plantas em vasos de diferentes tamanhos, criando uma composição charmosa e com profundidade.
Já para quem deseja uma decoração com mais vida, o uso de samambaias penduradas no teto ou no chão de taco, por exemplo, ajuda a trazer um ar mais vintage também.
Luzes de Neon
Conhecidas por tornar os ambientes divertidos e muito úteis para deixar o ambiente mais diferente e único, as luzes de neon chegaram prometendo uma decoração incrível. Elas voltaram com tudo nos últimos anos e estão entre as principais escolhas de quem gosta do estilo hipster de decoração. Você pode escolher entre diversas opções de cores de luzes, criar um letreiro ou escolher uma palavra especial.
Sejam em filetes escondidos atrás de móveis ou usados de forma mais visível, como nos exemplos citados acima, as luzes de neon são uma ótima opção para trazer luzes e cores para qualquer ambiente da casa.
Elementos Industriais
Você já ouviu falar da decoração industrial? É possível achar várias referências a essa tendência na internet quando o assunto é modernização de casa. Logo, aqui você pode usar e abusar da decoração industrial, usando elementos em ferro e na cor preta, por exemplo, que ajudam a trazer um ar mais moderno. Você pode combiná-los com armários vintage, trazendo o equilíbrio característico desse estilo.
Ambientes com pé-direito alto, paredes de tijolos, grandes móveis com aparência mais desgastada e em material metálico, como aço, são ótimas peças para ter em uma decoração hipster. As cores podem variar entre o marrom avermelhado, característico dos tijolos, e tons de cinza, mais claros ou em chumbo.
Quadros na Composição
Tendência na decoração de ambientes de casas e apartamentos, os quadros ajudam a trazer mais personalidade para os espaços, uma vez que refletem, por meio da arte, o seu gosto quando você criou a decoração. É possível compor o ambiente com quadros de diferentes cores e tamanhos, pois eles complementam bem uma decoração no estilo hipster, especialmente se a paleta escolhida para o ambiente for neutra.
Nesse momento, procure se inspirar e usar da criatividade para trazer para o ambiente referências artísticas que te resumam como pessoa. Molduras pretas e brancas tornam o ambiente mais sofisticado, mas aqui você pode ousar nas cores!
Estantes ou Prateleiras Geométricas
Estantes e prateleiras em formatos geométricos são ótimas alternativas para trazer o estilo hipster ao ambiente. Você pode, ainda, fazer composições divertidas entre as peças e até mesmo combinar um desses móveis de caráter antigo com peças mais modernas, perfeitas para apoiar livros, porta-retratos, plantas e o que mais tiver em mente.
Gostou da composição de uma decoração no estilo hipster? Está pensando em redecorar os ambientes do seu lar ou acabou de se mudar e deseja colocar um pouco de personalidade no espaço? Então não deixe de conferir os posts que temos no nosso blog! E se você está procurando por um novo lar, não deixe de conferir as opções da nossa imobiliária em www.novaepoca.com.br e fale com um dos nossos corretores em caso de dúvidas!
Escrito por Mariana Carvalho