Conheça as regras da limpeza e organização que você precisa seguir para ter uma casa sempre limpa

Mudar para uma casa nova é uma experiência maravilhosa, tirando a parte desse processo que exige a limpeza e organização do ambiente. Afinal, quem não quer ter um lar sempre limpo e cheiroso, principalmente quando o assunto é a casa nova? Por isso, adotar algumas dicas práticas para que sua casa ou apartamento nunca acumule sujeira e bagunça ajuda a economizar tempo de faxina e organização.


Não há dúvidas de que organizar a casa é um hábito que exige manutenção diária, porém, isso não quer dizer que é necessário limpar e faxinar o espaço todos os dias. Aliás, você sabia que pode resolver esse problema da limpeza sem muitos esforços e dores de cabeça? Para isso, é preciso criar uma rotina que inclua a preservação da limpeza e arrumação dos cômodos. 


Sabendo que essa não é uma tarefa fácil e para te ajudar nesse processo, a Nova Época Imóveis trouxe algumas regras e dicas de limpeza e organização que podem te ajudar muito a manter sua casa sempre confortável e agradável para morar. Lembre-se: para mais dicas sobre cuidados com a casa ou sobre o mercado imobiliário, não deixe de conferir nosso blog!


Dicas e regras de limpeza e organização indispensáveis para a sua casa


Para que uma boa limpeza seja feita, é necessário um planejamento bem elaborado, afinal, quando tudo está organizado, o processo pode ser bem mais rápido e até mesmo mais econômico. Para te ajudar a se organizar e fazer uma boa limpeza, enumeramos alguns passos que você precisa dar:


1. Antes do processo de limpeza


Para acelerar o processo de limpeza, uma boa dica é que você sempre comece juntando todos os produtos que você vai usar em um cesto ou em um canto próximo, caso você não tenha outra opção, qualquer coisa que ajude na praticidade é válido aqui. Dessa forma, você não precisa ir e voltar a todo tempo para buscá-los.


Outra dica importante que você pode colocar em prática antes de começar a limpeza é organizar todo o ambiente. Por exemplo, caso você vá limpar seu quarto, é uma boa ideia arrumar a cama e guardar os objetos espalhados antes de começar. Assim, o espaço que será limpo ficará livre de qualquer obstáculo, facilitando a limpeza.


É recomendado, ainda, que você siga a lógica do último cômodo para a saída da casa. Ou seja, é melhor começar pelos quartos e banheiros, finalizando com a sala ou a cozinha. Dessa maneira, você não estará carregando sujeira nos cômodos nos ambientes que já limpou. 


Um costume que você e sua família podem adotar para ajudar a preservar a limpeza da sua casa é tirar os sapatos antes de entrar em casa. Dessa forma, além de evitar trazer bactérias para seu lar, ainda ajudam a diminuir a sujeira do chão, fazendo com que sua faxina fique ainda mais fácil e rápida, pois acumula menos sujeira. 


2. Durante o processo de limpeza


A primeira e mais importante regra é que você deve limpar toda a casa sempre com as janelas abertas, afinal, nesse momento você estará lidando com produtos químicos e estar em um ambiente fechado ou mal ventilado pode ser um problema para sua saúde. 


Uma dica ao limpar é seguir uma lógica parecida com a de limpar o último cômodo para a saída da casa, começando sempre de cima para baixo. Dessa forma, quando você movimentar a poeira que está parada em estantes e prateleiras ou até mesmo teias de aranha no teto, por exemplo, as sujeiras não irão direto para o chão, que sempre deve ser a última parte da limpeza do cômodo. 


A ordem correta para uma limpeza é: tirar o pó e a sujeira de ambientes altos, gradualmente descendo, depois varrer ou aspirar tudo o que estiver no chão e, em seguida, passar um pano. Assim que terminar de limpar o cômodo, é importante que você verifique se não esqueceu de limpar nada. 


É importante que você tenha atenção redobrada quando estiver limpando sua casa para evitar batidas, riscos ou qualquer tipo de acidente. Isso pode gerar um prejuízo que você não quer ter que lidar no futuro. Evite, por exemplo, arrastar móveis em pisos de madeira, pois eles podem ficar permanentemente danificados. Tenha, também, cuidado extremo ao escolher os produtos adequados para não manchar ou estragar pisos, paredes, móveis e outros itens. 


Quando você for limpar sua casa ou apartamento, é muito importante que você tenha em mente que o que vale na limpeza não é a quantidade de produtos escolhidos, mas sim ter os ideais para cada processo e a forma como você usa eles. 

Organização é a palavra-chave para uma boa limpeza.


3. Mantenha suas pias limpas e secas


Um lugar da casa que merece tanta, senão mais, atenção do que o resto da casa são as pias, tanto da cozinha quanto dos banheiros, afinal, quando estão sujas dão a impressão de que a casa toda está suja. Por isso, é importante que você nunca deixe restos de comida na sua louça e não deixe para lavá-la no dia seguinte. Procure, também, sempre que usá-las, jogar um pouco de água corrente para remover a sujeira mais grossa, evitando o acúmulo de poeira ou restos de produtos ou comida.


Pode parecer e até mesmo ser cômodo deixar a louça acumulando na pia pela preguiça de lidar com ela naquele momento. Porém, a pilha vai crescer, afinal ela não vai se lavar sozinha, e sua cozinha acabará ganhando aspecto de suja, desorganizada e pouco higiênica. A dica aqui é lavar tudo o que usar logo em seguida. Além disso, você ainda pode ir cuidando dos utensílios usados enquanto cozinha. 


Mais uma dica muito importante é que você sempre pense em formas de ganhar tempo e evitar o acúmulo posterior de louça. Aproveite para lavá-la enquanto você estiver esquentando a comida no micro-ondas, por exemplo, ou enquanto você deixa alguma coisa cozinhando no fogão. 


4. Procure ficar sempre atento aos detalhes


Como já dissemos acima, o processo de limpeza demanda muita atenção aos detalhes, afinal, quando falamos de limpar a casa não estamos falando só em passar uma vassoura ou aspirador, tirar o pó e passar um pano. Esses passos ajudam na manutenção do lar, não vão durar muito, por isso é essencial fazer uma faxina pesada, seja ela semanal ou quinzenal. 


Durante essa faxina, é importante verificar cada canto dos cômodos, esfregar a pia e o vaso sanitário, as paredes, os pisos e qualquer parte que possa ser foco de proliferação de micro-organismos, usando sempre os produtos certos, não se esqueça! 

É essencial ter atenção aos detalhes para uma boa limpeza.


Gostou das nossas dicas e regrinhas? É fato que ninguém gosta de circular um ambiente sujo e que possa representar um risco para a saúde, muito menos morar em um! Por isso, esperamos que esse passo a passo que separamos seja útil! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho