Acabamento de apartamento: saiba o que levar em consideração para escolher o certo

01/06/2022min de leitura

Uma das vantagens de adquirir um apartamento na planta é a liberdade que o comprador tem de fazer modificações, dentro das suas necessidades e estilo de vida, na sua estrutura, ou seja, na parte elétrica hidráulica e no acabamento do apartamento que, apesar de ser uma das últimas etapas, é essencial para a beleza do espaço e pode fazer toda diferença na estética e no valor do ambiente. 


No caso das construções já prontas, também existe a possibilidade da alteração do revestimento, por isso, independentemente da sua escolha, é importante ficar atento ao que pode ser feito para repaginar os cômodos, criando, assim, um projeto renovado e que seja mais a sua cara e acompanhar todos os detalhes da obra para evitar arrependimentos no futuro.


Se você está pensando em dar uma repaginada no seu apartamento fazendo modificações no acabamento, mas não sabe por onde começar, esse post pode te ajudar! Aqui a Nova Época Imóveis vai dar algumas dicas para escolher um acabamento com qualidade para o seu lar, sem se afastar da modernização e das tendências que estão surgindo no mercado. Para mais dicas de decoração, não deixe de conferir nosso blog!


O que é acabamento de apartamento?


O acabamento de um apartamento é o que chamamos de toque final, que dá a cara ao lugar, independentemente do tipo de móveis e da decoração que virá depois. A colocação de detalhes em gesso e as texturas de parede são alguns exemplos de acabamentos comumente usados neste modelo de imóvel. Alguns objetivos do acabamento são: deixar o local mais bonito e valorizá-lo, por isso, na hora de negociar seu apartamento, este será um atributo extra para incluir no preço.


Além disso, um imóvel com um bom acabamento dá uma primeira impressão muito melhor para o apartamento, o que é uma boa vantagem na hora da sua venda, tornando-o mais atrativo e mais fácil de vender. Os elementos dos acabamentos são os que ficam mais visíveis em uma obra. Ao passo que a estrutura do imóvel está toda escondida por vigas e concreto, seu acabamento salta aos olhos, por isso eles têm um papel fundamental na hora de tornar um imóvel mais bonito.


Qual a importância de um bom acabamento nos apartamentos?


Quem pensa que somente a localização e o tamanho do imóvel são fundamentais para estipular um valor bom de negociação. Tanto para a compra quanto para a venda, a qualidade do acabamento de um apartamento também vai valorizar, dependendo do acabamento muito, o imóvel. Além da estética, é importante se manter atento também ao estilo e à qualidade dos materiais, pois eles influenciam diretamente no conforto e no preço final do imóvel.


Residências de alto padrão, por exemplo, são feitas com materiais de primeira linha e com mão de obra de extrema qualidade. É por isso que um bom acabamento auxilia na valorização do imóvel, afinal, ao deixar os ambientes mais bonitos, eles ficam com o ar de imóveis mais requintados. Com a qualidade dos materiais, é possível aumentar a durabilidade do aspecto de novo nos espaços.


Quando o acabamento inclui a iluminação, uma iluminação eficiente não se trata somente de uma questão estética, mas também do conforto pessoal na rotina do apartamento. Uma boa iluminação é uma ótima maneira de melhorar a aparência dos utensílios que vão atribuir praticidade ao seu dia a dia. 


O que levar em consideração para escolher o acabamento certo?


Quando a questão é tomar a melhor decisão, não existe uma resposta correta. Na verdade, o melhor acabamento vai ser sempre aquele que mais combina com o estilo dos moradores. Por isso, é importante não pensar nos acabamentos com a ideia de que algum dia você vai vender o imóvel, mas procure focar em que você o utilizará primeiro, por isso, é preciso atribuir um estilo próprio ao espaço.


Logo, é fundamental levar em consideração suas necessidades, estilo de vida e gostos pessoais para escolher os melhores materiais e estilos. Porém, outros aspectos também precisam ser levados em consideração. São eles:


1. Qualidade do material


É fundamental observar a qualidade dos materiais que forem usados para fazer o acabamento do apartamento. Essa é considerada uma das etapas mais caras de uma obra e, por conta disso, algumas pessoas optam por baixar a qualidade para caber no orçamento. O resultado disso é um acabamento com uma péssima durabilidade, além de defeitos e desgastes aparentes que deixam o ambiente com aspecto de velho. 


Nesse aspecto, é recomendado que você opte por construtoras que trabalham com marcas mais conhecidas. Para garantir ainda mais credibilidade e qualidade aos acabamentos, é importante acompanhar de perto quais materiais foram usados. Procure prezar sempre pelos pisos de qualidade superior, pois é um dos aspectos que mais se desgastam com o tempo.


2. Cuidado na instalação


A instalação dos acabamentos também pode afetar a qualidade final do serviço e é por isso que é fundamental que você acompanhe de perto a instalação ou que pelo menos busque equipes recomendadas e com boas referências. O modo como a instalação vai ser feita afetará completamente o resultado final, é imprescindível ter cuidado e atenção nessa etapa.


Além disso, ainda que você procure investir somente em materiais da melhor qualidade, caso o revestimento seja mal instalado, ele pode até mesmo acabar soltando. Logo, se você quer garantir um bom acabamento no seu apartamento, a melhor dica é ficar de olho no trabalho da equipe de instalação.


3. Ambiente de instalação


Mais um fator que muitas pessoas negligenciam é a conferência do ambiente com o tipo de revestimento que você pretende usar ali. Existem materiais próprios de revestimento, como as cerâmicas e os porcelanatos, por exemplo, que são ideais para os ambientes mais úmidos e expostos a fatores externos da casa. 


Você não precisa usar o mesmo material no cômodo inteiro. Uma boa ideia que pode facilitar sua vida depois é fazer uma busca rápida pelo melhor tipo de material para cada parte de um cômodo, no uso do dia a dia. As partes do banheiro e da cozinha que têm contato com a água, por exemplo, precisam contar com materiais mais resistentes. Porém, isso não significa que você não possa usar diferentes materiais em outras partes.


4. Quinas e rodapés


Outro detalhe que deve ser levado em consideração, mas as pessoas não dão tanta importância são as quinas e os rodapés, afinal, eles não têm um lugar de destaque na estética do apartamento. Porém, o que muitas pessoas não sabem é que eles fazem toda a diferença. Caso mal instalados, por exemplo, podem colocar em risco todo o acabamento do imóvel, afinal, eles unem os pisos e as paredes, além de protegerem esses locais do desgaste.


Por isso, para que não sofram impacto direto, é fundamental que sejam instalados de maneira adequada. Também é importante que eles sejam esteticamente equilibrados com a escolha do piso e das paredes. Excessos de massa tendem a deixar tudo com aspecto mal-acabado e feio, por isso, é importante fazer sempre uma revisão detalhada no final da obra. É essencial, ainda, que você cheque o tipo de material usado para garantir beleza e durabilidade.


A Nova Época espera ter te ajudado a entender o que levar em consideração na hora de escolher o acabamento para o seu apartamento. Não esqueça da importância dele para o imóvel, por isso, cuidado e atenção nunca é demais! Em caso de dúvidas, fale com um dos nossos associados! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":