Como a portabilidade de crédito pode ser usada para financiar imóveis?
Financiar um imóvel, em praticamente todos os casos, é um compromisso que dura por décadas, afinal, você pode pagar as prestações por até 35 anos. Quem já teve a necessidade de solicitar um empréstimo para um financiamento, sem ter certeza de que conseguiria arcar com os juros cobrados ao longo das parcelas mensais, sabe o quão estressante é essa situação. Mas você sabia que existem diversas formas de negociar suas dívidas no banco? Sendo a portabilidade de crédito uma das melhores?
São vários os tipos de financiamento imobiliário, mas isso não quer dizer que você precisa ser fiel à instituição financeira que te concedeu o crédito imobiliário. Desde 2013 existe a possibilidade de fazer a portabilidade de crédito imobiliário. Para quem deseja pagar parcelas e taxas de juros mais acessíveis, a portabilidade de crédito é uma ótima opção que oferece condições mais justas para quitar dívidas e economizar com o financiamento imobiliário.
Você quer saber mais sobre como funciona usar a portabilidade de crédito para quitar o financiamento imobiliário? A Nova Época Imóveis veio aqui esclarecer suas dúvidas e explicar um pouco mais esse processo para você! Em caso de dúvidas ou para mais informações entre em contato com um dos nossos corretores e para mais conteúdo como este não deixe de conferir nosso blog!
O que é a portabilidade de crédito?
É comum as pessoas buscarem condições melhores para manter sua situação financeira em dia e se livrar de prestações pesadas na sua conta bancária, até mesmo recomendado. Por isso, é importante saber o que significa a portabilidade de crédito para entender como ela pode te ajudar de diversas maneiras em diferentes processos.
Quando você solicita um empréstimo de qualquer valor ou financia um imóvel, é como se você estivesse pedindo um dinheiro emprestado ao banco, o que vai resultar em parcelas com juros que serão cobrados por esse empréstimo nos meses posteriores. Para o banco conseguir lucrar com os empréstimos, ele faz cobranças de valor mais alto, o que pode prejudicar o controle financeiro de algumas pessoas.
Nesse contexto, com o intuito de melhorar as propostas de pagamentos e gerar competitividade entre as instituições financeiras, o Banco Central do Brasil criou, em 2013, a portabilidade de crédito, que permite que o consumidor transite entre as opções mais viáveis, considerando suas atuais condições.
Como funciona a portabilidade de crédito?
A portabilidade de crédito imobiliário é a transferência do financiamento, feita a pedido do cliente, de uma instituição para outra. Quem opta por esse tipo de crédito normalmente está em busca de condições de um financiamento imobiliário mais vantajosas em comparação com o contrato original da instituição financeira anterior. Com isso, você não fica preso até o final das prestações nas mesmas condições, podendo seguir buscando condições melhores.
Porém, para isso, é preciso ficar atento ao valor da parcela, aos custos adicionais com cartório, a diferença nas taxas de juros e as possíveis cobranças de tarifas. Ao solicitar a portabilidade de crédito, você consegue um prazo maior para efetuar o pagamento ou juros menores e essa solicitação pode ser feita diretamente na instituição para onde você deseja migrar, basta enviar os documentos exigidos dentro do prazo estabelecido.
Como usar a portabilidade de crédito no financiamento imobiliário?
Da mesma forma que mudar de banco é uma possibilidade, solicitar a portabilidade de crédito a qualquer momento também é um direito de todo cidadão. Porém, é necessário tomar alguns cuidados para garantir que você vai de fato escolher a melhor opção para sua situação, evitando a portabilidade da dívida.
O momento da compra de um imóvel é sempre um passo muito importante na vida de qualquer um, mas financiar um bem é assumir um compromisso financeiro de longo prazo, mais especificamente de até 35 anos. A seguir listamos o que é possível fazer para garantir mais acertos na sua negociação.
1 - Solicite as todas as informações necessárias
Para ter certeza que você está economizando de verdade e reduzir dores de cabeça ou até mesmo arrependimentos, é importante conhecer e entender todas as informações da instituição financeira. Por isso, o mais recomendável é pedir alguns documentos antes de concluir a operação de portabilidade do financiamento, tais quais:
- Saldo devedor atualizado;
- Data do último vencimento da operação;
- Cópia do contrato atual.
2 - Não deixe de fazer simulações para entender qual a opção mais vantajosa
Como dito mais acima, para entender qual é a opção de fato mais vantajosa na hora de solicitar a portabilidade de financiamento imobiliário, o mais indicado, além da pesquisa, é simular os valores e comparar as opções disponíveis no mercado. Lembre-se, é importante considerar tanto as taxas de juros quanto a correção monetária. As plataformas de crédito costumam facilitar esse processo visando ajudar o consumidor a tomar essa decisão.
3 - Saiba o tempo necessário para aguardar após feito o pedido
Com o pedido de portabilidade feito com o gerente do banco, a própria instituição vai entrar diretamente em contato com a anterior que fez o contrato original para solicitar as informações do financiamento, as quais são geralmente enviadas em até cinco dias úteis. Caso a instituição original não aceite o pedido de portabilidade, o cliente vai precisar entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor para registrar uma reclamação no Banco Central.
4 - Entenda como funciona o processo feito pelo banco
Com a pesquisa pelas melhores opções e após escolher o banco que você deseja solicitar a portabilidade de crédito, a instituição original deve enviar as informações para a atual, assim, ela pode concluir a operação. Através de uma Transferência Eletrônica Disponível, ou TED, o banco vai quitar os débitos do cliente com a instituição original, que deve reverter o documento de efetivação da portabilidade para a nova instituição em até dois dias úteis.
Quais outros cuidados você deve tomar ao solicitar a portabilidade?
Além das dicas acima, também é preciso ter muito cuidado e prestar muita atenção em outros fatores para aproveitar melhor as vantagens e economizar com total segurança:
- Peça ajuda de especialistas em financiamento imobiliário;
- Pesquise tudo sobre o banco escolhido, afinal, ele será responsável pelo processo;
- Pesquise todas as possibilidades de portabilidade de crédito;
- Compare o Custo Efetivo Total de todas as propostas;
- Negocie os custos da portabilidade com a nova instituição;
- Converse com os gerentes de várias instituições.
A Nova Época Imóveis espera ter te ajudado a entender como você pode usar a portabilidade de crédito no financiamento de um imóvel, isso pode ser de grande ajuda! Em caso de dúvidas ou para mais informações entre em contato com um dos nossos corretores, eles estão sempre disponíveis para ajudar.
Escrito por Mariana Carvalho