Conheça os melhores e mais seguros bairros para morar no Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro não é apelidado de Cidade Maravilhosa à toa. Cercado de praias incríveis e pontos turísticos estonteantes conhecidos mundialmente e que enchem os olhos de qualquer um, a cidade atrai cada vez mais não só turistas, mas moradores encantados com suas belezas. Os bairros do Rio são bem variados, atendendo aos mais diversos gostos e bolsos. Porém, assim como em todas as cidades, existem alguns locais melhores do que outros para se viver. 


Na realidade, a Cidade Maravilhosa é vista como um lugar bem burocrático, com um custo de vida comparável a outras grandes cidades do Brasil e com um bom leque de opções que atendem aos mais variados estilos de vida. Além disso, a metrópole carioca também é dona de uma ótima infraestrutura, com uma boa variedade de transportes e diversidade e educação, com muitas escolas e universidades renomadas e tradicionais.


A escolha da região onde morar vai depender de uma análise do seu estilo de vida e o que cada região oferece, levando em consideração suas necessidades atuais. Porém, também é importante ponderar as possíveis mudanças de vida em médio e longo prazo, afinal, a compra de um imóvel é um alto investimento que requer usufruto por um grande tempo. 


Independente se você planeja morar em uma casa ou um apartamento e se você pretende comprar ou alugar um imóvel, a Nova Época Imóveis trouxe uma lista com os melhores e mais seguros bairros do Rio de Janeiro, assim, você tem uma melhor orientação na hora de escolher a localização do seu futuro imóvel. E para mais dicas na hora de comprar ou alugar um imóvel, não deixe de conferir nosso blog!


1. Ipanema 


Eternizado na canção de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, Ipanema é um dos bairros mais procurados para se morar. Isso porque além de dispor de muitos imóveis de alto padrão, o bairro fica em uma das regiões nobres da Zona Sul do Rio. Além disso, é um dos bairros mais conhecidos da Cidade Maravilhosa, ao lado de Copacabana. 


Puro charme e beleza, esse bairro vizinho do Leblon se destaca pela vista que oferece aos seus visitantes e moradores. De um lado dele está a Lagoa Rodrigo de Freitas e do outro a orla da praia de Ipanema, é uma paisagem digna de cinema! Conhecido por seu ar jovial e animado, Ipanema conta com uma grande variedade de bares, teatros, restaurantes e outras diversas alternativas culturais e de lazer. 


É, também, em Ipanema que fica localizada a Pedra do Arpoador, onde muitas pessoas, especialmente turistas, se juntam no final do dia para apreciar a lindíssima vista do pôr do sol, um verdadeiro espetáculo da natureza. A região também oferece um comércio abundante que inclui lojas de rua tradicionais, que tornam algumas ruas ainda mais atraentes. Para completar, os imóveis dessa região possuem excelente valorização pela sua localização privilegiada. 


2. Copacabana


Copacabana é outro bairro do Rio que dispensa apresentações e comentários, não é? Ao lado de Ipanema, esse é um dos bairros mais conhecidos da cidade, dono de uma das praias mais belas e conhecidas internacionalmente: a Praia de Copacabana. É nessa praia que acontece um dos maiores espetáculos de Réveillon do Brasil. Caso sua prioridade seja morar em uma região central com excelente infraestrutura, Copacabana é a escolha certa para você. 


Localizado na Zona Sul do Rio é conhecido por ser um bairro boêmio, em Copacabana você encontra diversas opções de lazer e diversão. Cheio de bares e restaurantes, em Copacabana você ainda encontra baladas e duas estações de metrô para facilitar sua locomoção. Além disso, a região também conta com vários supermercados, lojas, variados meios de transporte, bancos e outros estabelecimentos necessários no dia a dia. 


Para quem leva um estilo de vida mais saudável e prioriza uma boa atividade física, a orla da Praia de Copacabana é um ponto excelente para praticar exercícios físicos ao ar livre. Você pode caminhar, andar de bicicleta ou correr, além de outras opções como excelentes academias para quem prefere treino indoor. 


3. Leblon


Mais conhecido por ser o bairro dos artistas, o Leblon pode ser considerado de longe o bairro mais valorizado do Rio de Janeiro. Dono de beleza sem igual e praias paradisíacas, a região é vista por muitos como um dos mais belos cartões postais da cidade. Também localizado na Zona Sul do Rio, o Leblon faz parte de um complexo de bairros que estão no entorno da famosa Lagoa Rodrigo de Freitas. 


Além de ser uma das regiões mais tradicionais da cidade, o bairro também dispõe de uma agitada vida noturna e dezenas de opções culturais e de lazer. Por ser um bairro pequeno, que não conta com muitas construções, os preços dos imóveis no Leblon costumam ser altos, o que vai exigir um planejamento financeiro eficaz. Contudo, se você busca por uma boa qualidade de vida, um bairro acolhedor, opções de lojas de luxo e segurança, esse bairro é válido para o investimento. 


4. Barra da Tijuca


Conhecida como a Miami brasileira, a Barra da Tijuca é um dos bairros mais nobres da capital carioca. Localizada na Zona Oeste da cidade, com ruas largas e contando com linhas de metrô e de ônibus que tornam o deslocamento dos seus moradores mais fácil e rápido, esse bairro cresceu vertiginosamente. Região de classe média alta, a Barra se localiza no litoral carioca e concentra uma grande infraestrutura, com uma variedade de escolas, faculdades e shoppings. 


Esse bairro é o ideal para quem aprecia a natureza, afinal, conta com uma praia em mar aberto e bem movimentada, especialmente no verão, e uma boa extensão de áreas verdes, como o Bosque da Barra, por exemplo. A região oferece, ainda, muitas possibilidades de atividades ao ar livre, como caminhadas ou passeios de bicicleta no calçadão e, é claro, um banho de mar. A Barra conta, ainda, com condomínios que são verdadeiras mini cidades, com infra estruturas completas e muita segurança.


5. Tijuca


Localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro, a Tijuca é outro bairro de classe média bem familiar e tradicional. Ele oferece opções de imóveis de diferentes faixas de preços, além de uma ótima infraestrutura, com diversos serviços ao seu redor, como hospitais, instituições de ensino, farmácias, supermercados e shoppings. Quem decide morar no bairro conta com uma boa qualidade de vida.


O bairro se destaca, também, por oferecer uma boa variedade de transportes, entre eles o metrô, que liga a área ao centro da cidade e a conecta com outros bairros importantes. A Tijuca também conta com ciclofaixas, outra alternativa de transporte. Já no quesito lazer, a região é agraciada com um dos clubes mais tradicionais do Rio de Janeiro, o Tijuca Tênis Clube, que oferece inúmeras atividades. Sua localização privilegiada também garante que seus moradores frequentem o famoso Estádio Maracanã a pé.


Porém, a maior atração do bairro é a Floresta da Tijuca, considerada uma das maiores áreas verdes urbanas do mundo. Ela conta com 3.958,47 hectares de floresta, point perfeito para passeios e trilhas em família ou com os amigos. 


Mesmo com tantas opções atraentes e com nossa lista para te ajudar, é essencial que, antes de tomar qualquer decisão, você analise cada região de acordo com seu estilo de vida e suas necessidades. Para mais informações sobre os bairros ou em caso de dúvidas, lembre-se que nossos corretores estão à disposição sempre para te ajudar! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho