Comprar imóvel para reformar: quando vale a pena?

19/07/2021min de leitura

O mais importante é que você tenha em mente o seu objetivo com o imóvel. Se a ideia é realizar uma reforma superficial para vender o imóvel, o gasto é menor.

Agora, se a intenção é morar nele, a obra provavelmente terá um custo mais alto, mas certamente oferecerá conforto e personalização para a sua família.

São muitas as dúvidas que cercam a mente de quem está pensando em um imóvel para reformar. Por isso preparamos este artigo completo e te contamos as vantagens de comprar para reformar e no que prestar atenção para fazer um ótimo negócio.

Quais as vantagens de comprar um imóvel para reformar?

Se compararmos a compra de um imóvel para reformar com um vendido na planta ou novo, podemos rapidamente identificar um preço mais atrativo, a possibilidade de personalização e o potencial de valorização ao longo do tempo.  

Para garantir que a compra valha a pena, é preciso se aprofundar um pouco mais no assunto e aprender a identificar as boas oportunidades. Nesse momento, ter o auxílio de um especialista é fundamental.

As principais vantagens de comprar para reformar são:

  • Menor valor de aquisição
  • Reaproveitamento da estrutura
  • Personalização
  • Planta diferenciada e espaçosa
  • Valorização ao longo do tempo

 

Menor valor de aquisição

Um imóvel que necessita de reformas costuma ter o preço mais atrativo do que os demais. Além disso, existe a possibilidade de negociar melhores condições com o proprietário, considerando a idade do imóvel e as suas condições. Nesse momento, ter a avaliação de profissionais é fundamental para identificar se não há problemas estruturais no imóvel ou a necessidade de uma reforma muito onerosa.

Reaproveitamento da estrutura

As casas e apartamentos mais antigos costumam ter uma estrutura mais resistente e boas matérias-primas. Sendo assim, analise o quanto da estrutura pode ser reaproveitada para economizar algum dinheiro. Quanto mais puder ser mantido, melhor.

Personalização

Ao comprar um imóvel para reformar, você abre diversas possibilidades para personalizar os ambientes de acordo com as suas necessidades. Com a ajuda de arquitetos e engenheiros, você pode remanejar os cômodos, aproveitar os itens atuais e até mesclar o seu estilo com os acabamentos antigos. 

Planta diferenciada e espaçosa

Quando comparamos com os imóveis construídos recentemente, os imóveis antigos geralmente são mais amplos e com cômodos igualmente espaçosos. Para quem está à procura de um imóvel novo e grande, talvez comprar e reformar seja uma boa alternativa. 

Valorização ao longo do tempo

Toda boa reforma tem o potencial de valorizar um imóvel. Com uma estrutura sólida, ambientes bem planejados e decoração alinhada com as tendências, o imóvel reformado tem tudo para ter um valor mais alto na hora da venda. 

Alguns dados de mercado dizem que uma reforma bem feita valoriza um imóvel em torno de 30%, e em alguns a valorização pode ser ainda maior, dependendo dos materiais usados e dos serviços realizados.

O que avaliar ao comprar uma casa para reformar?

O processo de comprar um imóvel para reformar é relativamente simples. A maior diferença entre esse tipo de negócio e os demais está na série de cuidados para fazer uma boa escolha.

Estes são os principais fatores que você precisa avaliar ao procurar o seu imóvel pensando na reforma:

Localização

Os imóveis mais antigos costumam ficar localizados em áreas centrais e bem estruturadas. Visite a região em diferentes momentos do dia para entender como é o fluxo de pessoas, a vizinhança, a segurança, o trânsito e as formas de acesso. 

Tempo disponível para esperar

Ao visitar os imóveis e considerar as reformas necessárias, lembre-se de que um fator importante é comparar o tempo necessário para as obras e a sua disponibilidade para esperar. Se estiver com pressa para mudar, talvez valha a pena procurar uma residência mais nova. 

Estado do imóvel

Depois de olhar para o bairro, é hora de avaliar as condições do interior e exterior do imóvel. Os principais pontos de atenção estão na estrutura geral e as instalações elétricas e hidráulicas. No caso de uma reforma dessas instalações, o custo é bem superior e demanda uma obra mais pesada. 

Se for o caso de pinturas ou a troca de revestimentos, o investimento tem um melhor custo-benefício.

Legislação

Antes de fechar negócio é preciso verificar se a sua reforma é permitida pelas normas da Prefeitura Municipal. Por isso, procure conhecer as regras antes de desenvolver o projeto da reforma do seu imóvel.

 

Dicas para uma reforma bem sucedida

Agora vamos então te dar algumas dicas para que essa reforma seja realizada sem sofrimentos.

  • Planeje

Caso tenha condições, faça o seu projeto com um profissional, pois ele te dará todas as orientações e quantidades necessárias dos materiais que você precisará e com isso você terá como controlar melhor o orçamento.

  • Pesquise preços

Antes mesmo de começar a execução do projeto, faça uma pesquisa dos principais materiais que você usará e faça uma média de quanto gastará.

  • Cronograma

É importante fazer a administração do tempo que a reforma levará para não ocorrer nenhum atraso que atrapalhe a sua rotina ou algum tipo de compromisso.

  • Por dentro dos prazos

Fique sempre atento aos prazos dos fornecedores para que você não tenha nenhuma surpresa ao término da sua reforma. Faça anotações e sempre mantenha contato com os seus fornecedores.

  • Evite muitos fornecedores trabalhando juntos

Caso você não consiga desocupar o imóvel durante a reforma, saiba que caso precise contratar muitos fornecedores de uma vez, será muito inconveniente muitas pessoas passando de um lado para outro, além da bagunça ficar maior. Por isso, agende um fornecedor de cada vez.

  • Infraestrutura

A parte da manutenção da infraestrutura deve ser feita no início da obra, pois são as partes que fazem mais sujeira e bagunça na obra.

 

Além de todos esses passos, o importante é que você tenha um bom planejamento financeiro para conseguir pagar todas as reformas com tranquilidade, fazendo tudo do jeito que sempre sonhou. Comprar um imóvel para reformar pode ser um ótimo negócio, só demanda alguns cuidados especiais. No final, tenho certeza que vai valer muito a pena.

 

 

 

 

 

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":