Conheça quais as cores de parede para a sala que mais influenciam no ambiente

Você sabia que as cores que escolhemos para pintar as paredes de um ambiente têm funções que vão muito além da estética? Isso porque elas também detém grande influência nas nossas emoções, sensações e percepções. Além disso, as cores que escolhemos para pintar as paredes da nossa casa ainda contribuem para o conforto térmico. Por isso, é fundamental conhecer pelo menos um pouco sobre a influência das cores do ambiente no seu bem-estar. 


Sabemos que existem infinitas cores no mundo e, infelizmente, precisamos escolher entre uma delas para pintar as paredes da nossa sala de estar. Esse é um dos cômodos mais importantes da casa, já que é nele que nos reunimos quando recebemos visitas ou vamos passar um tempo com a família, e, por conta disso, é essencial escolhermos cores que possam contribuir para proporcionar o bem-estar e boas energias nesse ambiente. 


Uma grande dúvida, quando o assunto é a paleta da sua decoração, é: afinal, como escolher uma cor que combine com o resto da decoração e ajude a trazer harmonia para o ambiente ao mesmo tempo? Para ter certeza de escolher a cor que mais vai trazer equilíbrio, conforto e harmonia, é importante conhecer e seguir a psicologia das cores, que pode ajudar e muito a entender quais cores estão mais ligadas às suas emoções.


Se você está planejando uma nova decoração ou vai se mudar e quer deixar a casa nova com a sua cara, a Nova Época Imóveis trouxe esse post para te ajudar a entender quais as cores que mais influenciam no bem-estar e na harmonização da sua sala de estar. Para mais dicas de decoração, não deixe de conferir nosso blog!


A Psicologia das Cores


Antes de falar sobre as cores que têm mais influência no ambiente da sua sala, primeiro vamos falar um pouco mais sobre a psicologia das cores. Você já ouviu falar nesse conceito? A psicologia das cores estuda como a cor é percebida pelo ser humano, analisando como o cérebro processa as informações que os olhos captam. Anos atrás, psicólogos começaram a perceber o poder das cores e as análises sobre esse assunto começaram, criando conceitos e aplicando teorias. 


Essa é uma área da psicologia que analisa e define os efeitos que cada cor gera nas pessoas, como mudanças de humor, o despertar de sentimentos e desejos, entre outras sensações e emoções. Além disso, ela estuda também como o uso de determinado tom em um ambiente pode ajudar a aquecê-lo ou a resfriá-lo, levar ao relaxamento ou ao entusiasmo, encorajar a concentração ou a diversão. 


Qual a influência das cores na decoração?


As cores que preferimos dizem muito sobre nós e ajudam a representar nossas emoções. Elas são capazes de transmitir sentimentos, sensações e até mesmo energizar o local em que estão inseridas. Por isso elas são muito poderosas, especialmente na hora de decorar sua casa, e devem ser usadas com cuidado e parcimônia, dependendo da cor. 


Cada cor é capaz de estimular sentimentos e sensações diferentes, principalmente dependendo do ambiente. Entender como essa relação das cores com as emoções acontecem e quais cores podem desencadear cada uma é fundamental na hora de decorar sua casa ou apartamento, principalmente para o bem-estar dos moradores. 


Quais cores mais influenciam no ambiente da sala de estar?


1. Branco


Nossa lista começa com uma das cores mais usadas em paredes, por ser mais fácil de combinar com outras cores e itens de decoração. O branco ajuda a transmitir paz e calmaria, sendo ideal para aqueles que são adeptos a ambientes mais clean e sofisticados. Porém, caso você seja o tipo de pessoa que quer fugir da monotonia, talvez o branco não seja para você.


A vantagem principal do branco é a possibilidade de ousar nas cores dos objetos e móveis, sempre, claro, com muita parcimônia para não gerar poluição visual e evitar que, ao entrar na sala, as pessoas tenham a sensação de não conseguir prestar atenção a nenhum detalhe por conta das muitas informações que o mix de cores irá proporcionar. 


2. Cinza


É muito comum as pessoas considerarem o cinza uma cor sem graça, ainda mais monótona do que o branco, mas nessa altura do campeonato já passamos dessa fase, não é mesmo? Afinal, quantos ambientes modernos e luxuosos nós vemos por aí que tem a cor cinza como destaque da decoração?


Quando falamos da cor cinza, entramos em uma linha tênue entre essa cor estar muito associada à ausência de emoções e a solidão. Por outro lado, ela ainda é muito utilizada em salas de estar para proporcionar elegância e estilo, além de também harmonizar bem com outras cores.


3. Marrom


Pesquisar por inspiração é muito importante, especialmente quando se trata de decoração, e se você é do tipo de pessoa que busca inspirações no Pinterest, vai perceber que o marrom e o bege são algumas das cores que mais prevalecem. Isso porque o marrom está entre as cores tendências de 2022 para decorar ambientes internos, como salas e quartos.


Uma das características do marrom é que ele transmite simplicidade e seriedade muito ligados ao minimalismo, que nos mostra que não precisamos de muito para criar um ambiente aconchegante, moderno e bonito.


4. Verde


Fugindo um pouco das cores mais neutras, uma ótima opção para a sala é o verde. Essa cor representa a natureza, a vida e a renovação, ajudando a trazer a sensação de estar perto da natureza dentro de casa. E nada melhor do que ter essas sensações e sentimentos ao sentar no sofá da sua sala, não é?


Porém, assim como todas as cores e combinações aqui, é recomendado parcimônia quando você for escolher os tons de verde. O mais recomendado é que você prefira o verde musgo, militar ou aqueles tons que são mais fechados. Por ser uma cor mais forte, e para que você possa aproveitá-la bem no ambiente, os tons mais claros ou vibrantes podem ser um pouco incômodos aos olhos. 


5. Azul


O sentimento proporcionado pela cor azul divide muitas opiniões. Isso porque cada uma das suas variações pode gerar diferentes emoções. Muitas pessoas costumam associar o azul ao sentimento de tristeza, porém, podemos ressaltar que as opiniões se cruzam muito quando falamos de azul na decoração, já que muitos consideram essa cor harmoniosa. 


Caso você queira que o ambiente da sala de estar seja mais harmonioso, uma boa dica é apostar na cor azul, seja ele no tom pastel, escuro ou mais claro. Além disso, essa é outra opção para fugir um pouco do neutro e trazer vida para sua casa. 


Com essas dicas, a Nova Época espera tornar seu processo de escolher a cor ideal e que melhor influencia o ambiente da sua sala mais fácil! E, caso você esteja procurando por um novo imóvel, não deixe de conferir nosso site e falar com um dos nossos associados! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho