4 cuidados para acabar com o excesso de umidade e dar adeus ao mofo na sua casa de praia

09/07/2021min de leitura

Por conta da precipitação frequente e da alta umidade do ar, há um aumento na produção de grandes quantidades de pontos de umidade em um ambiente, tornando o espaço perfeito para o crescimento dos fungos. 

Esses fungos, também conhecidos como mofo, podem estar em qualquer lugar: portas, janelas, dutos de ar, roupas, bolsas e sapatos. Além disso, podem causar problemas de saúde e reações alérgicas em pessoas que ficam expostas ao fungo. 

Dicas para acabar com o mofo em sua residência de praia

1. Ambiente ventilado

Para evitar que o mofo apareça e se espalhe pela casa é preciso ter um ambiente com boa ventilação, garantindo a circulação de ar. Além disso, deixe a casa sempre organizada e mantenha, quando possível, os móveis longe das paredes. 

Se você tiver ar-condicionado, faça a manutenção dele regularmente, bem como dos dutos. Exaustores de banheiros e de cozinha também precisam passar por manutenção e serem limpos com frequência, já que podem acumular vapor e umidade. 

Para fazer essa limpeza, o mais indicado é usar produtos antimofo, como o Microbac, da AyaTech, que higieniza e desodoriza roupas, tecidos, calçados, estofados, equipamentos esportivos e superfícies por até 1 mês.

2. Superfícies limpas e desinfetadas

Falando em limpeza, a sua frequência ajuda a remover os esporos dos fungos dos móveis e ambientes, reduzindo ainda a sujeira e a poeira. Limpe sempre as superfícies e seque-as bem.

Lembre-se também de limpar os estofados e os tapetes, pois algumas pesquisas mostram que o mofo pode se proliferar na poeira. 

3. Cuidado com a condensação

Na praia, a brisa costuma ser constante e quente, fazendo com que muitas pessoas tenham ar-condicionado nas residências. Por conta disso, é comum acontecer a condensação, que é quando o vapor da água quente do ar esfria, criando um líquido ao entrar em contato com uma superfície mais fria. 

E são nessas superfícies condensadas que o mofo surge e se espalha. Para evitar, procure deixar a temperatura interna da casa mais alta e a umidade relativa do ar mais baixa.

O ideal é ter na sua casa de praia objetos com materiais que são resistentes ao mofo, bem como paredes resistentes à umidade, usando tintas antimofo.  

4. Umidade interna

Além das dicas acima, controlar a umidade da residência é essencial. Para isso, você pode usar os desumidificadores de ar e não deixar roupas ou objetos molhados secando dentro de casa. 

Se você mora em casa, deixe as calhas sempre limpas e fique de olho nas janelas e portas para não entrar água quando chover. 

 

Agora que você já sabe como evitar o mofo na sua casa de praia é só aproveitar para descansar e curtir a paisagem! 

 

 

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":