Coworking nos condomínios residenciais: conheça suas vantagens

08/10/2021min de leitura

É verdade que cada dia mais a vida está voltando ao normal, ou como alguns gostam de chamar o “novo normal”, mas uma questão que se tornou realidade nesses últimos anos e que não tem expectativas de sumir é o home office.

Sabemos que com a pandemia o home office deixou de ser tendência e se tornou a realidade de muitos brasileiros, mas segundo dados da NABE (National Association for Business Economic) e da NBER (National Bureau of Economic Research) são poucas as empresas que têm expectativa de voltar com 100% da equipe no mesmo espaço pós-pandemia e quase metade das pessoas vão continuar trabalhando de home office, mesmo que somente alguns dias da semana.

Apesar das vantagens de se trabalhar de casa, como a melhor gestão do tempo, qualidade de vida e o tempo que se economiza sem precisar se deslocar até a empresa, existem alguns desafios a serem superados para ter uma boa produtividade tanto individual quanto coletiva.

Dessa forma, os espaços de coworking em condomínio são uma ótima alternativa para quem precisa de mais silêncio e calmaria para trabalhar sem sair de casa. Ainda não conhece essa tendência? Tudo bem, a Nova Épocaveio explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto, além de trazer todos os seus benefícios!

O que é coworking?

Caso você nunca tenha ouvido falar em coworking, se trata de um espaço de trabalho compartilhado entre diversas pessoas. É um ambiente procurado, normalmente, por profissionais que trabalham de maneira autônoma e buscam um espaço próprio para desenvolver projetos e ter uma estrutura melhor para se reunir com clientes. Com a introdução do home office na rotina dos brasileiros, no entanto, esses espaços vêm sendo cada vez mais buscados, até mesmo por quem trabalha em empresas que atuam remotamente.

Nessa modalidade é possível alugar somente uma estação de trabalho, ou seja, uma mesa e uma cadeira, o que torna o custo bem mais atrativo se comparado ao do aluguel de uma sala comercial padrão. É uma ótima opção para quem não quer gastar muito, mas precisa de uma estrutura que atenda suas necessidades de trabalho.

Por conta disso, alguns condomínios residenciais passaram a adotar essa modalidade, facilitando muito a vida dos moradores que trabalham de casa, mas não possuem um cômodo para usar de escritório ou que precisam de um espaço mais tranquilo.

Vantagens do coworking em condomínio

Economia

O coworking é ideal economicamente para quem já arca com o pagamento do condomínio residencial, pois você pode usufruir ainda mais da estrutura que ele oferece. Assim, é possível gerar economia ao evitar ter que alugar um espaço para trabalhar, além de economizar com o deslocamento da sua casa até a empresa e a possibilidade de poder fazer suas refeições em casa, economizando com alimentação.

Maior foco

Para quem tem filhos, pode ser um desafio trabalhar em casa dividindo ambiente com as crianças, pois é mais complicado de separar o momento de trabalhar do momento em família. Além disso, sua casa oferece muitos atrativos que podem desafiar sua produtividade profissional diariamente, como a televisão, as redes socais, bichos de estimação, videogame, entre outros. Nesses casos, o coworking é uma ótima alternativa para ficar perto dos filhos ou dos pets sem prejudicar sua produtividade.

Infraestrutura

Trabalhar dentro do próprio condomínio proporciona um nível de conforto diferente em relação a trabalhar em casa ou até mesmo na empresa. Espaços compartilhados para trabalho em condomínios costumam priorizar a infraestrutura, que é projetada para oferecer todo o necessário para que o profissional possa desempenhar um trabalho produtivo. O profissional poderá contar com salas de trabalho e de reunião prontas sempre que precisar, internet de qualidade, ar condicionado, entre outras regalias.

Networking

Muitos profissionais que trabalham de casa se sentem sozinhos e isolados e não gostam dessa parte do home office. Nesse caso os espaços compartilhados também se tornam uma ótima alternativa, pois é a oportunidade ideal de se relacionar com diferentes profissionais que podem tornar sua rotina mais eficiente ao compartilhar experiências e discutir ideias. Isso pode se mostrar muito vantajoso, já que permite que pessoas próximas fisicamente divulguem sua oferta de serviços, o que ajuda a movimentar a demanda local.

Os espaços compartilhados de trabalho podem ser muito vantajosos para todos, mas lembre-se de respeitar as regras do condomínio, evite invadir o espaço das pessoas que compartilham o lugar com você, evite fazer barulho e tente manter a limpeza e organização do lugar. O coworking pode ser uma bênção para quem trabalha de casa, por isso é importante ter cuidados ao adotar essa modalidade.

A Nova Época espera ter te ajudado a entender melhor o que é o coworking, além de mostrar que a vida de home office pode ser melhor. Não deixe de conferir outras dicas no nosso blog e em caso de outras dúvidas não hesite em entrar em contato com um dos nossos profissionais!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":