Direito Notarial: o que você precisa saber para aumentar suas vendas

A Nova Época já fez mais de um post falando sobre os inúmeros documentos que são necessários na hora da compra de um imóvel. Esse processo de transferência, assim como o de locação, envolve uma boa dose de documentos, conferências e etapas para garantir que todas as partes envolvidas sejam protegidas adequadamente e saiam satisfeitas. Nesse contexto, é papel do corretor de imóveis auxiliar seus clientes para permitir que o processo seja o mais eficiente possível.

Por isso, ter um conhecimento mais abrangente desse assunto pode ser um grande diferencial na sua carreira de corretor. É nesse cenário que entra o Direito Notarial. Ter conhecimento nessa área é o diferencial que você precisa para melhorar seus serviços e ganhar credibilidade, conseguindo ainda mais clientes.

Por ser uma área que também é encontrada no Direito, muitos podem se perguntar porque é importante para um corretor de imóveis saber sobre o assunto. Isso acontece porque os corretores fazem uso do Direito Notarial com muita frequência, já que é ele que cuida de toda documentação de um imóvel, indispensável durante uma transação.

Para te ajudar a entender um pouco mais sobre o assunto e sobre a importância dele no dia a dia de um corretor imobiliário, a Nova Época fez esse post com alguns esclarecimentos necessários. Por isso, se você é corretor e está sempre procurando melhorar e aprender, fique ligado nesse post!

O que é o Direito Notarial?

Mas afinal, o que é o Direito Notarial? Como já dito brevemente acima, é ele que cuida de todas as documentações, também conhecidas como notas, de um imóvel que são fundamentais e essenciais durante uma transação. Para que uma transação de compra e venda ou locação seja finalizada, é preciso que toda documentação do imóvel esteja correta e em dia e é o Direito Notarial que fica responsável por verificar tudo.

Para resumir, é o Direito Notarial o encarregado por pesquisar e arquivar toda documentação necessária para comprar ou alugar uma residência. Portanto, o Direito Notarial diz respeito ao conhecimento envolvido na emissão, obtenção e utilização dessas notas imobiliárias.

Por que o corretor precisa saber de Direito Notarial?

Assim como em qualquer outra carreira, um profissional que está sempre se reciclando e disposto a adquirir novos conhecimentos tem mais chances de se destacar. No mercado imobiliário isso não é diferente e o profissional que não busca se atualizar acaba perdendo clientes. Uma boa dica para não se acomodar é buscar especializações, principalmente quando isso se torna um benefício mútuo para o corretor, a imobiliária e o cliente.

Quando o assunto é a documentação do imóvel, a menor das falhas é capaz de tornar a transação inválida e isso pode significar perda de tempo e dinheiro. Uma venda imobiliária envolve muitos documentos e detalhes pontuais, por isso, é comum que algum problema legal exista ao longo do processo. É por conta disso que ter conhecimento do Direito Notarial pode faze toda diferença no seu atendimento.

Para que questões burocráticas não atrapalhem o andamento de uma negociação, é importante que o corretor estude bem os princípios do Direito Notarial. Quando você já entende melhor do assunto, alerta as duas partes envolvidas na transação desde o começo das negociações e evita frustrações futuras.

Vantagens em saber sobre Direito Notarial

Além de evitar muita frustração e dor de cabeça futura, quando você se especializa em Direito Notarial você ainda passa a se destacar dos demais profissionais. Com esses conhecimentos a mais é possível fazer um atendimento abraçando todas as necessidades dos clientes e, no fim das contas, isso acaba se tornando uma vantagem para os clientes, já que estes não precisam contratar profissionais da área para resolver as questões burocráticas.

Entre as vantagens para o corretor, estão:

1. Facilita o processo imobiliário

Não conhecer os documentos necessários para uma transação imobiliária ou não entender sobre os tributos envolvidos nessa transação só torna todo o processo mais difícil e estressante. Isso acaba dando mais chances para que o cliente desista da finalização do negócio, além de consumir muito tempo, que na verdade poderia ser usado para se dedicar a novos negócios. Com uma especialização em Direito Notarial você facilita esse ciclo, já que você passa a ter todos os conhecimentos necessários para concluir uma transação com sucesso e no menor tempo possível.

2.Destaque no mercado

Um corretor imobiliário precisa estar sempre atento em fazer contatos, em captar clientes e com relação à concorrência, pois, se você fica para trás, poderá perder seus clientes para outro profissional. Com uma especialização em Direito Notarial, no entanto, o profissional ganha certa vantagem competitiva e atualiza seus conhecimentos para se destacar no mercado. Esse campo ainda não é muito visado pelos corretores, por isso, investir nele te dará um diferencial importante em relação à concorrência.

3. Atrair mais clientes

Comprar ou alugar um imóvel é uma das decisões mais importantes na vida de uma pessoa, já que é um dos maiores investimentos feitos na vida. Por isso, na hora de realizar um desses processos, é comum que as pessoas busquem sempre os melhores profissionais do mercado. Ser especialista em uma área tão importante e crucial para o sucesso de toda transação passa muito mais segurança para o cliente, consequentemente atraindo cada vez mais interessados no seu trabalho.

A Nova Época espera ter esclarecido o assunto explicando o tema e mostrando sua importância e suas vantagens. Não deixe de investir na sua carreira e procurar cada vez mais diferenciais que possam te tornar um profissional excepcional.