Cozinha americana: o que é e como decorar a sua

A cozinha é apontada pela maioria dos brasileiros como o ambiente mais importante de uma casa. Nela o costume sempre foi reunir a família. Contudo, com o passar do tempo e com a agitação da vida moderna o hábito de preparar refeições em casa se modificou e as pessoas passaram a cozinhar cada vez menos. Assim, a cozinha americana chega para unir esse cômodo à sala de jantar ou de estar e ressignificar o espaço na rotina das pessoas.

A cozinha americana tem se tornado cada vez mais presente em projetos de imóveis mais novos, buscando se adequar aos novos estilos de vida. Com uma ampla abertura para outro cômodo da casa, a cozinha não é mais um espaço limitado, tornando possível mostrar os eletrodomésticos cada vez mais modernos e interagir com os convidados. Além disso, esse tipo de arquitetura é ideal para imóveis menores, já que valoriza e amplia o espaço.

O que é cozinha americana?

Uma cozinha americana, normalmente, é composta por uma meia parede ou uma bancada que separa o cômodo da sala de estar ou de jantar. Arquitetos costumam planejar esse ponto para que seja utilizado como um lugar para refeições rápidas. Além disso, é o espaço ideal para receber os amigos e tornar a cozinha um ponto de encontro amigável.

Uma cozinha americana bem planejada proporciona a sensação de amplitude do espaço e modifica o conceito de cozinhar, tornando a prática prazerosa e divertida. Contudo, é preciso cuidado na hora de adotar uma cozinha americana. Isso porque, alguns pontos precisam ser analisados. Um outro ponto é o de que, se por um lado uma cozinha americana tende a aumentar a sensação de espaço, por outro lado a área para armários tende a diminuir.

Decoração para cozinha americana

Decorar uma cozinha americana pode ser um desafio para alguns. Contudo, não se trata de uma tarefa difícil. Esse ambiente pode facilmente ser decorado seguindo o perfil dos moradores. Além disso, apesar de se tratar de um ambiente integrado a outro, não é preciso que a decoração deles seja igual. Isso porque, trata-se de cômodos diferentes que permitem contraste visual.

Você pode, por exemplo, utilizar tons mais neutros na sala e na cozinha optar por uma decoração mais descontraída e colorida. Para criar a ideia de continuidade, basta optar pela utilização do mesmo piso, deixando a delimitação com o forro de gesso.

Cozinha americana em apartamento pequeno

Diferente do que alguns acreditam, cozinhas americanas são ótimas para quem mora em apartamentos pequenos. Isso porque essa integração de ambiente dá a ideia de amplitude. Para essas residências menores é possível utilizar cores claras para além de aumentar o espaço, iluminar mais o ambiente. Outra opção envolve alguns detalhes em cores escuras para dar a sensação de profundidade e destaque.

Não se esqueça de dar preferência a objetos decorativos funcionais. Isso porque, com pouco espaço para armários, utensílios como batedeiras, cafeteiras, livros de receitas, temperos e eletrodomésticos precisam ficar expostos e é interessante que eles combinem com a decoração.