Como escolher o melhor imóvel para você na Zona Sul do Rio

Como todos sabemos, a Zona Sul do Rio é um dos lugares mais cobiçados para se morar, sendo ainda, o sonho de consumo de muitos. Famosa por ser uma das zonas mais nobres da cidade, é o destino certo para quem quer morar em bairros que conjugam amplas ofertas de serviços de belezas naturais, como alguns dos parques e praias mais famosos do Rio de Janeiro.

Contando com o fácil deslocamento, com diversas estações de metrô, e a diversidade de opções de lazer e entretenimento, as vantagens de se investir em uma casa ou apartamento em um dos bairros dessa zona são muitas.

Além disso, essas áreas também contam com uma gama de opções de condomínios mais familiares, onde a segurança é o principal foco e as opções de lazer se tornam inúmeras.

Porém, alguns bairros requerem uma pesquisa maior e mais detalhada. Para acertar na hora de buscar uma casa ou apartamento em bairros como Copacabana, Flamengo e Botafogo, é essencial considerar alguns pontos, como se decidir entre comprar e alugar o imóvel, conferir o tamanho da casa ou apartamento, avaliar se o imóvel combina com a sua personalidade, levando em consideração que muitas casas e apartamentos nesses bairros têm uma estrutura antiga, e verificar as características do bairro e se elas suprem suas necessidades básicas.

Mas fica calmo que, mesmo tendo que pensar em tudo isso, a Nova Época está aqui para te ajudar a escolher o melhor imóvel na Zona Sul do Rio! E para quem ainda não sabe, nossa empresa tem ótimas ofertas de imóveis nessa área, com profissionais com experiência nessa região. Não deixe de conferir no nosso site!

Comprar ou alugar, eis a questão!

Antes de qualquer pesquisa que você vá fazer, é importante que decida se você quer comprar ou alugar uma casa ou apartamento. Essa é a decisão mais importante e guiará sua busca em diversas maneiras. Quem opta por comprar um imóvel precisa ter um cuidado e atenção redobrados na hora da escolha, já que o valor investido será muito mais alto e, provavelmente, morará no lugar por um tempo mais longo do que quem aluga. Para decidir entre comprar e alugar, aqui vão alguns dos pontos a serem considerados:

  • Objetivos/metas traçados para o futuro;
  • Necessidades da família;
  • Valor disponível a ser pago.

Se você decidir comprar um imóvel, além das características do bairro e da casa ou apartamento, outros pontos são importantes a se considerar, como as chances de valorização do imóvel com o decorrer dos anos e planos futuros.

O fato de o imóvel ser localizado na Zona Sul é certamente um diferencial, pois é uma área mais nobre, até mesmo considerada de alto padrão, e os imóveis têm bom valor de mercado. Mas pense além e garanta que o bairro que você escolher morar tenha potencial de valorização ainda mais no futuro.

Como escolher o bairro?

Depois da difícil decisão entre comprar ou alugar um imóvel na Zona Sul do Rio, o próximo passo é escolher qual o melhor bairro para se morar e essa decisão depende muito do que você prefere.

Aqueles que preferem morar em um lugar com ampla oferta de serviços, de lazer e que ofereça várias possibilidades de deslocamento deve considerar em primeiro lugar Botafogo.

Já aqueles que fazem questão de estar perto da praia, por exemplo, tem algumas opções a considerar, como Copacabana, Leblon e Ipanema.

Quem busca estar mais perto de boas escolas, por exemplo, pode focar suas buscas em bairros como Botafogo, Leblon e Gávea.

Para pessoas que preferem um bairro mais residencial, mas que, ainda assim, oferece todos os serviços necessários no dia a dia, o Flamengo é uma escolha mais adequada.

Nessa área também se encontra bairros que costumam ter imóveis que são mais em conta do que bairros como o Leblon, que é o caso do Catete e da Glória. Ambos os bairros são para pessoas que desejam morar em uma área mais próxima do centro da cidade, que contam com casas e apartamentos com um bom tamanho e que contam com conveniências, como estação de metrô acessíveis.

Para não se arrepender e acertar na hora de escolher o bairro onde morar na Zona Sul, é preciso saber quais fatores você considera indispensáveis. É recomendado que, ao analisar tudo, você liste suas necessidades e, a partir disso, foque suas buscas nos bairros que têm mais chances de atender ao que você precisa.

Tamanho é importante!

Escolher o bairro pode ser difícil, mas o trabalho não para por aí! Avaliar o ambiente onde o imóvel se localiza é importante, porém, analisar seu interior deve ser ainda mais. A casa ou apartamento escolhidos devem ser de um tamanho adequado para as necessidades da sua família ou, caso você more sozinho, para suas próprias necessidades.

Bairros como Flamengo e Ipanema têm muitas opções interessantes de imóveis antigos com boas peças e espaçosos. Para aqueles que passam pouco tempo em casa e, por conta disso, estão à procura de um lugar mais compacto e prático, bairros como Botafogo e Copacabana são os mais recomendados à busca.

Se você está procurando por um lugar mais perto de serviços com belezas naturais, como por exemplo um parque ou áreas verdes, o Jardim Botânico deve ser seu foco, pois é um bairro onde é possível encontrar apartamentos com varandas para o verde.

Caso sua procura seja por apartamentos pequenos, no estilo quitinete, você deve investir suas procuras em bairros como o Catete, onde as ofertas destes são maiores.

A Zona Sul do Rio é um lugar com ofertas de imóveis de diversas metragens e com características bem diferenciadas, por isso, pesquise bem e analise suas necessidades antes de escolher onde morar!

Não esqueça de analisar o estado gera do imóvel!

O tamanho da casa ou apartamento analisado não é o único passo importante a se verificar na hora da escolha do imóvel. Prestar atenção se o estado geral do lugar está adequado é essencial antes de fechar o negócio.

Garanta que os cômodos estejam em um bom estado e que não há nenhum problema estrutural, como questões elétricas e infiltrações. A visitação é um momento importante e é preciso prestar atenção aos detalhes, como estado geral das paredes e pisos, pressão da água e funcionamento das tomadas. Esses podem parecer apenas pequenos detalhes, mas é preciso que o básico esteja em ordem.

Outros pontos a serem avaliados são os possíveis barulhos do dia a dia, a vizinhança e a incidência de luz em todos os cômodos. Ser cuidadoso ao comprar uma casa ou apartamento é indispensável para evitar dores de cabeça no futuro.

A infraestrutura do condomínio deve ser levada em consideração!

O último passo nessa decisão é analisar a infraestrutura do condomínio em que o imóvel escolhido se localiza. Por ser uma região nobre da cidade, a Zona Sul conta com condomínios adequados para todas as necessidades, sendo alguns mais completos, contando com área de lazer, piscina e academia, e outros mais simples, sem elevador nem portaria 24h, o que reduz consideravelmente a taxa de condomínio.

Muitos imóveis na Zona Sul também contam com um recurso que ainda é muito importante para muitas pessoas: a garagem. Morar em um apartamento localizado em um condomínio que oferece vaga é um grande alívio para muitos, pois garante maior segurança. Por isso, não deixe de buscar um lugar que atenda a esse quesito, caso a família tenha um carro.

Para escolher qual imóvel comprar, é preciso analisar o que é importante para você e sua família e, então, restringir suas buscas a imóveis mais adequados à essas necessidades. Contar com o apoio de uma boa imobiliária que seja de sua confiança também é muito importante, pois se otimiza tempo e é uma garantia de que todos os imóveis que você visitará serão realmente adequados às suas possibilidades financeiras e necessidades.

Além disso, ter a ajuda de uma imobiliária também pode evitar que você caia em alguma pegadinha e tenha dores de cabeça no futuro com um imóvel cheio de problemas. Ter apoio de uma empresa com experiência na região de procura faz toda a diferença!

Nova Época espera ter te ajudado a entender o que você precisa considerar para escolher o bairro que mais combina com seu estilo de vida e perfil. Não deixe de visitar nosso site e fale conosco em caso de dúvidas!