Dicas de decoração com flores: saiba quais as melhores para usar na sua casa

A Nova Época Imóveis já deu algumas dicas aqui sobre as melhores plantas para ter dentro de casa, além de enumerar as vantagens de adotar um pouco de verde dentro do nosso lar. Agora chegou a hora de falar sobre as flores, afinal, qual melhor item decorativo que lindas flores? Para adotar algumas flores na decoração de casa, no entanto, é importante saber quais espécies se dão melhor em ambientes internos, assim como as plantas, por conta da incidência solar e para que elas possam durar mais e ter uma boa qualidade de vida. 


Quem não gosta de chegar em casa e se deparar com um clima aconchegante, alegre e bonito? As flores têm esse poder de decorar o lar ao passo que deixa o ambiente mais bonito, ajuda a melhorar o humor e a reduzir o estresse. Além disso, as flores são ótimos decoradores curingas, te dando a possibilidade de usar diferentes espécies para diferentes cômodos. No entanto, não são todas as plantas que ficam bem na decoração interna por alguns motivos. 


Na hora de escolher as flores que vão decorar seu lar, é importante conhecer as espécies que melhor se adaptam a ambientes fechados. Por isso, procure entender quais flores não se adaptam bem a lugares sem sol, aquelas que precisam de ventilação constante, uma rega em abundância, ou seja, coisas que não costumam ser possíveis dentro de casa. 


Para te ajudar a escolher as melhores flores para colocar dentro de casa, a Nova Época Imóveis preparou esse post listando algumas espécies bem bonitas para inserir na sua decoração que vão se adaptar melhor ao ambiente interno sem trazer problemas. Caso você queira mais dicas de decoração ou para cuidar das plantinhas e flores da sua casa, não deixe de conferir os outros posts que temos aqui no blog!


Melhores espécies de flores para ter em casa


Orquídea


A primeira espécie da nossa lista é a delicada e muito charmosa Orquídea. Uma das melhores aliadas para decorar a sua casa, essa é uma espécie de planta que gosta de sol, mas que deve procurar evitar exageros, o que a torna perfeita para o ambiente interno de casa. Ela pode ser deixada em uma janela que tenha uma boa entrada de luz, mas que não pegue sol o dia inteiro. 


Aqueles ambientes com muito vento ou umidade, por exemplo, também costumam impactar de forma negativa o bem-estar das Orquídeas. Já com relação ao vaso, procure dar preferência para aqueles feitos de barro ou cerâmica, pois são conhecidos por serem mais porosos e terem maior poder de drenagem, evitando o acúmulo de umidade excessiva. 


Begônia


Conhecidas por lembrarem um lindo buquê de flores, as Begônias são um tipo de flor que se adapta facilmente à parte interna da casa, além de trazer muita beleza para os ambientes intimistas, como o quarto ou o escritório. Caso você pretenda colocá-las em algum desses ambientes, procure escolher flores com cores mais fechadas, como o vinho ou o roxo. 


Por ser uma planta versátil e ornamental, a Begônia pode ser cultivada tanto dentro de casa como em jardins, em vasos ou jardineiras. Existe uma grande variedade de espécies e cores dessa flor que podem ser usadas para decorar sua casa. No entanto, para que floresça durante todo o ano, procure garantir que o solo esteja sempre úmido, que a flor receba pouca luz ou somente de maneira indireta e que não receba friagem nem vento. Para a rega, lembre que não se deve molhar as flores, esse é o segredo para que durem mais na planta. 


Jasmim


Com seu aroma inconfundível e doce, a Jasmim é uma espécie de flor que, se você escolher para a sua casa, vai manter o ambiente sempre muito perfumado. Para conseguir florescer em espaços internos, é preciso que a flor seja mantida próxima de uma janela que receba bastante incidência de luz solar. 


Além disso, os cuidados com a Jasmim são práticos e bem simples, podendo a rega ser feita somente duas vezes por semana. Ademais, procure sempre manter o solo úmido, porém nunca encharcado, pois a raiz precisa respirar um pouco. Uma boa dica para verificar se a situação do solo está ideal e não errar na hora de regar sua flor é usar um palito. 


Violeta


Uma ótima opção de flor para compor a decoração do seu banheiro é a Violeta. Por serem menores e mais delicadas, essa flor combina com a possibilidade de espaço do cômodo, ou seja, é melhor para espaços mais limitados. O mais interessante dessa espécie é sua variação de cores, o que possibilita ser compostas em diversas prateleiras e vasos. 


No entanto, é fundamental lembrarmos que esse tipo de flor não deve ser exposto diretamente à luz solar em momento nenhum, pois ela pode causar danos às suas flores e folhas. Além disso, é essencial que sua rega seja feita pelo menos duas vezes por semana. 


Lírio da Paz


Conhecida por purificar o ar e carregar boas energias para os ambientes, o Lírio da Paz é uma opção muito elegante e clássica para decorar qualquer espaço dentro de casa. O ideal para essa espécie de planta é evitar o contato direto com a luz solar, além de ter uma terra sempre úmida. Dê preferência para deixá-la próxima de janelas ou em ambientes quentes da sua casa. 


Apesar do Lírio da Paz não ser uma espécie de flor que exige muitos cuidados, é importante que você fique atento para não pecar no excesso de rega, nenhuma planta aguenta muito tempo com a terra encharcada. A técnica do palito, para verificar se há ou não a necessidade de rega do solo, também é uma ótima dica aqui. 


Lavanda


Mais conhecida por seu aroma, a Lavanda é uma espécie de flor mais comumente usada para fins medicinais e cosméticos, por conta das suas propriedades calmantes e relaxantes. Além disso, ela também auxilia no combate à insônia e à ansiedade, por isso, tê-la dentro de casa pode ajudar muito na sua qualidade de vida. 


No entanto, o que muitos desconhecem é que a Lavanda é um tipo de planta de fácil cultivo, não precisando de muito: ela gosta de sol, solo calcário e terra bem drenada. Sua rega deve ser feita a cada dois dias, podendo ser até uma vez por semana em períodos com muita umidade no ar. 


Bromélia


Com cores vibrantes e uma aparência ímpar, semelhantes a um vaso de coqueirinho, as Bromélias são uma espécie de flor simples de plantar e cultivar, além de serem bem bonitas e comumente usadas em ambientes mais destacados, como a sala de estar ou o hall de entrada. Das cores laranja, vermelha ou amarela, a Bromélia é uma flor que gosta de iluminação natural, no entanto não deve ficar exposta diretamente à luz solar. 


Também é importante ficar atento à limpeza dessa espécie, pois é preciso limpar com frequência o meio dela para evitar o acúmulo de mosquitos, principalmente no caso de quem mora em apartamentos térreos ou casas. O solo deve sempre estar úmido, porém, nunca encharcado. Uma ótima dica é que, nos dias mais quentes, você use um borrifador para umedecê-la. 


Gostou das nossas dicas? A Nova Época Imóveis espera ter tornado a sua escolha mais fácil! E não deixe de conferir os outros posts que temos no nosso blog, lá tem tudo sobre decoração e sobre o mercado imobiliário! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Ao enviar, aceito a Política de Privacidade