Cuidados que você deve ter com sua casa durante o inverno

27/08/2020min de leitura

Com a chegada do inverno, temos que nos preparar e tomar precauções não somente quanto à nossa saúde, mas também com o que fazemos para cuidar da nossa casa. É preciso ter mais cuidado e atenção, principalmente se você tem filhos pequenos, pois essa estação do ano demanda alguns cuidados extras que devem ser inseridos na sua rotina.

Inverno é sinônimo de temperaturas baixas e clima mais úmido e manter a casa limpa durante esse período ajuda a proteger sua família contra o acúmulo de bactérias que podem causar rinites, gripes e outras doenças respiratórias. Mesmo que o inverno no Rio de Janeiro não tenha as temperaturas mais baixas, podemos sentir o clima esfriando e o risco de doenças respiratórias é ainda maior do que no resto do ano, por isso, nessas horas é importante saber se prevenir.

Como ainda estamos no meio do inverno, a Nova Época acredita que ainda é válido dar dicas de como cuidar da sua casa durante essa época do ano, assim, você pode deixar seu apartamento mais bonito e saudável e sua família protegida. Não se esqueça de visitar nosso site e conferir nossas ofertas e em caso de dúvidas não hesite em falar com um dos nossos associados, estamos aqui para ajudar!

1. Deixe as janelas abertas

O inverno traz com eles ventos mais fortes e mais frios e, com isso, a vontade de manter a janela sempre fechada aumenta. Mas saiba que você não deve fazer isso! É importante deixar o ar circular pelo ambiente e, por isso, você deve manter as janelas abertas entre a parte da manhã e o final da tarde, pelo menos. Isso vale principalmente no dia de faxina.

Isso se deve porque com o ambiente totalmente fechado, o risco da proliferação de agentes infecciosos, como ácaros, mofo e fungos, aumenta e, com isso, o risco de complicações respiratórias também se torna maior. Por isso, não se esqueça de deixar sua casa sempre bem ventilada e bem iluminada pelo sol, esses dois fatores ajudam a manter o ambiente mais saudável.

2. Após lavar roupas e jogos de cama, leve-os ao sol

Essa dica é principalmente para aqueles edredons, casacos, cachecóis e outras peças de inverno mais pesadas que ficam guardadas no armário durante o resto do ano. Para que eles possam ser usados novamente, você precisa tomar alguns cuidados extras para ter certeza que eles estão livres de poeira ou mofo. Porém, é importante que você faça esse processo com todas as suas roupas e jogos de cama, para garantir que tudo está bem arejado.

A questão é que todas as suas roupas que ficam guardadas acabam acumulando pó, pelos e até mesmo alguns ácaros ou mofo, dependendo da umidade do seu apartamento. Por isso, independente de ser inverno ou não, essa dica serve para todas as épocas do ano com relação a todas as roupas que ficam guardadas. A luz solar é um trunfo porque os raios do sol são o maior inimigo dos ácaros e a melhor forma de eliminá-los. Ter a oportunidade de colocar o colchão e os travesseiros no sol ao menos uma vez por semana também ajuda a manter tudo bem arejado.

3. Prefira o aspirador de pó e panos úmidos

Essa é uma dica importante principalmente para quem já tem problemas respiratórios ou alergias. Durante o inverno, estamos mais sujeitos a sofrer reações alérgicas por conta da presença de microrganismos que incitam essas crises. Por isso, para evitar sal proliferação, é recomendado que você aspire sua casa. Varrer a casa pode não eliminar as sujeiras que não são visíveis a olho nu como o aspirador.

A dica também é válida para quem usa espanador para tirar a poeira acumulada nos móveis. Quando você usa o espanador, também não está eliminando todas as sujeiras, apenas mudando aquelas não visíveis a olho nu de lugar o que não garante a segurança e limpeza total do lugar. Por isso, opte pelo uso de panos úmidos, que são mais eficientes

4. Evite deixar qualquer ambiente úmido demais

O inverno é a estação conhecida pela proliferação de mofo, que surge principalmente em paredes e forros, já que ele costuma acompanhar a umidade e o inverno é uma estação que traz muita. Caso você utilize água enquanto faz a limpeza da casa, procure fazê-la sempre na parte da manhã e em dias com sol. Nos dias chuvosos e frios, é recomendado que você não passe pano molhado nas paredes e nos pisos.

É importante que você tome ainda mais cuidado nos cômodos que tendem a ser mais úmidos, como o banheiro. Dedique-se a uma limpeza mais pesada na hora de lavar o box para retirar possíveis mofos acumulados. Comprar produtos antimofo para colocar dentro dos armários é outra dica, pois eles ajudam a preservar suas roupas.

5. Guarde livros e bichos de pelúcia

Como pudemos perceber, o acúmulo de poeira é seu pior inimigo, principalmente em estações mais frias como o inverno. Por isso, você deve se atentar não somente na eliminação da poeira, mas também no acúmulo dela principalmente em objetos difíceis de limpar. Livros e revistas são exemplos desses objetos. Organizá-los em um armário que fique fechado é a melhor dica para evitar esse acúmulo e poupando seu tempo.

Outro grande acumulador de poeira são os bichos de pelúcia. Assim como a dica para os livros e revistas, a dica é mantê-los guardado em um armário fechado e que seja seco, para evitar o mofo também. Porém, mesmo mantendo esses objetos guardados, é importante que você abra os armários de vez em quando para que também ventile ar dentro deles.

6. Faça manutenção no seu chuveiro

Essa dica pode não ser tão óbvia e a última coisa que você vai pensar, mas também é muito importante. Você deve manter a manutenção do seu chuveiro regular e em dia. Quando seu chuveiro está limpo, isso evita que sua resistência queime e que você perca o tão sagrado banho quente, que naqueles dias mais frios é impossível viver sem.

Cuidar da casa no inverno pode exigir um pouco mais de atenção, tempo e paciência, mas é importante para manter sua família segura, confortável e saudável. A Nova Época espera ter te ajudado a entender a importância de tomar as medidas certas para cuidar da sua casa no inverno e esperamos que com nossas dicas sua vida seja mais fácil durante essa época do ano.

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":