Como organizar um réveillon em família de sucesso

Sem a gente perceber, o fim do ano já chegou e, com ele, veio uma nova preocupação: como organizar o réveillon em família. Essa é uma época em que as pessoas procuram se desligar um pouco do trabalho ao planejar encontros entre familiares e amigos, aproveitando para relaxar do estresse acumulado do ano. 


Porém, apesar de o momento ser de descanso, quem fica responsável por organizar a festa, no entanto, fica encarregado de pensar em alguns detalhes, principalmente porque essa é a melhor data para estreitar os laços e criar momentos inesquecíveis, aproveitando ao máximo as celebrações e aqueles que amamos.


O final do ano representa o encerramento de um ciclo para que outro possa se abrir. A essência das festas é representar a possibilidade de renovação com o ano que está para começar e de celebração pelas conquistas que aconteceram no que se passou. Além disso, as festas também simbolizam a família e a amizade, sendo o momento perfeito para aproveitar seus familiares e amigos, agradecer e descansar. 


E para te ajudar a garantir a melhor festa de réveillon, a Nova Época Imóveis trouxe algumas dicas práticas para preparar a melhor celebração de virada, assim, você pode fechar o ano junto daqueles que mais ama com chave de ouro. Para mais dicas incríveis sobre decoração e informações importantes sobre o mercado imobiliário, não deixe de conferir nosso blog!


Defina uma lista de convidados


Todo planejamento de uma boa festa envolve a definição de uma lista, afinal, é essencial saber o número de pessoas que você pretende chamar para se organizar. Por isso, nossa primeira dica é: inicie seu planejamento a partir de uma lista de convidados. Tenha atenção ao fazer essa lista para não esquecer ninguém. 


Uma boa dica para descomplicar essa etapa é separar famílias. Lembre-se de contar com os cônjuges e se certificar de que todos confirmaram presença até alguns dias antes da noite da virada. Dividir a lista conforme sexo e idade também ajuda bastante no planejamento. Durante os cálculos de comida e bebida, por exemplo, essa lista é necessária para saber a quantidade de homens, mulheres e crianças. 


Calcule suas despesas


A segunda dica e um passo importante nesse planejamento, é ter um orçamento detalhado e acertar nas despesas. Por isso, é fundamental fazer pesquisa de preços e se organizar. Porém, é recomendado que esse cálculo seja feito somente quando você tiver uma estimativa do número de pessoas, pois alguns produtos e serviços saem mais baratos se comprados em menor quantidade. 


Outro ponto importante nesse passo é saber como a festa será quitada. Isso porque algumas famílias decidem dividir os custos, em outras é o anfitrião que assume as principais despesas e tem famílias que preferem fazer com que cada um leve alguma coisa. Independente de como for o pagamento da festa, alguns itens devem entrar na sua lista, como:

  • luzes;
  • decoração;
  • limpeza.
  •  

Pense na decoração da festa


Outra decisão importante que deve ser tomada durante o planejamento é sobre o estilo da festa e sua decoração. A dica anterior vai te ajudar na montagem da decoração da festa de virada de ano, pois você precisa conferir a quantidade de copos, talheres, travessas e pratos que estão disponíveis na sua casa. 


A toalha de mesa, os arranjos, os enfeites e o que mais você desejar acrescentar a sua festa também são itens que você precisa considerar. Para te ajudar a melhorar a atmosfera de celebração do reveillon, uma boa dica é aproveitar alguns objetos e decorações do Natal, como laços prateados, bolinhas e estrelas douradas, entre outros. Você pode também mesclar arranjos mais elaborados e garrafas de vidro com flores para enfeitar a mesa da ceia e algum aparador.


Pense bem no cardápio


Você não precisa elaborar um cardápio mirabolante para sua festa de fim de ano, porém, essa é uma etapa que precisa de tempo e atenção tanto quanto as acima. Afinal, essa é uma decisão muito pessoal e vai depender dos gostos de uma família para outra, além da cultura local. Muitas famílias até preferem repetir o mesmo cardápio todo ano, o que é válido principalmente para famílias tradicionais.


Para quem gosta de inovar e costuma variar nos pratos, uma ótima dica é resolver o cardápio em conjunto. Caso sua família seja muito grande, não é necessário que todos participem dessa decisão, eleja apenas algumas pessoas. É importante que o cardápio tenha menu principal, entrada, aperitivos e sobremesa. Não deixe de pensar em opções para crianças, já que os gostos diferem, dessa forma, é possível agradar a todos.


Crie brincadeiras para engajar as crianças


Por falar em crianças, outra ótima dica para incrementar bem sua festa de réveillon é investir na organização de brincadeiras para os baixinhos, principalmente se sua festa tiver um número elevado de crianças. Uma boa ideia é disponibilizar um canto só para eles, com materiais que eles mesmos podem usar para brincar sozinhos, dando mais liberdade tanto para as crianças quanto para os pais.


Outra ideia é organizar brincadeiras que podem incluir o resto da família, assim, os pequenos se sentem mais incluídos na festa. Folhas em branco, giz de cera, lápis coloridos e brinquedos eletrônicos são sempre ótimas opções para que as crianças tenham distrações e possam curtir a festa. 


Crie uma mesa de bebidas


Nossa última, mas não menos importante, dica aqui é: use sua criatividade para montar uma mesa de bebidas, afinal, o réveillon é uma festa vibrante que merece um bom brinde! Use dessa mesa para incentivar seus convidados a criarem seus próprios drinks. Uma boa ideia para acompanhar essa mesa é deixar a ficha técnica de duas ou mais receitas para inspirar seus convidados. 


Essa é uma boa maneira de deixar seus convidados ainda mais à vontade, principalmente em um réveillon em família. Fique atento, ainda, para que não falte vinho e coquetéis de fruta e, para a virada, reverse o tradicional espumante. Como dissemos antes, use sua criatividade para deixar o bar mais divertido com enfeites e alguns acessórios. 


Gostou dessas dicas? Com elas, é certo que sua festa vai ser um sucesso! E para mais dicas de decoração, entretenimento e mercado imobiliário, não deixe de conferir nosso blog. 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho