7 dicas de como atender o comprador de imóveis com excelência

A Nova Época é a mais moderna imobiliária do segmento de prontos, atuando com compra, venda e locação de imóveis. Criada por clientes para clientes, a empresa nasceu investindo nas mais avançadas ferramentas de consulta, em treinamento para toda sua equipe de vendas, que são mais de 200 associados divididos em oito filiais, e na implantação das melhores práticas operacionais do mercado. 

Mas, por mais moderna que ela seja, a Nova Época não poderia abrir mão de uma das principais figuras nesse processo: os corretos. Eles são profissionais altamente qualificados, e indispensáveis, que tornam a venda ou compra de um imóvel uma experiência mais tranquila e segura.

Foi pensando nisso que listamos para vocês sete dicas de como atender seu cliente de forma eficaz, correta e excepcional. Afinal, o cliente é o nosso maior patrimônio e merece um atendimento transparente e exclusivo.

Esse post é para você que pensa em ser corretor e trabalhar com a gente, para você que já é corretor e pensa em melhorar sua performance e para quem apenas está interessado e quer saber como o corretor deve se comportar durante um processo de compra. Lembrando que no site da Nova Época você pode entrar em contato conosco e fazer parte da nossa equipe!

1. Os detalhes são muito importantes

Ficar atento ao comportamento do cliente é de grande importância, pois qualquer coisa que ele apresente pode ser um potencializador do relacionamento que vocês estão criando. É fundamental perceber em qual momento de fala seu o cliente demonstrou distanciamento ou satisfação. Saber explorar as informações transmitidas através de linguagem corporal e atitudes pode se mostrar muito útil nas futuras negociações.

Trabalhar com o cenário que compõe o imóvel também é fundamental. Não se foque somente na aparência do lugar, sua localização, a segurança, suas comodidades e outros benefícios fazem muita diferença na hora da escolha da compra, por isso, dê ênfase nesses detalhes também.

2. A postura é tudo

Um ponto crucial para o corretor é sempre se atentar a sua própria postura, sabendo sempre se posicionar. A fala confiante, saber responder a perguntas sem hesitar, ter atitude e usar uma linguagem que passe segurança e certeza para o cliente são alguns comportamentos que o corretor deve ter desde o princípio do atendimento.

Um sorriso na hora certa, uma palavra bem colocada na hora certa e estar sensível ao tempo do cliente para ter o tato de sugerir as proposições certas no momento adequado são atitudes que com certeza farão diferença na visão que o cliente terá de você.

3. Seja flexível nas negociações

Saber negociar é muito importante na hora de uma venda, mas sempre lembre que para tudo há limites! Estar disposto a negociar prazos e valores, dentro do possível, para ajudar seu cliente a concretizar a compra, venda ou locação é muito importante. Como dito antes, isso não significa que você tenha que fazer loucuras, porém, ser mais flexível na negociação de forma a tornar tudo mais lucrativo para todos os envolvidos é interessante.

Demonstrar boa vontade em ajudar o cliente, inclusive no momento do agendamento das visitas, pode te ajudar a cultivar um bom relacionamento com os envolvidos e facilitar todo o processo.

4. Não fuja dos problemas

Ninguém gosta de problemas, mas não os encare como um bicho de sete cabeças. Como dito antes, estabelecer uma relação de confiança com seu cliente é muito importante e ele saberá que pode confiar em você se o relacionamento que vocês estabelecerem for sincero.

Os problemas podem aparecer a qualquer hora, porém, uma dificuldade só será efetivamente um problema se o corretor fizer de conta que ela não existe e não tomar providências para que o problema tome proporções maiores.

Por isso caso, em algum ponto, houver alguma falha no seu relacionamento com um cliente, encare esse problema e tente contornar a situação, resolvendo o que deve ser resolvido. Seja sempre sincero com seu cliente, avalie sua conduta e procure o aperfeiçoamento. Problemas, muitas vezes, servem como aprendizado e uma oportunidade de evolução.

5. Seja honesto na hora do atendimento

Antes de mais nada, você deve ter em mente que tudo o que falar para o cliente será levado a sério. Por isso, não prometa coisas, como prazos e preços, que você não poderá cumprir apenas para efetivar a venda. Mentir com relação ao imóvel ou a forma de pagamento pode ser muito prejudicial para a imagem da empresa e para futurar indicações, que é considerada a melhor maneira de conseguir clientes.

Além disso, seu atendimento pode influenciar muito na fidelidade do cliente. Ou seja, se seu serviço for honesto e bom, as possibilidades do cliente voltar a procurar sua imobiliária para outros serviços no futuro aumentam consideravelmente. Transparência e profissionalismo são a chave para o sucesso de qualquer empresa.

6. Não invada a privacidade do cliente

Criar um bom relacionamento com o cliente é importante para que ele se sinta seguro e saiba que pode confiar em você. Porém, mesmo tendo todos os contatos do cliente, é importante saber que existem limites. Por isso, não tente entrar em contato fora do horário comercial a não ser que o cliente permita ou caso seja algo urgente. Evitar soar muito íntimo também é primordial no momento do atendimento. Lembre sempre que a relação de vocês deve ser estritamente profissional e nada mais.

Um atendimento com excelência reúne paciência, ferramentas auxiliares, boas práticas e desejo de fazer o melhor e o possível para realizar o sonho do seu cliente de encontrar o lar perfeito. Por isso, invista sempre no atendimento e foque nas atitudes que você pode ter para assegurar ao cliente uma ótima experiência na compra, venda ou locação do imóvel.

7. Escute e entenda as necessidades do seu cliente

É fundamental que você conheça seu cliente, suas expectativas, sonhos e problemas, para que você possa enxergá-lo não como apenas mais um número, mas sim como alguém que tem sonhos e que precisa de você para realizá-los. Tudo isso faz parte de um bom atendimento e é muito importante, podendo até influenciar na hora da escolha do imóvel.

Mostrar que você e a imobiliária podem ajudar o cliente a realizar seu sonho de conquistar a casa própria ou de se mudar para uma região que atenda melhor suas necessidades são pontos que dão credibilidade a você e que te ajudam a conquistar a confiança do cliente.

É preciso ouvir o que cada cliente tem a dizer, se atentando aos detalhes que mais vão fazer a diferença na hora da compra. O atendimento empático é muito importante e pode ser decisivo par ao fechamento de um negócio.

O atendimento ao cliente é uma das bases de qualquer negócio, principalmente em um mercado tão competitivo e dinâmico como o imobiliário.

A Nova Época espera ter ajudado com esse pequeno compilado de dicas. Para você que pensa em ser um corretor ou se aperfeiçoar, não esqueça que oferecemos cursos para aperfeiçoar o desempenho dos nossos associados. Entre no nosso site e saiba como se juntar a nossa equipe!