Conheça as vantagens e as desvantagens de comprar um imóvel decorado

Sabemos que atualmente, com toda a tecnologia e agilidade do nosso dia a dia, as pessoas estão cada vez mais procurando por praticidade e, por conta disso, muitas preferem comprar um imóvel já decorado. Essa é uma alternativa que o mercado imobiliário tem oferecido para quem deseja não só adquirir um imóvel novo, mas também ter a praticidade de já entrar em um local pronto para morar, logo após fechar o negócio.


Você está procurando ou já pensou em comprar um apartamento decorado, mas tem alguns receios sobre os valores serem muito elevados ou o imóvel não estar adequado às suas necessidades e expectativas? Apesar de essa parecer a oportunidade perfeita, pode ser muito importante considerar que existem sim algumas desvantagens na escolha dessa alternativa, assim, você pode avaliar se vale mesmo à pena.


Pensando nisso, a Nova Época Imóveis preparou esse post para discutir sobre o assunto, apontar as vantagens e as desvantagens de escolher essa opção de compra. Para mais conteúdos importantes e dicas sobre o mercado imobiliário, não deixe de acompanhar nosso blog e nossas redes sociais! Além disso, se adquirir um imóvel está nos seus planos, acesse nosso site e conheça mais de 18.000 opções disponíveis em nosso catálogo.


O que observar na visita a um imóvel decorado?


Antes de apontarmos as vantagens e as desvantagens de escolher comprar um imóvel decorado, vamos falar sobre como você deve avaliá-lo durante a visita. Esse é um passo esclarecedor e muito benéfico, por isso, deve ser feito com muita atenção e levando algumas coisas em consideração, pois, diante de tanta informação, é comum algumas pessoas esquecerem de observar o essencial, como a divisão do espaço e os acabamentos.


Para que você tenha um olhar mais atento durante a visita, trouxemos os pontos mais importantes que devem ser observados durante visitas em apartamentos decorados:


Tamanho total


O primeiro ponto que chamamos atenção é o tamanho do imóvel. Somando todos os cômodos, tanto comuns, como a sala e a cozinha, quanto íntimos, como quartos e banheiros, o apartamento possui espaço suficiente para comportar você e sua família? A área de lavanderia tem espaço suficiente para uma máquina de lavar ou será preciso apertar uma lava e seca no espaço? Isso é importante avaliar em uma visita a um imóvel decorado, pois afetará o conforto de todos os moradores.


Outro cuidado que você deve estar atento é que muitos apartamentos decorados possuem a sala ampliada, passando a impressão de que o espaço é maior. Por conta disso, durante a visita, procure entender se o projeto segue a planta original ou se você precisará lidar com reformas, assim, você pode conhecer o tamanho real dos cômodos.


Espaço dos cômodos 


Geralmente, a visita a um imóvel decorado mostra o espaço real de cada cômodo e sua exata divisão no apartamento. Cada membro da família pode ver se o quarto desejado possui espaço suficiente para suas necessidades, incluindo os móveis já dentro dele. O espaço do imóvel é otimizado? Por exemplo, em um apartamento mais compacto, onde cada centímetro importa, menos corredores significa mais espaço para os cômodos.


Além disso, a disposição dos cômodos também será um ponto muito importante. Caso o apartamento tenha dois quartos e somente um banheiro, o ideal é que ele fique localizado entre os quartos. Logo, todos os membros da família terão a mesma facilidade de acesso. 


Possibilidade de decoração


O nome mesmo já sugere que um imóvel decorado é aquele já preparado para ser exibido ao interessado na compra. Para isso, o ambiente receberá o toque de profissionais que sabem como deixar um apartamento mais aconchegante, com cara de lar. Por conta disso, na hora da visita, procure anotar as possibilidades que essa experiência te proporcionou. Mesmo que não seja sua vontade ou você não consiga aplicar todas as ideias, adaptações são bem-vindas. 


Procure analisar também o tamanho dos móveis que já estão na decoração, como a mesa da cozinha, os sofás, a estante da sala. O espaço comporta mais alguma coisa que você gostaria de acrescentar? Tem espaço para colocar itens de decoração? Os armários da cozinha são do tamanho que te agrada? As respostas vão te ajudar a definir modelos e variedades dos móveis na sua casa nova. 


Qualidade dos acabamentos


Conforme dissemos mais acima, o acabamento é outro ponto importante de atenção na visita a um imóvel decorado. Você deve conferir se o imóvel modelo está bem construído, por isso, observe se a pintura está caprichada e os revestimentos bem colocados. Esses aspectos vão mostrar se a construtora teve ou não cuidado na escolha dos materiais e se preocupou com a qualidade do imóvel. 


Detalhes da rotina


Alguns detalhes importantes como o registo de água, por exemplo, precisam ser verificados. Afinal, ele é central ou distribuído em mais de um local? Os pontos elétricos estão em locais que vão facilitar a sua rotina? Procure analisar também o tamanho dos móveis para considerar a circulação das pessoas na casa. Tenha em mente que a iluminação e a ventilação dos cômodos precisam ser suficientes para proporcionar qualidade de vida para a família. 


Na visita ao imóvel decorado, procure aproveitar para entender com o seu corretor o máximo de detalhes possíveis sobre as áreas comuns do condomínio. Lazer é um dos principais pilares da vida. Não esqueça também de conferir a vaga da garagem e procurar saber quantas você terá direito. 


Vantagens de adquirir um imóvel decorado


Essa opção de compra tem muitas vantagens, sendo a primeira, é claro, o fato de os moradores que precisam se mudar em pouco tempo terem essa oportunidade. Para quem tem bom orçamento, apartamentos decorados são uma excelente opção, pois não terão que escolher os itens, móveis e objetos que vão compor os ambientes, apenas dar seu toque de personalidade. Com isso, adquirir um imóvel decorado é basicamente comprar, entrar e morar. Nessa opção de compra, o tempo entre o fechamento do negócio e a data da mudança tendem a ser muito menores do que na compra de um imóvel sem decoração. 


Outro ponto que deve ser considerado uma vantagem é a qualidade da decoração que já compõe o imóvel. Geralmente, para fazer o serviço de composição do apartamento decorado, as construtoras contratam profissionais da área de design de interiores e de arquitetura, que ficam alinhados com todas as tendências do mercado e decoram ambientes aproveitando ao máximo todos os espaços e com muita modernidade.

Essa é uma grande vantagem para quem não se interessa em gastar tanto tempo decorando o imóvel por conta própria.
Além disso, é importante destacarmos que, atualmente, as construtoras disponibilizam vários tipos de decoração para suas unidades já decoradas. Isso é uma grande vantagem, pois, dessa forma, você tem a oportunidade de escolher a que combina mais com o seu estilo de vida e personalidade.


Desvantagens de adquirir um imóvel decorado


Como nem tudo são rosas, essa opção de compra também tem suas desvantagens. Aqui consideramos algumas desvantagens que você precisa conhecer antes de decidir por esse tipo de compra. A primeira delas é a menor chance de personalização do ambiente. Mesmo as construtoras oferecendo diversos tipos de decoração para você escolher, é quase impossível que o estilo de alguma dessas opções seja exatamente igual ao seu. Para isso, você precisará alterar algumas coisas com o tempo.


Outra desvantagem é o custo mais elevado desse tipo de compra. Um apartamento já decorado tende a ser mais caro que imóveis sem mobília. Por isso, é importante colocar na ponta do lápis se essa opção realmente vale à pena, financeiramente falando, no seu caso. Não feche nenhum negócio sem considerar seu orçamento! 


Por último, porém não menos importante, de modo geral é mais complicado achar um imóvel decorado que seja perfeito para você. Por conta disso, os interessados nesse tipo de compra costumam levar mais tempo fazendo pesquisas e procurando qual apartamento comprar. Uma vez que os clientes que procuram esse tipo de compra estão sem tempo e prezam pela praticidade, essa pode ser considerada uma grande desvantagem.


Assim como qualquer transação realizada no mercado imobiliário, a compra de um imóvel já decorado deve ser pensada com muito cuidado e carinho, de preferência considerando todos os pontos acima. 


A Nova Época Imóveis espera que esse post te ajude a avaliar qual a melhor opção de compra para você quando o assunto é um imóvel novo. Não deixe de conferir os mais diversos imóveis que temos disponíveis no nosso site e nossas redes sociais, vamos realizar esse sonho juntos!
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Ao enviar, aceito a Política de Privacidade