Anunciar seu imóvel: sete principais dicas para turbinar sua venda

Anunciar um apartamento ou casa pode, muitas vezes, gerar certa angústia: quem nunca passou por uma rua cheia de anúncios de “aluga-se” ou “vende-se” expostos em imóveis e ficou com receio de quando a sua vez de se mudar chegasse? Mas calma que não precisa ser assim!

A Nova Época trouxe sete dicas muito importantes que vão te ajudar a impulsionar a venda do seu imóvel de forma segura e eficiente! Qualquer dúvida que surgir, entre em contato conosco e não deixe de conferir as ofertas no nosso site!

1.  Regulamentação da documentação: tenha todos os documentos em dia sem pendências ou débitos

A organização do imóvel é imprescindível para sua venda, mas ainda mais importante do que a estética é a documentação da propriedade. Um dos principais alvos de vistoria de compradores é a documentação tanto do imóvel quanto daqueles que o vendem. Além disso, materializar as informações passadas pelo seu corretor também pode se mostrar importante no futuro, pois isso gera credibilidade e confiança no imóvel, aos olhos do comprador.

Disponibilizar cópias de toda essa documentação para os futuros compradores é uma estratégia que pode agilizar processos como a realização da promessa de compra e venda, o que otimiza o tempo do vendedor e do comprador, garantindo, assim, a satisfação do cliente.

A relação do vendedor com seu representante legal, ou seja, seu corretor, é de estrita confiança e confidencialidade. Por isso, pense bem antes de colocar seu apartamento ou casa à venda e pesquise sobre a imobiliária e o corretor que ficarão responsáveis por esse processo.

Lembre-se: a venda de imóveis que estejam no meio de uma partilha de divórcio ou que se encontrem em um inventário é possível sim, mas é preciso ter em mente que isso pode afastar possíveis compradores que não querem ficar no meio de conflitos judiciais entre o casal que se divorcia ou herdeiros do imóvel.

2. Orientação qualificada: trabalhar com os melhores profissionais na área pode reduzir riscos de frustrações na hora da venda

Como já dito no item anterior, a relação vendedor e corretor é crucial para ter sucesso na hora da sua venda. Mas por quê? Bem, antes de colocar sua casa ou apartamento à venda, o proprietário tem que ter em mente suas expectativas e seus objetivos com aquele negócio, pois assim ele é capaz de dar ao representante legal uma direção a seguir. Porém, também é de extrema importância que o vendedor busque uma imobiliária e um corretor que sejam capazes de atender a essas expectativas, pois a orientação certa e qualificada diminui os riscos de possíveis frustrações.

O profissional contratado vai ficar responsável por apresentar seu imóvel da melhor forma no mercado e esse é o principal passo do processo, pois estará diretamente ligado ao sucesso da venda. Por isso, conheça e confie no seu representante legal e na imobiliária que ele trabalha!

3. A primeira impressão é a que fica: deixar o imóvel apresentável para visitação faz toda a diferença

Claro que todos já ouvimos falar que causar uma boa primeira impressão é importante para a reputação de qualquer um e com imóveis não é diferente! Especialistas em mercado imobiliário recomendam que os reparos essenciais do imóvel sejam feitos antes mesmo de abri-lo para visitação. É importante deixar o imóvel preparado para a venda, mantendo-o organizado, limpo, arejado e bem iluminado. Os pequenos detalhes são aqueles que fazem a maior diferença na venda de um imóvel, por isso deixá-lo apresentável é o fator diferencial que pode encantar o futuro comprador. Essa dica é ainda mais importante para os proprietários de apartamentos, pois quando o lugar é pequeno demais, sua limpeza e iluminação se tornam ainda mais relevantes.

Lembre-se: não vale à pena fazer grandes reformas! Pode ser perda de tempo e de dinheiro, levando em consideração que as mudanças podem não ser do agrado do comprador e este terá que fazer novas reformas.

4. Horários de visitação: a flexibilidade pode ajudar na hora da venda, mas alguns limites devem ser impostos, principalmente quando se fala em segurança

Um dos fatores que mais podem dificultar a venda de um imóvel é restringir muito os horários de visitação. Muitos potenciais compradores podem ter suas agendas apertadas devido à carga horária de trabalho, o que os permite visitar imóveis antes ou depois do expediente ou nos fins de semana. Por isso, é uma boa ideia permitir visitações fora do horário comercial, em dias e horários específicos.

Pensando nisso, no entanto, deve-se ficar atento às medidas de segurança e tomar cuidado com quem você permite dentro do imóvel. É importante solicitar a imobiliária algumas informações sobre o profissional responsável pela venda do imóvel, além de exigir a identificação desse profissional antes de deixá-lo entrar no seu apartamento ou casa. Saber todas as informações possíveis sobre quem está interessado na compra do seu imóvel também é uma medida de segurança importante, além de só permitir a visitação de qualquer um acompanhado do corretor.

Também é importante que o proprietário do imóvel à venda e o corretor mantenham uma boa linha de comunicação, sendo fundamental que o representante legal informe, com antecedência, sobre as datas e horários que ele levará um comprador ao imóvel. Isso vale também como medida de segurança, já que sabendo dos horários e datas o proprietário pode evitar correr riscos com impostores.

5. Frequência e qualidade na divulgação: ferramentas que fazem toda a diferença na hora da venda

Pesquisar e se inteirar em quais são as ferramentas de comunicação seu contratado utilizará para dar publicidade à sua propriedade. Para saber qual linha seguir, tenha em mente que um bom profissional e uma boa empresa imobiliária mantém seu site e suas redes sociais atualizadas com imagens de qualidade, plantas, mapas e as informações mais relevantes sobre os imóveis que oferecem. Sendo assim, pesquise sobre quais sites oferecem as melhores condições de divulgação, analisando, também, quais expõem melhor as informações e quais são mais fáceis de navegar.

6. Contrate somente uma imobiliária: exclusividade pode gerar um maior comprometimento na venda

Muitas pessoas se equivocam ao pensar que deixar um imóvel sob cuidados de várias empresas pode facilitar na hora da sua comercialização, porém, na prática isso muda de figura. Pode acontecer de clientes visitarem um mesmo imóvel sob cuidados de diferentes imobiliárias e cada uma informar um preço, gerando conflito. Essa situação pode diminuir a credibilidade do imóvel e prejudicar na venda! Essa dica também é importante para aquelas pessoas que não tem muito tempo disponível e não querem receber várias ligações para tratar do mesmo assunto em um só dia. A exclusividade também significa ter um atendimento personalizado e prioritário, o que garante um maior comprometimento e aumenta as possibilidades de um bom negócio.

Lembre-se: contratar uma imobiliária com profissionais comprometidos e de confiança é muito importante, pois é ela que vai cuidar dos e-mails e das ligações, das questões legais, da marcação e do acompanhamento das visitas, da escolha daqueles que mais podem se interessar pelo imóvel e da divulgação dele nos meios mais adequados.

7. Valor do imóvel: mantenha a linha de preço dentro da realidade do mercado

O proprietário deve ter em mente que, assim como qualquer outro produto, imóveis também têm concorrência e, assim como a sua propriedade, outras semelhantes à sua, em qualidade e localização, também estarão à venda. Um preço fora da realidade pode limitar, desde o começo, o número de interessados. Por isso, é mais indicado que a avaliação do lugar seja feita por um corretor para se chegar a um preço mais justo.

Claro que o proprietário pode fazer suas próprias pesquisas olhando os preços dos imóveis à venda na mesma região, levando em consideração as condições dos imóveis. Se informar sobre o preço e as condições de outras unidades recém-vendidas no prédio onde está localizado o imóvel, no caso deste ser um apartamento, também é recomendável para que o proprietário esteja mais familiarizado com as possíveis faixas de preço.

A Nova Época espera ter te ajudado a entender como turbinar a venda do seu imóvel e achar o comprador ideal em menos tempo. Não se esqueça de visitar nosso site e conferir nossas ofertas!