Dicas de organização: conheça as melhores dicas para deixar sua casa sempre organizada

Manter a limpeza e a organização da casa sempre em dia pode parecer uma tarefa cansativa e difícil. Porém, com as dicas e ferramentas certas, é possível ter ideias para tornar nosso lar um lugar ainda mais agradável. É importante que você mantenha sua casa sempre limpa e arrumada para seu próprio bem estar, além de ajudar a tornar sua rotina ainda mais funcional e prática.

Com a casa bem organizada, é possível encontrar objetos, evitar ou reduzir estresse e até mesmo melhorar seu estado emocional. Com a correria do dia a dia, é normal que seja um pouco difícil de manter seu lar sempre limpo e bem organizado, mas tirar um tempo do seu dia para colocar tudo no seu devido lugar é essencial para mantermos a organização da nossa vida.

É importante, ainda, que você estabeleça na sua rotina a arrumação da sua casa, assim, maus hábitos como deixar suas roupas espalhadas, a cozinha suja e os pêlos do seu pet no chão não farão mais parte da sua zona de conforto. Essa dica é importante principalmente para quem tem crianças pequenas, pois é importante ensina-las a serem organizadas.

Pensando em te ajudar a se organizar e saber como manter sua casa sempre arrumada, a Nova Época reuniu algumas dicas para te inspirar e te ajudar a começar. Não deixe de visitar nosso site e, caso surjam dúvidas, lembre-se que nossos profissionais estão sempre disponíveis para te ajudar!

Como planejar a organização do seu lar

Antes de darmos qualquer dica, é importante que você entenda como se planejar para organizar sua casa e sua rotina. Existem algumas regras básicas de organização que você precisará seguir e elas podem ser usadas tanto para organizar seu lar, quanto para o trabalho ou até mesmo na sua vida. Essas regras são:

1.Não acumule

É essencial que você saiba o que guardar para evitar acumular coisas que serão desnecessárias. Para que você possa organizar seu lar de maneira correta, é importante que você crie o hábito de separar os itens que não te servem mais e doar os que ainda estão em bom estado ao menos uma vez por mês ou por ano. Outra dica é que quando você comprar algo novo escolha algo antigo para se desapegar.

2. Não deixe para depois

É importante que você não deixe nenhuma tarefa para depois, ou seja, caso você tire algo do lugar, não se esqueça de guardar imediatamente. Caso você deixe para guardar depois, é muito provável que uma bagunça enorme seja feita e, no final, será muito mais difícil organizar tudo. Por isso, crie o hábito de sempre colocar todos os objetos de volta logo que acabar de usá-los.

3. Invista em organização funcional

Uma organização funcional é uma arrumação feita de maneira prática e é importante que você garanta que ela seja feita dessa forma diariamente. Assim, deixe os itens de uso diário em locais de fácil acesso, isso te poupará tempo e possíveis estresses. Invista também em etiquetas para potes, caixas, guardadores transparentes, gavetas e outras formas de organização que facilitarão sua vida.

Dicas de planejamento para organizar sua casa

1. Comece pelos pontos mais críticos

Caso a situação da sua casa esteja crítica e ela esteja muito bagunçada, tenha em mente que você não conseguirá organizar e resolver o problema de uma só vez. Uma dica é que você comece pelos lugares que você tem mais dificuldade de manter organizado e planeje o tempo que você levará para organizá-los.

Além disso, não deixe de separar todo o material que você precisará para a organização desses pontos. Crie também compartimentos separados para todos os produtos que você doará e para aqueles que serão jogados fora, assim, o processo fica mais prático e nada se mistura.

2. Saiba aproveitar os móveis

Essa dica é para ser usada principalmente para estantes. Esse móvel é a opção excelente para deixar tudo em seu devido lugar. As estantes são boas por serem um móvel versátil, que pode ser usado em todos os cômodos da casa e organizam todos os itens que você quiser, de livros e CD’s a peças decorativas e outros objetos.  

Sejam aparadores, racks ou prateleiras, que possuem a mesma finalidade, o móvel que você escolher, atualmente ainda é possível contar com esses móveis em modelos ainda mais modernos, o que vai deixar sua casa não só bem organizada, mas também ainda mais bonita e mais parecida com a sua personalidade.

3. Faça um calendário de tarefas

Para tornar esse processo ainda mais rápido e prático, é importante que, antes de começar qualquer coisa, você faça um calendário de tarefas para separar o que cada um deve fazer e em quais dias deve fazer. Assim, fica fácil de todos incorporarem suas tarefas no seu dia a dia e fica mais fácil de se acostumar com os novos hábitos.

Depois de examinar e entender o que pode ou não fazer parte da sua rotina, é importante que você também separe as tarefas que podem ser executadas todos os dias, aquelas que podem ser executadas todas as semanas ou todos os meses e aquelas que podem ser executadas apenas uma vez ao ano.

4. Divida as tarefas

Depois de analisar quais tarefas devem ser feitas em quais dias ou épocas do ano, é hora de delegar essas tarefas. Em casas com mais de um morador, é muito importante que todos sejam responsáveis por alguma tarefa que ajude a organizar o lar. Isso é importante principalmente em casas com crianças, pois ajuda a ensiná-las como manter tudo sempre organizado, além de fazer desse um momento em família.

A inclusão de todos os moradores da casa gera cooperatividade entre todos os membros da família e interação. Além disso, quando todos souberem o trabalho que é organizar um lugar desorganizado ou para manter um lugar organizado, passarão a fazer menos bagunça e ainda aprenderão a dar mais valor à organização do lar.

5. Organize os cabos de todos os aparelhos de tv

Essa dica é tanto para ajudar a manter a sala, como o quarto e até mesmo a cozinha mais organizados. Com aparelhos de tv em vários cômodos da casa, é importante que você não se esqueça de ajustar todos os cabos de forma que eles não sejam vistos e não fiquem no meio do caminho.

Uma dica para te ajudar nisso é procurar móveis que permitam passar cabos por dentro para que eles não fiquem à mostra. Caso não seja possível contar com a ajudar desses móveis, tente eliminar o excesso dos cabos e uni-los com algum tipo de amarra, isso também pode te ajudar a evitar que tudo fique espalhado.

6. Organize o banheiro

Um cômodo que pode ser considerado inimigo da organização no lar é a cozinha, principalmente naqueles menores. Quando você mantém esse cômodo sempre limpo e arrumado, a impressão que fica é que ele é ainda maior do que a realidade. Uma dica é providenciar uma prateleira para armazenar produtos de higiene, itens decorativos e toalhas. Outra dica é manter sempre um cesto de roupas sujas no banheiro para evitar que elas fiquem espalhadas.

Adote, ainda, bandejas nas bancadas para que fique mais fácil organizar e decorar. Usar organizadores ou cestas de vime para toalhas e outros objetos também ajuda a evitar que tudo fique espalhado. Além disso, procure setorizar seus produtos e separar cremes, maquiagem, produtos de limpeza, escovas de cabelo, entre outros.

7. Organize a cozinha

Considerada por muitos como o coração de uma casa, a cozinha é um dos cômodos com maior quantidade de itens em um lar, por isso, a organização desse cômodo é obrigatória. Principalmente em cozinhas pequenas, uma dica para ajudar na organização é optar por móveis planejados, que ajudam a otimizar o espaço do lugar.

Além disso, procure sempre deixar a louça em um lugar de fácil acesso, guardas os potes sempre empilhados do maior para o menor nos armários, investir em prateleiras e nichos, pois geram uma amplitude maior do que armários, instalar ganchos em lugares estratégicos nas paredes para todos os tipos de itens e guardar itens de uso diário sempre nas primeiras gavetas, utilizando essa estratégia de guardar o que tem maior uso nas gavetas antes do que tem menor uso.

Percebeu que com um pouco de cuidado, inspiração e atenção não é tão difícil manter sua casa sempre arrumada? Procure outros métodos que podem te ajudar nesse processo e não se esqueça de conferir o site da Nova Época!