Conheça o estilo Hygge: a tendência de decoração que valoriza a simplicidade e o aconchego

Para ter uma qualidade de vida melhor e aproveitar os momentos de folga com a família, nada melhor do que ter um espaço confortável e aconchegante para relaxar. Com sua origem dinamarquesa, o estilo Hygge tem como objetivo proporcionar mais conforto e bem estar dentro de casa com simplicidade, sem precisar de muita coisa. Além disso, esse estilo também ajuda a introduzir na decoração da sua casa um pouco da sua identidade.

Caso você ainda não conheça, o Hygge é mais do que apenas uma forma de decorar sua casa, é também um estilo de vida. Sua história tem origem com o povo nórdico que, procurando tornar suas casas frias e escuras mais quentes e acolhedoras, valorizavam a luz natural e adicionavam elementos naturais que oferecem uma composição simples e proporciona sensação de aconchego.

Usando de madeiras, plantas, velas e texturas macias, a beleza dessa nova tendência está nos pequenos detalhes, que fazem da simplicidade da decoração algo intimista e mais pessoal. Caso você esteja interessado em saber mais sobre esse estilo de decoração, a Nova Época trouxe esse post para te ajudar a entender melhor o Hygge e para te dar dicas de como adotar esse estilo de vida. Não se esqueça de visitar nosso site e conferir nossas ofertas!

O que é o Hygge?

Como já dito antes, esse estilo vai além de ser somente uma forma de decoração. O Hygge é um estilo de vida que leva em conta os pequenos detalhes do dia a dia que tornam a vida mais prazerosa e leve, prezando pelo conforto e bem estar. Esse estilo não é comprado, ele é criado pelo morador da casa, que torna o ambiente um lugar mais intimista e particular.

Para criar ambientes nesse estilo, você deve investir em peças macias e aconchegantes, que permitam que os moradores se sintam abraçados pelo ambiente. Você pode abusar em cores claras e neutras, além de madeiras, plantas, mantas, almofadas e velas, que são itens que trazem a sensação de conforto. Lembre-se: quanto mais pessoal e intimista for a decoração, mais acolhedor o espaço se torna.

Esse estilo ainda preza e investe muito na luz natural. Por isso, não tenha medo de deixar a luz do sol invadir o espaço o máximo que puder. Caso isso não seja possível, outra opção é investir em ambientes com as paredes mais claras para aumentar a sensação de amplitude e para melhorar a iluminação interna.

Como fazer uma decoração Hygge?

Ainda que esse estilo tenha origem nos países escandinavos e seja mais comumente usado lá, é possível adotá-lo em qualquer lugar. A seguir vamos dar algumas dicas do que fazer para adotar a decoração Hygge na sua casa.

1.Iluminação é essencial

Por conta de suas origens escandinavas, esse estilo de decoração valoriza muito o ambiente bem iluminado. Para isso, busque valorizar a luz natural ao máximo. Uma dica é investir em janelas grandes com cortinas mais transparentes e leves, além de preferir móveis de itens decorativos de cores mais claras.

Caso não seja possível investir em luz natural, outra dica é a iluminação artificial, que também traz a sensação de aconchego ao ambiente e também pode ser confortável. Abajures e luminárias de luz amarelada são uma ótima opção para adotar esse estilo na sua casa. Além disso, as velas também ajudam a deixar o ambiente aconchegante e agradável, especialmente as aromatizadas.

2. Dê preferência para as cores claras e neutras

Como já falamos antes, para o estilo Hygge os ambientes bem iluminados e claros são fundamentais para tornar o ambiente aconchegante e confortável. Uma forma de valorizar ainda mais esses ambientes bem iluminados é investindo em cores neutras e claras, pois a luz que vem de fora reflete melhor nesses tons e torna o ambiente ainda mais iluminado.

Outra grande vantagem que as cores mais claras e neutras oferecem para a decoração é que elas combinam mais facilmente com móveis e outros itens de decoração. A ideia desse estilo de decor é criar um ambiente agradável e relaxante e para isso é importante definir uma paleta com poucas cores. É essencial ainda que as cores combinem entre si para comporem o ambiente aconchegante que essa decoração procura.

Caso você seja um grande fã de tons mais escuros e não consiga abrir mão deles, a dica é investir naquelas cores que mais garantem um toque acolhedor ao espaço. Os tons pastéis também são uma ótima opção para investir nesses casos.

3. Invista em elementos naturais

No caso da decoração Hygge, os elementos naturais são essenciais fazem toda diferença na sua composição. Você pode investir em plantas de todos os tipos e portes, com ou sem flor, para trazer um pouco de vida para o ambiente e para contrastar com outros objetos e itens de decoração que terão tons neutros e claros.

Na hora de escolher, dê preferência para itens que sejam do seu agrado e que mais visualmente bonitos. Não esqueça de pesquisar bem as espécies e se quais que vivem bem em ambientes fechados que recebem a quantidade de luz que os cômodos da sua casa oferecem. Não deixe de analisar o local onde você vai querer colocá-las para escolher as plantas ideias.

4. Utilize móveis e revestimentos de madeira

Como já dito antes, objetos de madeira são os mais recomendados para esse estilo de decoração, pois ajudam a tornar o ambiente mais quente e acolhedor. É essencial que você analise bem onde vai colocar esses objetos e utilize-os em espaços estratégicos como uma mesa, um balcão ou até mesmo no revestimento de pisos e paredes. Apostar em pequenos itens de decoração de madeira, como cestos, quadros e vasos também ajuda a tornar o ambiente aconchegante.

Usar itens de madeira feitos à mão também é uma ótima opção para tornar o espaço mais confortável. As opções são inúmeras, basta que você utilize madeira na decoração para conseguir o resultado procurado. Não se esqueça de combinar os itens de decoração com as cores escolhidas para sua paleta e não deixe de escolher móveis confortáveis.

5. Tecidos e texturas são a chave

Para criar ambientes confortáveis e acolhedores, a chave é investir em tapetes, mantas, almofadas e tecidos mais quentinhos por cima de móveis, sofás e cadeiras. Ainda que os invernos brasileiros tenham temperaturas bem mais amenas do que os europeus, os tecidos podem ajudar a deixar a casa mais quente nos períodos frios e no verão eles ajudam a tornar o ambiente mais romântico.

Como pudemos observar aqui, adotar o estilo de decoração Hygge ajuda a transformar o ambiente e deixa-lo bem mais funcional, agradável e acolhedor não só para os moradores, mas para suas visitas também. Ter um espaço para aproveitar e para relaxar em meio ao caos da rotina corrida é importante, por isso, considere adotar esse estilo de vida!