Corretor de imóveis digital: dicas para se adaptar à transformação digital

15/07/2022min de leitura

Com o avanço cada vez mais rápido da tecnologia e sua influência na sociedade, o mundo está passando por mudanças drásticas, o que tem impactado na forma como as pessoas se comunicam, como elas consomem conteúdo, serviços e até mesmo como realizam suas compras. Com a transformação digital, diversos profissionais estão tendo que rever a forma como abordam suas tarefas e clientes. Para os corretores de imóveis a situação não é diferente.


Os profissionais do mercado imobiliário que entenderam a importância de também atuar de forma digital tiveram uma grande vantagem em relação àqueles que não saíram da zona de conforto e se mantiveram no formato tradicional. O corretor de imóveis digital é o profissional capaz de se adaptar à nova demanda de consumidores trazida pelos tempos modernos no mercado imobiliário, o que é um diferencial importante e relevante para se destacar entre a concorrência.


A transformação digital, que teve seu processo acelerado com a pandemia, passou a ser extremamente necessária em todos os aspectos por conta da velocidade com que as informações e coisas acontecem. Diante desse cenário, fica claro que os corretores e as imobiliárias não podem mais se dar ao luxo de trabalhar da maneira tradicional, pois, quando não há investimento na tecnologia, fica mais difícil para os profissionais atraírem e fidelizarem clientes. 


Para te ajudar a entender um pouco mais sobre a transformação digital no mercado imobiliário e suas consequências na forma como o corretor de imóveis atua, a Nova Época Imóveis preparou esse texto explicando tudo o que você precisa saber, além das vantagens que ela traz para os negócios e dicas de como se adaptar aos tempos tecnológicos modernos. E se você é corretor e está procurando mais dicas de como melhorar seu desempenho ou sobre o mercado imobiliário, não deixe de conferir os outros posts no nosso blog!


O que é a transformação digital e qual a sua importância?


Primeiramente, é fundamental que a gente entenda o que de fato é a transformação digital antes de mais nada. Com a popularização da internet, ela foi se tornando cada vez mais acessível e a informação passou a ser virtualizada. Com isso, cada vez mais soluções inovadoras passaram a ser criadas em grande escala para resolver problemas comuns, como a automação de tarefas através de software e a facilidade de acesso a qualquer tipo de informação usando dispositivos móveis.


Com esse cenário de mudanças, as relações comerciais também foram impactadas. Tarefas que antes eram complexas e demandavam tempo e trabalho, como a procura por um imóvel para comprar ou alugar, se tornaram muito mais simples e acessíveis com a evolução da tecnologia. Além disso, através de aplicativos para celulares você pode ter acesso a infinitas oportunidades de negócio sem precisar sair de casa.


Com essas mudanças contextualizadas, podemos observar que é fundamental que o corretor de imóveis se adapte a essa realidade se quiser continuar no mercado e ter uma carreira bem sucedida, sem correr o risco de ser ultrapassado pelos concorrentes e se tornar obsoleto, afinal, com as constantes mudanças no mercado imobiliário, podemos dizer que ele é fortemente impactado pela transformação digital. 


Qual o papel do corretor imobiliário na transformação digital?


Assim como os negócios imobiliários e como todas as outras profissões e setores, o corretor de imóveis também deve levar em consideração toda a mudança que está em curso no mercado para se adequar à nova forma de compreender e interagir com o seu público. Com isso, profissionais com originalidade, criatividade, iniciativa, pensamento analítico e abertos à inovação são mais propensos a ganhar destaque no mercado. 


Clientes munidos com seus smartphones capazes de acessar todas as informações que precisam para a tomada de decisão na ponta dos dedos dispensam uma figura de corretor puramente burocrática de intermediação. Por isso, o chamado “corretor 2.0” vai ter a oportunidade de ganhar o mercado ao se reinventar com a ajuda de ferramentas estratégicas para obter inspiração, que vai ajudá-lo a se tornar cada vez mais certeiro com sua comunicação e interação.


Além disso, é importante lembrar ainda que conhecer as preferências dos seus leads, antecipar demandas e fidelizar clientes em sua carteira são estratégias que já valem negócios de ouro e determinarão os profissionais que sobreviverão no mercado.


O que é preciso para se tornar um corretor de imóveis digital?


1. Entender a importância da tecnologia para o mercado imobiliário


Como dissemos acima, a forte presença da tecnologia na sociedade moderna tem mudado a forma como o consumidor se comporta e, consequentemente, consome. Isso porque o acesso a soluções inovadoras para todo o tipo de problemas tem transformado a maneira como as pessoas compram, se comunicam e consomem informações. 


Até alguns anos atrás, para que um corretor pudesse mostrar um imóvel a um cliente era preciso que ambos se comunicassem através de ligações telefônicas para combinar um horário adequado para que os dois pudessem se deslocar até o endereço da propriedade e fazer a visita. Todo esse processo consumia muito tempo, tanto do profissional quanto do cliente. 


Já nos dias atuais, o cliente pode baixar um portal imobiliário no seu smartphone, inserir a palavra-chave na barra de pesquisa, filtrar os resultados e encontrar todas as oportunidades de negócio disponíveis em qualquer região do país, tendo acesso a fotos e informações detalhadas da propriedade em segundos. Por esse ponto de vista, é crucial que o corretor de imóveis esteja munido de conhecimentos necessários para atuar nos tempos de transformação digital sem ficar para trás em relação à concorrência.


2. Conhecer e entender as novas tecnologias do mercado


O corretor de imóveis digital é o profissional que capta a dimensão do cenário atual do mercado imobiliário e compreende a tendência da tecnologia, que se faz cada vez mais presente nesse setor. Por conta da transformação digital ser um processo que ocorre de forma acelerada, é importante estar sempre se atualizando, já que novas ferramentas e sistemas são lançados todos os dias. 


Algumas dessas ferramentas já fazem parte da nossa realidade, como os chatbots, que são os robôs de comunicação muito usados em sites imobiliários, a realidade virtual, a geolocalização, a assinatura digital, tendência em ascensão que visa desburocratizar os processos de compra e venda ou locação de imóveis e os CRMs imobiliários, considerados os preferidos dos corretores de imóveis digitais, já que tornam o trabalho desses profissionais mais fácil e eficiente. 


Além desses exemplos, a própria plataforma para imobiliárias é uma das tecnologias que têm se popularizado cada vez mais com o decorrer dos anos. Essas ferramentas ajudam ainda a promover uma experiência de consumo muito mais agradável para os clientes. 


3. Utilizar a tecnologia a seu favor


Há anos, empresas e profissionais autônomos investem em usar a tecnologia para automatizar tarefas, facilitar o trabalho e aumentar a produtividade. No caso do corretor de imóvel digital, um bom CRM imobiliário pode fazer muita diferença no desempenho profissional, pois esse tipo de ferramenta oferece recursos que facilitam surpreendentemente o trabalho do corretor e, em certos casos, até ajudam a interligar um corretor com outro profissionais da área e imobiliárias de diversas regiões. 


Plataformas digitais voltadas para profissionais do mercado imobiliário também ajudam a simplificar processos que antes tomavam muito tempo e energia dos corretores, entre eles a comunicação com os clientes e a captação de oportunidades de negócios. 


Para concluir, podemos perceber que para um profissional no mercado imobiliário não se tornar obsoleto e ser bem sucedido é imprescindível que acompanhe de perto as mudanças da transformação digital não apenas nesse mercado, mas na sociedade como um todo. E se você pensa em ingressar nesse mercado, busque um dos nossos corretores para trocar experiências e fazer parte do nosso time! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":