Como manter seu imóvel organizado durante uma reforma

13/07/2020min de leitura

Você quer reformar seu imóvel, mas está sem coragem para passar por todo o estresse? É verdade que reformar nunca é fácil, mas é possível tornar essa experiência menos complicada e exaustiva. Diante de toda a poeira, do quebra-quebra e do acúmulo de objetos durante uma obra, é difícil manter a casa organizada, porém não é impossível.

Reformar significa mudar e melhorar algo dentro da sua casa e deve ser uma experiência positiva. Por isso, independente do tipo de imóvel que você mora, é importante que você tenha um cuidado especial durante todo esse processo, principalmente se seu objetivo é morar na casa enquanto as obras acontecem.

Antes mesmo da reforma começar, é importante que você se concentre em planejar todas as etapas desse processo, garantindo, assim, que você e sua família passem por esse período da forma menos turbulenta e mais confortável possível.

Como já dito antes, é possível adotar algumas medidas que deixam a casa organizada enquanto os profissionais trabalham na reforma. Com isso, você tem menos preocupações durante o processo e a obra leva menos tempo para terminar.

Pensando em você, que está planejando fazer uma reforma em alguma parte da sua casa, que a Nova Época fez esse post trazendo algumas dicas importantes que vão fazer toda a diferença durante esse processo. Não se esqueça de visitar nosso site e checar nossas ofertas. Temos imóveis em todas as regiões do Rio para todos os gostos.

1. Organize e proteja seus móveis e objetos de decoração

A primeira coisa a se fazer nesse processo é armazenar e organizar seus móveis. As pessoas que vão trabalhar na obra precisarão de espaço para se locomover. Por isso, se você optar por deixar seus móveis pela casa, isso pode dificultar e até atrasar o trabalho desses profissionais.

Além dos móveis, objetos de decoração também merecem uma atenção e cuidados especiais. Como esses objetos geralmente são frágeis, caso eles fiquem expostos durante a reforma, eles correm perigo de serem danificados.

Armazenar tanto os móveis como os objetos de decoração em caixas ou embalados em jornal é o melhor que você pode fazer para evitar que algo seja danificado e você saia no prejuízo. Por melhor que sejam os profissionais envolvidos na reforma, acidentes podem acontecer.

2. Se programe e faça um cronograma

Procurar a ajuda e o acompanhamento de um profissional, como engenheiro ou arquiteto, para se informar de quanto tempo pode durar a obra é importante para que você possa planejar melhor o que fazer e como vai lidar com todos os envolvidos no projeto.

Com essas informações, vale à pena criar um cronograma com as datas do início e do fim da reforma. Assim, você garante que todas as tarefas planejadas sejam realizadas dentro dos prazos estipulados. Não se esqueça de alinhar todas as datas do seu cronograma com os profissionais contratados para que eles fiquem cientes das suas expectativas.

Caso você pense em reformar mais de um cômodo da casa, se programe para fazer a reforma em etapas. O melhor é que você faça uma reforma de cada vez, assim, você e sua família têm mais opções de cômodos para se instalar durante as obras.

3. Mantenha a casa limpa, mas nem tanto

Caso seja da sua preferência permanecer na casa com sua família durante a reforma, é importante que você faça a manutenção diária dos cômodos. É importante que você mantenha as portas e janelas dos cômodos que não estão em reforma fechadas, além de colocar proteção extra na soleira das portas e vedar as janelas com plástico.

É importante que você tenha em mente que a casa não vai ficar limpa durante a reforma, por isso, por mais que você limpe e varra todos os ambientes, a bagunça não vai embora até todo esse processo acabar. Por isso, se concentre em limpar principalmente os locais indispensáveis e o resto você capricha ao final da reforma.

Além disso, os guarda-roupas são outra parte da casa que merecem uma atenção extra Separe os lençóis, as roupas e as toalhas que serão usados com mais frequência em uma caixa para que não seja necessário abrir o armário a toda hora. Não deixe de cobrir também esse móvel para evitar que o pó se acumule nas roupas limpas.

4. Separe o lixo

É normal que a obra acumule mais resíduos e materiais que devem ser jogados fora do que normalmente. Por isso, determinar um cômodo ou uma área exclusivamente para juntar todo o lixo e outra área para guardar os materiais novos que serão usados na reforma é muito importante para manter a ordem.

Não se esqueça de fazer o descarte consciente desses resíduos, em caçambas próprias para esse tipo de material. Assim, você não incomoda ninguém com o lixo extra e ainda ajuda o meio ambiente.

5. Forre o chão

Durante uma reforma, muitas pessoas pensam nos móveis, mas se esquecem que o chão também precisa de proteção. Durante as obras, o chão pode ficar suscetível a quebras, marcas e riscos, por isso, ele também merece zelo. Dependendo do material do chão da sua casa, essa atenção deve ser redobrada.

Por isso, caso sua intenção não seja trocar os pisos, é importante protegê-los. A melhor opção para isso é forrá-lo com um plástico mais resistente ou com papelão.

Lembre-se: o jornal não é a melhor opção nesse caso. Por ser fino demais, ele pode rasgar com facilidade, além de soltar tinta e manchar o piso.

6. Pense nos vizinhos

Todos sabem como acordar com barulho de obra pode ser desagradável, certo? Por isso, converse e avise seus vizinhos antes de começar com a reforma, para que eles saibam que terão que lidar com todos os barulhos inclusos nesse processo.

Também é importante informar seu cronograma para seus vizinhos para que eles saibam quando o barulho vai começar e parar, além de ficarem cientes dos horários em que acontecerá toda a movimentação. Assim, é possível tornar toda essa experiência mais confortável para eles também e você evita reclamações ou situações ruins.

Além disso, tente encaixar os horários em períodos comerciais, pois é quando a maioria dos seus vizinhos vai estar fora de casa trabalhando, o que também evita incômodos.

Passar por uma reforma não é uma experiência fácil, mas você não pode evita-la para sempre. Às vezes alguns cômodos precisam de mudanças e é inevitável fazê-la. A reforma é um processo positivo e, como vimos aqui, pode ser feita de maneira organizada.

Agora que você já conhece as principais dicas para manter sua casa mais limpa e organizada possível durante esse processo, nós da Nova Época esperamos que sua experiência seja melhor para você e sua família!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":